Discurso durante a 197ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "No denso nevoeiro", da escritora Lya Luft, publicado na revista Veja, edição de 20 de setembro último.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro do artigo intitulado "No denso nevoeiro", da escritora Lya Luft, publicado na revista Veja, edição de 20 de setembro último.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2006 - Página 36432
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, FALTA, MORAL, ATUAÇÃO, INTELECTUAL, TENTATIVA, IMPOSIÇÃO, POPULAÇÃO, ACEITAÇÃO, SITUAÇÃO, BRASIL, NEGLIGENCIA, COMBATE, CORRUPÇÃO, NEPOTISMO, NECESSIDADE, RECUPERAÇÃO, ETICA, VALORIZAÇÃO, DEMOCRACIA, MELHORIA, SITUAÇÃO POLITICA, PAIS.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr Presidente, Srªs e Srs Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo da escritora Lya Luft, intitulado “No denso nevoeiro”, publicado pela revista Veja em sua edição de 20 de setembro do corrente.

Segundo o artigo o momento nacional nos dá a impressão aflitiva de estarmos envolvidos num denso nevoeiro, sem enxergar com clareza, por cima do atoleiro de perplexidade no qual vamos afundando e onde intelectuais de boa formação, pessoas com preparo suficiente para ser lúcidas, parecem cegas à realidade e querem nos convencer de que este país nunca esteve tão bem, apesar de todos os escândalos de desvio de dinheiro, tráfico de influencia, favorecimento de parentes e amigos e cinismo.

Ainda segundo a escritora, se o moralismo é detestável, a moralidade nos falta: é bom levar isso muito a serio, e tratar de recuperá-la, urgentemente, talvez com o voto mais lúcido dos nossos anos de democracia, pois o preço de sermos o alegre país da malandragem consentida poderá ser alto de mais.

Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

“No denso nevoeiro”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2006 - Página 36432