Discurso durante a 185ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de voto de pesar a Isaac Ainhorn, secretário do planejamento municipal de Porto Alegre.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro de voto de pesar a Isaac Ainhorn, secretário do planejamento municipal de Porto Alegre.
Publicação
Publicação no DSF de 15/11/2006 - Página 34583
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, SECRETARIO MUNICIPAL, PLANEJAMENTO, MUNICIPIO, PORTO ALEGRE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ELOGIO, VIDA PUBLICA, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO, DEFESA, JUDAISMO, POPULAÇÃO, COMENTARIO, BIOGRAFIA.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Senadora Heloísa Helena, eu encaminhei à Mesa, tenho certeza de que em nome dos três Senadores do Rio Grande, um voto de pesar pela morte de Isaac Ainhorn, Secretário do Planejamento Municipal de Porto Alegre,.

Isaac Ainhorn, Srª Presidente, infelizmente, faleceu hoje pela manhã. Advogado e professor da Universidade Ritter dos Reis, estava em seu sexto mandato na Câmara Municipal de Porto Alegre. Sua primeira eleição, como suplente do PDT, foi em 1982 e presidiu o Legislativo em 1996. Atualmente, estava licenciado em função da doença. Isaac era casado com Landa Almeida Ainhorn e deixa três filhos. Seu corpo será velado a partir das 15 horas, no Plenário Otávio Rocha da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255 - 2º piso). O sepultamento está previsto para amanhã, quarta-feira, às 10 horas, no Cemitério Israelita de Porto Alegre.

Isaac era um lutador, um homem comprometido com as causas populares, um homem que esteve sempre à frente da luta contra os preconceitos. Ele lutou muito em defesa do povo judeu. Mas, em todos os eventos, Senadora Heloísa Helena, em que estavam judeus e palestinos, lá estava Isaac Ainhorn, do seu ponto de vista, buscando a igualdade, a liberdade e a justiça.

Faço este registro com muito carinho, porque me considerava amigo pessoal do Isaac.

Como disse na abertura, Senador Zambiasi, o requerimento é encaminhado em nome dos três Senadores.

O Senador Zambiasi, com certeza, também fará uma colocação, não simplesmente como uma saudação, mas registrando toda a solidariedade do povo gaúcho, de todos os homens e mulheres do Brasil e do mundo que têm a mesma luta: a luta pela paz, pela liberdade, pela igualdade e pela justiça.

Termino dizendo que o Isaac é daqueles homens que nunca morrem, porque as suas idéias estarão sempre junto de nós.

Obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/11/2006 - Página 34583