Discurso durante a 199ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resultado das negociações entre Brasil e a Bolívia, com a homologação dos contratos de gás pelo Presidente Evo Morales.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA. POLITICA EXTERNA.:
  • Resultado das negociações entre Brasil e a Bolívia, com a homologação dos contratos de gás pelo Presidente Evo Morales.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2006 - Página 37069
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DECLARAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), CONCLUSÃO, NEGOCIAÇÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, HOMOLOGAÇÃO, CONTRATO, GAS NATURAL, EMPRESA, ESPECIFICAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), REGISTRO, ORADOR, IMPORTANCIA, PARCERIA, BRASIL, DESENVOLVIMENTO, AMERICA LATINA.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um minuto!

Preciso fazer este registro porque ele se refere a um assunto que foi tratado durante todo este ano: a situação do gás da Bolívia, a política que o Presidente Evo Morales instituiu.

O Ministro Silas Rondeau vem a público apresentar o resultado das negociações. Segundo ele - que usa uma frase até muito interessante - “tivemos um final feliz nas negociações”.

Portanto, o Presidente Evo Morales arvorou o problema para si e acaba de homologar todos os contratos de gás com todas as empresas internacionais que atuam na Bolívia, especialmente com a nossa Petrobras.

Assim sendo, acreditamos que está encerrado de vez aquele episódio e que o Brasil e a Bolívia acabam de se dar as mãos para alcançar um desenvolvimento coletivo.

É esse o registro que eu queria fazer.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2006 - Página 37069