Discurso durante a 199ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Fecomércio, entidade sindical patronal, que há várias décadas contribui para o progresso do Estado de Minas, pela passagem dos 68 anos de sua criação. (como Líder)

Autor
Aelton Freitas (PL - Partido Liberal/MG)
Nome completo: Aelton José de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à Fecomércio, entidade sindical patronal, que há várias décadas contribui para o progresso do Estado de Minas, pela passagem dos 68 anos de sua criação. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2006 - Página 37071
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FEDERAÇÃO, COMERCIO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), CUMPRIMENTO, ASSOCIADO, REGISTRO, HISTORIA, CRIAÇÃO, ATUAÇÃO, ENTIDADE PATRONAL.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG. Pela Liderança do PL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, muito obrigado pela compreensão.

As palavras que aqui profiro hoje são de reverência. É com muita alegria que, dentro de minhas atribuições como representante de Minas Gerais nesta Casa, faço uso desta tribuna para homenagear publicamente uma entidade que, há várias décadas, contribui, de maneira inestimável, para o desenvolvimento econômico do meu Estado.

Isso porque, Sr. Presidente, ontem, dia 4 de dezembro de 2006, a Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio - MG) atingiu seu aniversário de 68 anos, razão pela qual envio meu cumprimento especial a todos os seus filiados, que acompanham a transmissão deste pronunciamento praticamente em toda Minas Gerais e ajudaram a construir o sucesso dessa entidade.

Fundada no longínquo ano de 1938 por sete sindicatos vinculados ao setor comercial, a Fecomércio surgiu justamente com o objetivo de fortalecer a representatividade do comércio mineiro. Trata-se, pois, de uma entidade sindical patronal, que se encontra interligada à Confederação Nacional do Comércio (CNC), sendo, inclusive, responsável pela organização e administração, em âmbito estadual, do Sesc e do Senac, instituições que tanto contribuem para a educação, qualificação profissional e bem-estar social das comunidades.

Em todo o Estado de Minas Gerais, o Senac oferece mais de 400 cursos para o aprimoramento dos trabalhadores do comércio, do serviço e do turismo, ajudando-os a preservar ou alcançar postos de trabalho.

Outro aspecto sinalizador da grandeza da história da Fecomércio de Minas Gerais é o perfil de seus comandantes. Convém lembrar, por exemplo, que seu primeiro Presidente foi o ex-Governador de Minas Gerais, José de Magalhães Pinto, tendo sido sucedido por outras grandes personalidades do Estado até chegar ao comando do atual Presidente, Dr. Renato Rossi, à frente dos trabalhos do sistema desde a década de 80 do último século.

A trajetória de crescimento contínuo, fruto da competência das diretorias da entidade, é evidenciada pelos números atuais. A Federação já conta com 42 sindicatos filiados ou conveniados, todos empenhados em assegurar condições para o pleno desenvolvimento das diversas categorias econômicas do comércio mineiro.

A Fecomércio mantém à disposição de seus filiados assessorias técnicas permanentes para auxílio em questões sindicais, trabalhistas, tributárias e fiscais, além de promover, na Capital e no interior de Minas, treinamentos periódicos em gestão empresarial para os profissionais do ramo.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, num momento em que o Brasil precisa mais do que nunca de geração acelerada de postos de trabalho para a sua gente, o papel desempenhado pela Fecomércio deve ser louvado. Ao qualificar o setor comercial por meio de ações que estimulam o crescimento empresarial e a qualificação profissional, a Federação, dessa forma, amplia oportunidades de trabalho para milhares e milhares de pessoas.

Como mineiro, tenho orgulho de ver frutificar em nossas terras, cada dia mais, uma experiência de representação sindical patronal capaz de aliar a busca pela modernização administrativa a demonstrações concretas de responsabilidade social. Minas Gerais deve, sem sombra de dúvida, parte significativa de sua pujança econômica à Fecomércio, razão pela qual encerro estas breves palavras de homenagem desejando votos de vida longa à entidade. Poucas instituições completam 68 anos com um legado tão rico e com tanto vigor.

Portanto, em especial diretores, funcionários e filiados da Fecomércio de Minas Gerais, recebam o nosso aplauso e o nosso reconhecimento.

Gostaria também de cumprimentar meu amigo Dalmir, de Goiás, que nos prestigia com a sua presença em plenário na tarde de hoje.

Muito obrigado, Sr. Presidente. Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2006 - Página 37071