Discurso durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação a favor de que o PT tome uma providência imediata em relação aos suspeitos de corrupção.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Manifestação a favor de que o PT tome uma providência imediata em relação aos suspeitos de corrupção.
Publicação
Publicação no DSF de 24/11/2006 - Página 35334
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, PUNIÇÃO, SUSPEITO, IRREGULARIDADE, AUSENCIA, PROVA, PREJUIZO, VIDA PUBLICA, POLITICA, NECESSIDADE, PREVENÇÃO, INJUSTIÇA, DEFESA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REPRESSÃO, CORRUPÇÃO.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Somente para complementar uma informação, Sr. Presidente.

Senador José Jorge, tivemos vários episódios que culminaram com prisão de muitas pessoas ao longo desses anos, muitos episódios, e alguns deles se revelaram errados. Pessoas foram presas, apareceram na mídia nacional de maneira escorraçada. Depois foram inocentadas, mas não tiveram oportunidade de ter sua imagem recuperada.

Cito o caso do jornal O Estado de S. Paulo, que trata daquela questão de Santo André como se a polícia concluísse como o crime não sendo político. Temos que ter, nesta Casa, a clareza de separar uma coisa da outra. Temos um fato, a polícia prende uma pessoa ligada ao nosso Partido...

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE) - Mas foi V. Exª que pediu a expulsão dele! Foi V. Exª que disse que esse Sr. Juvenil...

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Vou chegar lá, Senador. Quero dizer, com toda segurança, a V. Exª que um fato dessa natureza...

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Sibá Machado...

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Vou concluir, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Sibá Machado, um instante. A Bandeira nos lembra a todos: “Ordem e Progresso”. E está escrito no Regimento Interno que não há apartes quando o orador está com a palavra pela ordem, por questão de ordem ou pelo art. 14. Então, conclua sua intervenção.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Só estou concluindo a informação, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Em seguida, como já anunciado, falará pela Liderança do PMDB, por cinco minutos, o Senador Ney Suassuna.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Quanto a esse fato que está na notícia de hoje, a minha posição pessoal é a de que o Partido tome uma providência imediata. Se culminar que essa pessoa é inocente, ela tem que voltar, mas é preciso dar uma resposta imediata para o fato, agora, e precisa.

O que estou defendendo aqui, Senador José Jorge, é que não podemos nos esquecer de que, muitas vezes, pessoas são injustamente declaradas culpadas e depois inocentadas. E essas pessoas não podem ir para a lata do lixo. Não estou defendendo o caso que ocorreu em Minas Gerais. Se for comprovada qualquer coisa, o nosso Partido tem a obrigação de imediatamente tomar uma postura. É isso que estou defendendo aqui, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/11/2006 - Página 35334