Discurso durante a 200ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da eleição do Sr. Antônio Augusto Genelhu para a presidência da OAB no Espírito Santo.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. EXERCICIO PROFISSIONAL.:
  • Registro da eleição do Sr. Antônio Augusto Genelhu para a presidência da OAB no Espírito Santo.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2006 - Página 37286
Assunto
Outros > HOMENAGEM. EXERCICIO PROFISSIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, POSSE, ADVOGADO, PRESIDENCIA, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), SEÇÃO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), DETALHAMENTO, BIOGRAFIA, VIDA PUBLICA, COMENTARIO, PRETENSÃO, MANUTENÇÃO, DEFESA, DIREITOS, CIDADANIA.
  • ELOGIO, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ESCOLHA, PRESIDENTE, RESPEITO, ORDEM JURIDICA, DEMOCRACIA, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado a V. Exª, Sr. Presidente.

Sr. Presidente, registro hoje um fato relevante para o Estado do Espírito Santo: foi eleito presidente da seccional da OAB do nosso Estado o advogado Antônio Augusto Genelhu, natural de Colatina, bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Colatina e especialista em Processo Civil pela Faculdade de Direito de Vitória.

Advogado militante há 34 anos, Genelhu tem uma longa e expressiva trajetória profissional. Foi Conselheiro da OAB-ES no biênio 1983/1984 e presidiu a subseção da OAB de Colatina, em 1985/1986 e 1991/1992, além de coordenar o curso de prática forense da Faculdade de Direito de Colatina. Exerceu também a Presidência da Comissão de Estágio e de Exame da Ordem e a Diretoria da Escola Superior da Advocacia. Foi também Conselheiro Federal. Foi Procurador-Geral da Prefeitura de Colatina e Procurador concursado do Estado do Espírito Santo e Juiz do Tribunal Regional Eleitoral.

Antônio Genelhu já manifestou o propósito de dar continuidade ao trabalho marcante desenvolvido pela seccional capixaba, sob a gestão de Agesandro da Costa Pereira, de defesa das instituições e dos direitos da cidadania. Em momentos de grande importância para o Estado, a seccional da OAB soube agir decisivamente em favor do respeito à ordem jurídica e ao regime democrático, reivindicando a obediência a padrões éticos de conduta na administração pública.

Tenho certeza de que, tendo Antônio Augusto Genelhu à frente de sua diretoria, a OAB do Espírito Santo continuará a cumprir suas atribuições institucionais, como entidade dotada de exemplar coragem cívica.

Desta forma, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal e de acordo com as tradições da Casa, requeiro seja formulado voto de congratulações ao Sr. Antônio Augusto Genelhu por sua eleição como presidente da seccional capixaba.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2006 - Página 37286