Discurso durante a 194ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Encaminhamento de requerimento de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Emílio Mudrey, Presidente da APAES do Estado do Paraná. Voto de felicitações à arquidiocese de Curitiba pela ordenação do Padre Wilson Czaia, Primeiro Padre Natisurdo daquele Estado.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de requerimento de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Emílio Mudrey, Presidente da APAES do Estado do Paraná. Voto de felicitações à arquidiocese de Curitiba pela ordenação do Padre Wilson Czaia, Primeiro Padre Natisurdo daquele Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2006 - Página 35762
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, LIDER, MOVIMENTAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE), ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, INCLUSÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, CRIAÇÃO, ENTIDADE, MAIORIA, MUNICIPIOS.
  • CONGRATULAÇÕES, DIOCESE, MUNICIPIO, CURITIBA (PR), ESTADO DO PARANA (PR), ORDENAÇÃO, SACERDOTE, SURDO, ELOGIO, LUTA, ABERTURA, INCLUSÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, ANEXAÇÃO, TEXTO, ANAIS DO SENADO.

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Pela Liderança do PT. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª. De fato, estou falando em nome da Liderança do PT, mas, certamente, os assuntos abordados refletem o sentimento que esta Casa, o Senado Federal, tem demonstrado ao longo dos meses e dos anos a favor da pessoa com deficiência.

Tratarei de dois assuntos. O primeiro refere-se a um requerimento de minha autoria, Sr. Presidente, para que o Senado Federal externe o voto de pesar para o Movimento Apaeano do Paraná, para a família e também para os amigos do Sr. Emílio Mudrey.

Emílio Mudrey, falecido na semana passada, segunda-feira, dia 20 de novembro, num acidente automobilístico, foi, no decorrer dos anos, uma das grandes lideranças do movimento das Apaes no Paraná e no Brasil. Foi presidente da Apae de Guarapuava durante vários anos, presidente também da Apae de Cascavel, um grande município do nosso Estado, e presidente da Federação das Apaes do Estado do Paraná.

O Estado do Paraná conta com 399 Municípios, dos quais cerca de 315 a 320 têm Apaes, e o presidente, Emílio Mudrey, nesse tempo todo, por mais de 30 anos, foi a pessoa que liderou, juntamente com outras pessoas, esse processo de criação das Apaes, de acompanhamento, de animação, de formação, de abertura de caminhos, de discussão com os órgãos públicos a respeito da cidadania da pessoa com deficiência. Por isso, a morte de Emílio Mudrey, ocorrida na semana passada, há dias, trouxe, sem dúvida alguma, um vazio importante para o movimento das Apaes no Paraná e também para o Movimento Apaeano no Brasil.

O que desejamos é que a figura dele, o exemplo, a caminhada que ele construiu em nosso Estado, em nosso País, sirvam de referência para tantas outras pessoas que estão também construindo um País e um Estado que sejam mais justos para todos, e nesse mais justo está o atendimento, a construção da cidadania, da educação, da saúde, do trabalho e da acessibilidade para a pessoa com deficiência.

Então, Sr. Presidente, passo esse requerimento de voto de pesar à Mesa e solicito que fique registrado um pequeno texto em homenagem ao Sr. Emílio Mudrey.

O segundo assunto também se refere a um requerimento, desta vez de felicitações à Arquidiocese de Curitiba, por intermédio do Arcebispo Dom Moacyr José Vitti e ao Padre Wilson Czaia, que foi ordenado ontem em Curitiba. É o primeiro padre natisurdo, ou seja, nascido surdo, a ser ordenado no Estado do Paraná. Por incrível que pareça, é o segundo padre surdo, somente o segundo padre natisurdo, nascido com surdez profunda, a ser ordenado no Brasil.

A primeira ordenação de um padre nascido com surdez profunda em nosso País aconteceu há cerca de 50 anos, no Estado de Minas Gerais.

Este também é um exemplo da luta da pessoa portadora de deficiência para ser incluída em todos os aspectos da sociedade.

É a luta de um padre, da comunidade surda. Ele já atuava como diácono antes da ordenação e também era atuante na Pastoral dos Surdos.

Quero dizer à comunidade surda do Brasil que esse é um exemplo bom, porque a pessoa lutou, trabalhou e se empenhou. Por meio desse exemplo de ordenação, também quero dizer para todas as pessoas surdas do Brasil que os caminhos têm que ser abertos. Existe a necessidade de luta, de garra, e o Senado Federal, por intermédio de todos os Partidos políticos, também tem-se empenhado para que os caminhos e oportunidades sejam abertos para todas as pessoas com deficiência.

Nesse sentido, Sr. Presidente, passo também este requerimento à Mesa, com o voto de felicitações e um pequeno texto para constar nos Anais da Casa a respeito da ordenação sacerdotal do Padre Wilson, o primeiro religioso do Paraná e o segundo do Brasil a ser ordenado padre, embora seja portador de surdez profunda.

O exemplo de Emílio Mudrey, Presidente das Apaes no Paraná, já falecido, abriu tantos caminhos em nosso Estado e em nosso País. Espero que a ordenação do Padre Wilson também abra caminhos para a inclusão da pessoa com deficiência e que realmente nos inspire a lutar pela construção da cidadania plena para todos em nosso País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FLÁVIO ARNS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Homenagem ao Amigo Emílio Mudrey;”

“Ordenação do Segundo Padre Surdo do Brasil.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2006 - Página 35762