Discurso durante a 205ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Balanço das atividades de S.Exa. no Senado, ao se despedir, em razão de sua eleição como Vice-Governador de Santa Catarina.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Balanço das atividades de S.Exa. no Senado, ao se despedir, em razão de sua eleição como Vice-Governador de Santa Catarina.
Aparteantes
Almeida Lima, Alvaro Dias, Eduardo Azeredo, Flexa Ribeiro, Garibaldi Alves Filho, Ney Suassuna, Paulo Paim, Romeu Tuma, Sibá Machado.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2006 - Página 38466
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DESPEDIDA, ORADOR, MANDATO PARLAMENTAR, SENADO, ANUNCIO, POSSE, MANDATO, VICE-GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).
  • DETALHAMENTO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, RELEVANCIA, DESENVOLVIMENTO, SETOR, TURISMO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO, SAUDE, AGRICULTURA, INFRAESTRUTURA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.
  • DETALHAMENTO, PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO, SENADO, DEFESA, SEGURANÇA, TRANSITO, GARANTIA, ACESSO, UNIVERSIDADE, APOIO, PRODUÇÃO AGROPECUARIA, TENTATIVA, ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, POPULAÇÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).
  • AGRADECIMENTO, APOIO, SENADO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), FUNCIONARIOS, GABINETE, CONTRIBUIÇÃO, EFICACIA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado,

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu iria fazer este pronunciamento na semana que vem, na terça-feira. No entanto, na terça-feira que vem, será feita a minha diplomação em Santa Catarina e, na quarta-feira, deveremos ter aqui o Ministro Mantega.

Agradeço ao Presidente ter me permitido fazer hoje o meu discurso de agradecimento. Falarei um pouco sobre o meu trabalho, sobre os quatro anos que estive nesta Casa.

As despedidas, quase sempre, nos deixam na alma um somatório de sentimentos. De um lado, a saudade que já sentimos antes mesmo da partida. Uma saudade que, de qualquer forma, será atenuada pela lembrança das amizades construídas, dos sonhos perseguidos, das lutas travadas, dos projetos que se transformaram em ações concretas. Também será atenuada, graças a Deus, pela satisfação do dever cumprido. De outro lado, a perspectiva de novos desafios, novas amizades, novos sonhos, novas lutas, novos projetos e compromissos a realizar.

Esse, Srªs e Srs. Senadores, amigas e amigos de cuja convivência desfrutei ao longo dos últimos quatro anos, é meu estado de espírito no momento. Dentro de alguns dias, deixarei esta Casa para exercer o honroso cargo de Vice-Governador do Estado de Santa Catarina, ao qual fui designado pela soberana vontade do povo catarinense.

Aqui cheguei, Sr. Presidente, com o respaldo de quase um milhão de votos, depois de cumprir extensa trajetória política.

Aqui cheguei depois de ter sido Vereador e três vezes Prefeito do Município de Balneário Camboriú, além de Deputado Federal pelo Estado de Santa Catarina.

Aqui cheguei para empunhar as bandeiras que sempre empunhara em minha vida pública: a veemente defesa do setor turístico, setor de primordial importância para o desenvolvimento econômico, e a reivindicação de prioridade para os investimentos em educação, saúde, agricultura, infra-estrutura, mas sempre com o objetivo de buscar melhor qualidade de vida para o povo brasileiro. Defendemos inúmeros temas, e todos eles para buscar o melhor para nossa sociedade.

Aqui cheguei, acima de tudo, para defender os legítimos interesses da população do meu Estado, a quem agradeço a confiança em mim depositada em 2002, quando me elegeram Senador da República, função que me engrandeceu não só politicamente, mas como ser humano.

Tive a honra de interagir com pessoas experientes, e aprendemos muito uns com os outros, abraçados pela estrutura fantástica que o Senado Federal possui.

Hoje, Srªs e Srs. Senadores, decorridos quatro anos de meu mandato, tenho a consciência tranqüila dos que se atiraram com ardor à luta por seus ideais.

Em termos meramente numéricos, constato que minha atividade legislativa no campo das proposições resultou na apresentação de cinqüenta Requerimentos, dezoito Projetos de Lei do Senado, três Projetos de Resolução do Senado e uma Proposta de Emenda à Constituição.

Orgulho-me em especial de, já em minhas primeiras intervenções, ter visto aprovada a iniciativa de criação da Subcomissão de Turismo do Senado Federal da qual fui Presidente. Orgulho-me ainda de ter apresentado, em 2004, Projeto de Resolução que criava a Comissão Parlamentar de Turismo no âmbito do Senado Federal, uma proposta que se tornou realidade em 2005, com a instalação da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. As duas instâncias, subcomissão e comissão, contribuíram decisivamente para ampliar, de forma gradativa, os orçamentos nacionais e estaduais dedicados ao setor turístico.

Também quero deixar registrado nesta Casa que meu primeiro pronunciamento foi feito para conclamar o Governo Federal a olhar com carinho o Estado de Santa Catarina e começar a duplicação da segunda etapa da BR-101 no sul do nosso País - por sinal, a obra está sendo realizada.

Por falar em Comissão, lembro um fato bastante conhecido de todos nós, Senadoras e Senadores, mas nem sempre percebido pela opinião pública: grande parte de nosso tempo é dedicada ao bom andamento do processo legislativo. Uma atividade sem grandes alardes, um trabalho quase de formiguinha, mas essencial ao destino do País.

Nesse sentido, participei, como titular ou suplente, das seguintes Comissões da Casa: Comissão de Assuntos Econômicos; Comissão de Assuntos Sociais; Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; Comissão de Educação; Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional; Comissão de Infra-Estrutura; Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo; Comissão de Agricultura e Reforma Agrária; Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Participei também das Subcomissões do Fome Zero, de Cinema, Comunicação e Informática e integrei o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Dediquei especial atenção ainda ao trabalho nas Frentes Parlamentares, como a municipalista, a de apoio à agropecuária e aquelas em defesa do trânsito seguro e da universidade pública e gratuita. E tive a honra de representar o Brasil no Parlamento do Mercosul. 

Mais que tudo, porém, e disso dão testemunho as Srªs e os Srs. Senadores, procurei fazer desta tribuna um palco permanente de atuação parlamentar.

Daqui, Sr. Presidente, destas duas tribunas fiz 595 pronunciamentos - quase seis centenas! Daqui defendi brasileiros, e principalmente catarinenses, que tinham seus direitos ameaçados e buscavam uma maneira de ser ouvidos. Daqui censurei, com lealdade, mas também com a firmeza que se espera de um integrante da Oposição, iniciativas do Governo Federal que se opunham aos interesses da sociedade. No entanto, não hesitei em apoiar projetos do Governo quando entendi serem bons para o nosso País. Daqui, enfim, batalhei pelas causas que considerava justas, prestei as homenagens que julgava merecidas, critiquei as ações que sentia equivocadas.

Desse embate, dessa troca incessante de impressões, conceitos, experiências e convicções, estou certo de que sentirei uma particular saudade. Mas se deixo, com o coração partido, uma condição tão gratificante, tão enriquecedora, é porque tenho à frente um desafio igualmente instigante.

Um desafio, Srªs e Srs. Senadores, ao qual fui chamado pelos mais de 1 milhão 685 mil eleitores que levaram à vitória a chapa encabeçada pelo Governador Luiz Henrique da Silveira, da qual participei como candidato a Vice-Governador.

A esse chamamento, sem qualquer sombra de dúvida, não me posso furtar. Nos próximos quatro anos, o Governador Luiz Henrique e eu temos um trabalho grandioso a executar, um trabalho a que dedicaremos as nossas melhores intenções e os nossos maiores esforços.

É por isso, tão-somente por isso, que deixo esta Casa, não sem antes agradecer aos meus Pares, as Srªs e os Srs. Senadores, o convívio que me proporcionaram, as lições que me transmitiram, o apreço que me dedicaram e, principalmente, a colaboração que recebi.

Quero, no entanto, agradecer em especial ao meu Partido, ao PSDB, e a todos os companheiros nas pessoas do meu sempre Líder Arthur Virgílio e no meu Presidente Nacional do PSDB, Tasso Jereissati. Ao citar esses dois grandes companheiros, cito toda a “nação tucana”, em especial os Senadores que compõem essa grandiosa bancada. Agradeço também a valiosa colaboração prestada pelos servidores do Senado Federal, em especial às comissões técnicas, à assessoria legislativa, na elaboração de projetos de lei, na elaboração de estudos pareceres e pronunciamentos.

Não poderia deixar de agradecer, de forma especial, aos funcionários e assessores que passaram e que permaneceram em meu gabinete, sempre eficientes e prestativos no desempenho de suas funções.

Em meu lugar assume, aqui no Senado Federal, o ex-Deputado Federal Neuto de Conto, que foi o Relator do Plano Real no Governo Fernando Henrique Cardoso.

Finalizando, quero agradecer - e este agradecimento é do fundo do coração - a Deus, que me deu coragem e lucidez, à minha família que sempre esteve ao meu lado, principalmente no momento da decisão entre ficar no Senado ou ser Vice-Governador e também ao generoso povo de Santa Catarina, pela confiança depositada neste homem público que tem como seu maior trunfo o amor incondicional ao Estado da santa e bela Catarina.

Permita-me, Sr. Presidente, dar apenas alguns apartes e não poderia deixar de fazê-lo, porque todos que aqui estão sempre foram, assim como V. Exª, gentis e sempre colaboraram com o meu trabalho.

O Sr. Eduardo Azeredo (PSDB - MG) - Permite V. Exª um aparte?

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Quero, primeiro, dar o aparte ao Senador Eduardo Azeredo, ex-Governador de Minas Gerais e também ex-Presidente do nosso PSDB.

O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) - Senador Leonel Pavan, é evidente que toda a Casa sentirá a sua ausência. V. Exª sempre foi um combatente, um bom combatente. No entanto, como todos querem apartear V. Exª, gostaria de pedir às Srªs e aos Srs. Senadores que fossem breves. Nesse sentido, informo que vou cronometrar o tempo dos apartes. Peço, por gentileza, que V. Exªs obedeçam o tempo.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Certo.

O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) - Tenho impressão que os Senadores Romeu Tuma, Garibaldi Alves Filho, Eduardo Azeredo, Almeida Lima, Sibá Machado, enfim, todos que estão têm interesse em aparteá-lo. Assim, penso que dois minutos seriam suficientes. Todos concordam?

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Ótimo.

O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) - Então, vou cronometrar dois minutos para cada um dos Srs. Senadores, cumprindo, inclusive, o Regimento da Casa. Portanto, a partir deste momento, V. Exª vai concedendo e eu vou cronometrando. Por gentileza, tem a palavra V. Exª, Senador Eduardo Azeredo.

O Sr. Eduardo Azeredo (PSDB - MG) - Sr. Presidente, vou precisar até menos de dois minutos, porque tenho sido sempre econômico nas minhas intervenções. Quero ser bem objetivo para saudar o Senador Leonel Pavan e dar o meu testemunho, aqui, do seu trabalho: nas comissões, no plenário e seu trabalho solidário na Bancada do PSDB. É importante a menção que V. Exª faz ao Partido, pois precisamos ter partidos fortes no Brasil; não podemos continuar tendo partidos que são, na verdade, operacionais apenas em época de eleição, pessoas que trocam de partido com muita freqüência. Então, essa sua menção é de relevância aqui. Também quero dizer que a sua presença sempre foi muito solidária na nossa Bancada, como também na Executiva do Partido. Mas é evidente que V. Exª vai continuar a participar desses fóruns. No entanto, como Vice-Governador de Santa Catarina, terá novas funções, novas missões. A questão, por exemplo, da duplicação da BR-101, lembro-me bem quantas vezes o vi ocupar essa tribuna para defender obras nessa estrada, que é fundamental e que precisa realmente de ação do Governo Federal, como todas as obras rodoviárias no País que carecem de ação efetiva do Governo, o que não tem acontecido. Mas vamos lamentar muito a sua ausência, vamos lamentar especialmente por sua presença jovial, sua presença sempre bem humorada, de uma pessoa que soube cativar a todos com amizade, com presença de espírito e com trabalho. Seja muito feliz na sua missão em Santa Catarina e volte sempre aqui, pois estaremos esperando-o nos próximos quatro anos.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Obrigado, Senador Eduardo Azeredo.

Eu só gostaria de registrar a presença, aqui, do Deputado Federal Ivan Ranzolin, de Santa Catarina. Obrigado pela presença.

Concedo um aparte ao Senador Flexa Ribeiro e, depois, ao Senador Almeida Lima.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Nobre Senador Leonel Pavan, V. Exª faz hoje discurso de despedida, por iniciativa sua e pela vontade do povo de Santa Catarina, do mandato de Senador da República. Sr. Presidente, V. Exª concedeu dois minutos a cada uma das Srªs e dos Srªs Senadores. Mas dois minutos é bastante insuficiente para poder dizer tudo aquilo que V. Exª fez pelo Brasil e por Santa Catarina nesses quatro anos de mandato. V. Exª não está se despedindo, está dizendo um até breve, com certeza absoluta, porque o seu caminho abençoado por Deus é sempre crescente nos postos, nas funções e na responsabilidade que o povo de Santa Catarina lhe outorgou.

Ao longo desses quatro anos, o mandato de V. Exª foi profícuo e, pela sua determinação e sua competência, trouxe benefícios para o Brasil e, em especial, para sua querida Santa Catarina. Ficam aqui seus amigos na torcida e na certeza de que, como Vice-Governador e futuro Governador de Santa Catarina, V. Exª continuará trabalhando pelo nosso País e por Santa Catarina. Ficaremos à disposição do seu Estado para que possamos, com certeza absoluta, continuar usufruindo dessa amizade fraterna que V. Exª conquistou de todos nós. Certamente, o Senado sentirá a sua ausência, mas estaremos sempre juntos na defesa dos interesses do nosso País.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Obrigado, Senador Flexa Ribeiro, pela sua amizade.

Ouço com prazer o Senador Almeida Lima.

O Sr. Almeida Lima (PMDB - SE) - Meu querido Senador Leonel Pavan, entre tantos defeitos que tenho, lamentavelmente, um é incorrigível. Tento-me corrigir, mas não há jeito. Esse defeito é não saber e, vez por outra, também não gostar de elogiar. É um defeito. Minha família reclama muito, e sinto que realmente estou errado. No entanto, se tivesse conhecimento de que hoje V. Exª usaria a tribuna para se despedir, teria esmerado-me um pouco no gabinete para trazer-lhe uma palavra escrita. No momento mais difícil que este seu colega passou no Senado Federal, tive solidariedade de poucos, muito poucos. Mas entre esses poucos, V. Exª esteve presente. Coincidentemente, sempre trago este documento na minha pasta, para uma oportunidade como esta. Não me esqueço destas palavras de V. Exª, que estão publicadas num boletim nosso:

Quero apenas cumprimentá-lo e, da mesma forma, trazer aqui o meu apoio, a minha solidariedade ao querido Senador Almeida Lima, homem de coragem, que não se intimidou diante das ameaças expressas nas falas de alguns Senadores. Hoje, o Senador Almeida Lima trouxe documentos e comprovou definitivamente que tudo o que está aí realmente é verídico. O Governo, em vez de criticá-lo por trazer ao plenário os documentos, deveria apoiá-lo e buscar os documentos para, se possível, mostrar a inocência do Governo. Contudo, tenta desviar o foco da discussão acusando quem quer mostrar a verdade para a população brasileira. Essas foram palavras de V. Exª. Para mim, isso é o suficiente para pedir-lhe permissão para chamá-lo de irmão Leonel Pavan. Com certeza V. Exª foi...

(Interrupção do som.)

O Sr. Almeida Lima (PMDB - SE) - Parabéns, V. Exª não está se despedindo, V. Exª vai continuar no convívio de todos nós. Muito obrigado.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Obrigado, Senador Almeida Lima. Ratifico as palavras. Ratifico, V. Exª merece.

Concedo um aparte ao nobre Senador Sibá Machado.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Senador Leonel Pavan, falo pela Liderança da minha Bancada, o PT, nesta Casa, em primeiro lugar, para dizer que elogio muito a inteligência dos quadros partidários. V. Exª tem conhecimento profundo das relações entre o Partido dos Trabalhadores e o PSDB durante boa parte da década de 1990 até o presente momento. Havia um embate, que alguns até imaginavam que poderia caminhar para uma polarização no Brasil. Discordo da polarização, porque vejo um crescimento substancial do equilíbrio da democracia brasileira e o crescimento de muitos outros partidos políticos. Durante oito anos, o PSDB governou o Brasil e liderou o processo político, e nós lideramos a Oposição. De lá para cá, estamos na iminência de viver oito anos liderados pelo Partido dos Trabalhadores, e o PSDB é o Lider da Oposição. Temos, então, aquilo que aprendi muito rápido na Academia: a tese, a antítese e a síntese. Portanto, por mais que tenhamos divergências, do ponto de vista do País e da política, fica a admiração da inteligência de quem a expressa. Queremos a harmonia do pensamento e também a expressão de quem luta pelos seus propósitos. V. Exª cumpriu isso muito bem e, com certeza, o Senado perde mais um brilhante Senador - como disse o Senador Flexa Ribeiro - por um breve tempo. V. Exª desenvolverá uma nova tarefa e uma nova missão no seu Estado. Parabéns! Fica aqui um abraço de nossa Bancada a V. Exª.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Obrigado, Senador Sibá Machado.

Concedo um aparte ao Senador Alvaro Dias e, a seguir, aos Senadores Romeu Tuma, Ney Suassuna, Garibaldi Alves Filho e Paulo Paim.

O Sr. Alvaro Dias (PSDB - PR) - Senador Leonel Pavan, felizmente não é uma despedida, porque V. Exª estará convivendo conosco, participando ativamente de toda a luta política necessária para promover transformações em nosso País. Mas, de qualquer maneira, há um pouco de tristeza em função da ausência, uma vez que aqui, todos os dias, em todas as semanas, V. Exª era um amigo de bem com a vida, trazendo muita alegria, entusiasmo, demonstrando todo o seu apreço pelo mandato que exerce e seu respeito pelo povo de Santa Catarina. Sabemos que V. Exª vai oferecer toda a sua experiência de gestor público, de grande administrador que comprovadamente é, uma vez que foi o maior Prefeito da história de Camboriú. E essa experiência administrativa será, sem dúvida, fundamental para o desempenho do Governador Luiz Henrique. Santa Catarina e o povo catarinense ganharão muito com isso certamente. V. Exª está-se preparando para assumir o Governo daquele Estado brevemente e, com certeza, o fará para a felicidade de toda a nação catarinense. Nossos aplausos a V. Exª pelo mandato exercido aqui e também pelo futuro mandato que exercerá com o mesmo brilho de sempre no Governo de Santa Catarina.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Obrigado, Senador Alvaro Dias.

Concedo um aparte ao Senador Romeu Tuma.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Meu querido Senador Leonel Pavan, existem algumas empatias que nascem no primeiro encontro - nada de namorado -, apenas em relação à questão afetiva pessoal e à admiração. V. Exª chegou aqui, e criamos uma amizade, que, como V. Exª mesmo disse, temos de agradecer a Deus. Se fizéssemos uma votação, provavelmente V. Exª seria o mister simpatia desta Casa, por essa alegria e sorriso permanente. V. Exª não é agressivo, não entra em disputa na qual possa ofender seu companheiro, defende com garra todos os seus princípios e seus projetos. Então, é uma pessoa que realmente os nossos ouvidos sentirão falta. A nossa alma e o nosso coração o acompanharão. E quando sentirmos saudades, Camboriú vai nos ter como visita. O Senador Alvaro Dias disse claramente que V. Exª se prepara para assumir o Governo. Já me assustei com o Governador - não é para S. Exª sair, mas se V. Exª assumir será bom para os catarinenses. Boa sorte, que Deus o acompanhe e que lhe dê toda a sorte. Não quero ultrapassar os dois minutos a que nos comprometemos com o Sr. Presidente. Um abraço para V. Exª.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Obrigado, Senador Romeu Tuma.

Concedo um aparte ao Senador Ney Suassuna.

O Sr. Ney Suassuna (PMDB - PB) - Meu caro amigo, Senador Leonel Pavan, embora estivéssemos em lados diferentes quanto à divisão política, nunca deixamos de nos tratar com muita respeitabilidade, com muito afeto. E V. Exª passou a ser um amigo entre os amigos que tenho nesta Casa. E sempre com essa afabilidade, sempre com esse elã, com esse sangue guerreiro, mas sempre defendendo os pontos de vista sem fazer ofensa aos opositores. O Senado sentirá sua falta, não tenha dúvida. Sei que isso não é um adeus, é um até logo. Sei que V. Exª estará sempre aqui conversando conosco sobre os problemas de Santa Catarina. Também estarei, provavelmente, por algum tempo fora, mas sei que o Senado da República perde um elemento importante. Santa Catarina ganha mais dedicação. Deixo o meu abraço. O PMDB, Partido que lidero no Senado da República, tem por V. Exª alto apreço pelo comportamento, pelo modo de agir de V. Exª, sempre com muita lisura, durante o tempo em que aqui convivemos.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Obrigado, Senador Ney Suassuna.

Concedo um aparte, com muita alegria, ao Senador Paulo Paim, do nosso Rio Grande do Sul.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador Leonel Pavan, cumprimento V. Exª pelo brilhantismo do pronunciamento de hoje e de sempre. Percebi a sua emoção ao fazer esta breve despedida da Casa. Tenho muito orgulho de ter sido relator de inúmeros projetos de V. Exª, todos aprovados, e V. Exª foi relator de projetos de minha autoria, e todos aprovados. V. Exª fez uma oposição aqui firme, dura, mas sempre respeitosa, inclusive dizendo da tribuna: “esse projeto voto a favor, esse voto contra”, defendendo, na sua convicção, a qual respeito muito, o interesse do povo brasileiro. Parlamentares como V. Exª são orgulho para o País. V. Exª, com certeza, também fará um brilhante trabalho no governo de Santa Catarina. Senador, pode ter certeza de que o Governador Luiz Henrique soube escolher e povo de Santa Catarina também. Parabéns a V. Exª.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Obrigado, Senador Paulo Paim.

Concedo um aparte, com muita alegria, ao Senador Garibaldi Alves Filho, nosso amigo.

O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Senador Leonel Pavan, quero dizer, juntamente com todos os colegas que aqui já falaram, da estima, do apreço e da admiração que temos por V. Exª. Eu destaco como uma grande qualidade de V. Exª o ardor, o entusiasmo com que sempre defendeu os pleitos de seu Estado, Santa Catarina, e a maneira como combateu os acontecimentos que considerou errados e injustos em nosso País. Foi um oposicionista bravo, mas sem fazer uma oposição sistemática. V. Exª, agora, voltando ao Executivo - digo voltando porque V. Exª já foi Prefeito de Camboriú por três vezes -, fique certo de que é um homem público testado, tanto no Executivo, como no Legislativo. Era isso o que eu queria dizer a V. Exª na hora em que se despede do Senado Federal.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Agradeço a todos os Senadores, em especial ao nosso Presidente, Senador João Alberto Souza, pela atenção dispensada a este pronunciamento e por ter permitido que os colegas pudessem também fazer apartes.

Muito obrigado ao Dr. Carreiro, à comissão técnica e a todos que assessoram os Senadores.

Obrigado. Um abraço.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2006 - Página 38466