Pronunciamento de Augusto Botelho em 14/12/2006
Discurso durante a 206ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Justifica sua decisão de desfiliação do PDT e filiação ao PT.
- Autor
- Augusto Botelho (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
- Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- Justifica sua decisão de desfiliação do PDT e filiação ao PT.
- Aparteantes
- Delcídio do Amaral, Heráclito Fortes, José Jorge, Sibá Machado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/12/2006 - Página 38894
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- ANUNCIO, FILIAÇÃO, ORADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), EFICACIA, LUTA, INTERESSE, POPULAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), APOIO, MODELO, POLITICA SOCIAL, GOVERNO FEDERAL.
- REGISTRO, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, SAUDE, EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, FORNECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, ESTADO DE RORAIMA (RR), NECESSIDADE, EMPENHO, GOVERNO FEDERAL, SOLUÇÃO, PROBLEMA.
O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Obrigado.
Sr. Presidente Senador Efraim Morais, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna no dia de hoje, para anunciar a minha filiação ao Partido dos Trabalhadores, ocorrida ontem.
Quero destacar a calorosa acolhida recebida, sobremodo dos operantes Senadores e Senadoras do PT que militam nesta Casa. O tratamento a mim dispensado pelos membros do PT no Senado sempre foi pautado pela cordialidade e pelo respeito incondicional, como também o tratamento a mim dispensado por todos os Srs. Parlamentares nesta Casa.
Depois de quatro anos nas fileiras do PDT, Partido pelo qual continuarei nutrindo o mais profundo sentimento de respeito e gratidão, decidi mudar de sigla. O móvel dessa mudança que fiz - e isso precisa ser frisado - não se finca no meu interesse pessoal, mas sim deita raízes na identificação que nutro pelas políticas públicas do PT e do Governo Federal.
Por essa razão, pretendo engrossar as fileiras na elaboração dessas políticas públicas, fazendo com que elas sejam dinamizadas e concretizadas com mais proficiência no meu Estado, Roraima. Está aí! O que pretendo é que as políticas públicas do Presidente Lula sejam incrementadas no meu Estado, que, como se sabe, ainda carece de maior atenção dos poderes públicos.
Sr. Presidente Efraim Morais, como é do conhecimento de todos, Roraima ostenta acanhados índices em áreas de crucial importância como a da saúde, educação, infra-estrutura de transporte e a distribuição de energia, entre outras. É um Estado que ainda necessita de vigorosa contribuição do Governo Federal para poder caminhar por suas próprias pernas. Só para se ter uma idéia, o Produto Interno Bruto de Roraima é 0,1% do PIB nacional e 2,2% do PIB da Região Norte.
Além de contribuir para a governabilidade, o meu objetivo, agora integrando o PT, será o de lutar para solucionar os diversos problemas que hoje afligem o Estado de Roraima. Para tanto, entendo fundamental buscar o diálogo com os dirigentes dos diferentes setores da sociedade roraimense e com outras legendas partidárias na busca de soluções concretas para o meu Estado. São essas soluções concretas que, durante o restante do meu mandato, pretendo operacionalizar. Pretendo, com não menos empenho, catalisar a vontade do povo de Roraima e transformá-las em ações do Governo, visando à solução dos principais gargalos sócio-econômicos que acometem o meu Estado.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como se os índices nas áreas da saúde, da educação, da infra-estrutura, da habitação não fossem o bastante, o Estado de Roraima ainda padece de gravíssimos problemas associados à posse da terra e ao meio ambiente.
Como Estado integrante da Amazônia, Roraima enfrenta problemas típicos da Região, como os ligados ao desenvolvimento sustentado.
Encontrar um meio-termo entre, por um lado, a preservação ambiental e a preservação da cultura indígena e, por outro, o desenvolvimento econômico, parece ser o grande desafio da região. Por isso, buscaremos, em conjunto com o Governo Federal, encontrar soluções endereçadas ao encontro de vias alternativas de desenvolvimento, isso tudo com base no diálogo e no encaminhamento de soluções visando o bem-estar do povo de Roraima.
De mais a mais, localizado na fronteira, vivencia o Estado de Roraima um clima de insegurança, na medida em que crimes como o tráfico de armas e de drogas, biopirataria passam a fazer parte da sua rotina. É fundamental um combate efetivo a estas práticas pela atuação conjugada do exército e da polícia federal. Nada obstante a brilhante contribuição dessas eminentes instituições, é necessário mais recurso para fazer frente a essas práticas criminosas. Por isso, buscarei a real integração do Estado com as políticas de segurança pública do Governo Federal.
Apesar das grandes dificuldades vivenciadas por Roraima, o Estado apresenta pontos positivos que não podem ser desprezados, pelo contrário, deve haver um incremento de ações e políticas orientadas para o desenvolvimento de suas potencialidades.
O Estado faz fronteira com a Guiana e a Venezuela, recentemente incorporada ao Mercosul. Pela sua localização geográfica, Roraima tornar-se-á um importante Estado exportador de produtos e serviços para a Venezuela, assim como será a porta de entrada de produtos daquele país.
O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Permite-me V. Exª um aparte?
O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR) - Ouço V. Exª
O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Senador Augusto Botelho, quero louvar V. Exª por estar hoje iniciando um novo ciclo de convivência partidária. Evidentemente que motivos de sobra V. Exª os deve ter. E louvo o PT que, num momento de crise, tem o privilégio de contar com um homem como V. Exª nos seus quadros, dentro desse espírito de renovação pelo qual o PT passa. Se alguma coisa tiver que lamentar, Senador Sibá Machado, primeiro, foi o lapso de V. Exª de não ter colocado ainda uma estrela no peito do Senador Augusto Botelho - cairia-lhe muito bem. Como a estrela está fora de moda, evidentemente que justifico. A segunda é a ausência quase maciça dos seus colegas, que deveriam estar aqui se ufanando da conquista de V. Exª numa região do Brasil onde o Partido é tão pobre e tem, talvez, simbolicamente, a pior derrota que sofreu no País. Mas não consigo, Senador Augusto Botelho, tirar de mim o espírito da curiosidade e queria saber: V. Exª, dentro das várias tendências internas do Partido, vai militar no campo majoritário, na articulação de esquerda ou na democracia socialista? Qual vai ser o grupo de V. Exª? Porque sem grupo, no PT, ninguém sobrevive. O Deputado Walter Pinheiro já está querendo que V. Exª adira ao bloco dele. Cuidado! Não se junte aos radicais demais, nem aos aloprados.
Seja do PT sereno, que V. Exª vai dar uma lição de moral nessa gente que não soube usar, de maneira positiva para o País, o poder que teve durante quatro anos e que agora lhe foi novamente dado por mais um crédito de confiança dos brasileiros.
O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Senador Heráclito.
O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Parabenizo V. Exª. Mas, se V. Exª puder me responder qual é a sua ala, eu ficaria muito satisfeito.
O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Eu queria fazer um apelo aos Srs. Senadores. Há ainda um orador para usar da palavra, o Senador Teotonio Vilela Filho, que pretende também se despedir desta Casa, porque assumirá o Governo do Estado das Alagoas. Eu pediria a compreensão dos Srs. Senadores, porque os Exmºs. Srs. Deputados Federais já começam a chegar a esta Casa para iniciarmos a sessão do Congresso. Então, pediria a V. Exª a síntese possível dos apartes.
V. Exª tem a palavra, Senador Augusto Botelho.
O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR) - Sr. Presidente, vou continuar dando os apartes.
Mas, ontem, Senador Heráclito Fortes, estiveram bastantes companheiros aqui. Ontem é que eu deveria ter feito o discurso, mas não deu tempo e hoje está meio apertado também.
O Sr. José Jorge (PFL - PE) - V. Exª me permite?
O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR) - Pois não, Senador.
O Sr. José Jorge (PFL - PE) - Meu caro amigo, Senador Augusto Botelho, eu gostaria de dizer que V. Exª fez a sua escolha partidária, nós respeitamos. Evidentemente nós somos adversários do PT aqui, mas respeitamos sua escolha. Durante todos esses quatro anos em que está aqui, nós fomos testemunhas da ponderação que V. Exª agiu aqui nas votações, nos discursos.
Então, acho que, em vez de se associar a uma dessas tendências que o Senador Heráclito sugeriu, V. Exª podia se associar à Liderança do Senador Delcídio Amaral, porque é um Senador do PT, mas é um jovem tranqüilo e ponderado, como V. Exª. Acho que, se a sua Líder, Senadora Ideli, não veio aqui para receber o discurso de V. Exª, o Senador Delcídio veio. Então, V. Exª, juntamente com S. Exª, poderão formar uma nova base aqui no PT, para que possamos ter um diálogo maior na aprovação dos projetos aqui na Casa. Meus parabéns a V. Exª.
O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR) - Muito obrigado, Senador.
Passo a palavra ao Senador Delcídio Amaral.
O Sr. Delcídio Amaral (Bloco/PT - MS) - Meu caro Senador Augusto Botelho, Senador por Roraima, Senador que admiro muito, uma pessoa que tem uma história bonita no Estado de Roraima, médico, um homem decente, um homem de bem...
O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR) - Muito obrigado.
O Sr. Delcídio Amaral (Bloco/PT - MS) - ...respeitado pelo seu povo. É uma alegria muito grande recebê-lo no Partido dos Trabalhadores. V. Exª, nesses três, quase quatro anos que convivemos, sempre demonstrou bom senso, equilíbrio e espírito público. Acho que essa fase que enfrentamos, como foi dito aqui, foi difícil para o Partido nesse primeiro mandato do Governo do Presidente Lula. É uma grande vitória para o Partido dos Trabalhadores tê-lo no Partido. Por isso, quero desejar a V. Exª todo o sucesso do mundo. Que Deus o ilumine e o abençoe! Que V. Exª continue sendo essa referência para o seu Estado, para o seu povo e para todos nós, seus companheiros aqui no Senado Federal. Que Deus o abençoe e o ilumine sempre. E conte conosco, porque nós temos uma grande admiração e um grande orgulho por tê-lo no Partido dos Trabalhadores.
O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR) - Muito obrigado, Senador.
Com a palavra o Senador Sibá Machado.
O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - O último a apartear V. Exª, solicitamos que V. Exª conclua.
O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Em primeiro lugar, quero dizer que V. Exª, ao vir para o PT, sai de um dos Partidos que também tem entre nós o mais sincero respeito. O PDT, juntamente com o PT, PMDB, PTB, nascemos da reabertura política, do Governo do General João Batista Figueiredo, a partir daí trilhamos um caminho pela redemocratização do País. Trabalhamos sobre o Colégio Eleitoral, trabalhamos sobre as Diretas Já, trabalhamos na Assembléia Nacional Constituinte em 1988, convivemos com os embates do que foi o Impeachment do Governo Collor, depois os embates sobre os auspícios do Governo do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso. Agora, temos a experiência de conviver com um Governo nascido dessa experiência de luta, do movimento sindical brasileiro dos anos 70, da experiência dos conflitos com a Ditadura Militar, e assim por diante. Então, V. Exª sabe que está saindo de um Partido que tem o respeito histórico nacional para um outro em que também acredito muito, que é meu Partido, o Partido dos Trabalhadores, agora nosso Partido. Falo aqui em nome da nossa Bancada. Na presença do nosso Presidente Nacional, Ministro Marco Aurélio Garcia, na filiação de V. Exª, foi depositado o sentimento de todos nós pela sua vinda, a contribuição do Estado de Roraima, a contribuição de V. Exª, que ostenta um mandato de Senador da República por aquele Estado.
Estando conosco, juntamente com a filiação da Deputada eleita Ângela, coloca de fato e de direito uma bandeira, crava uma bandeira do Partido dos Trabalhadores naquele Estado. Sei que V. Exª é um militante das causas sociais, uma delas a questão indígena, trabalha ativamente pela questão do respeito aos direitos indígenas, uma das bandeiras que defendo há muito tempo. Então, que V. Exª receba aqui um abraço de todos nós do Partido dos Trabalhadores com seus mais de oitocentos mil filiados. E, mais do que isso, um abraço do nosso Governo, do Governo do Presidente Lula e da nossa Bancada aqui no Congresso Nacional. Portanto, seja bem-vindo, Senador Augusto Botelho. Que possamos, daqui para frente, lado a lado, continuar construindo os grandes propósitos em que sempre trabalhamos juntos e, é claro, esses propósitos que V. Exª traz no seu sangue, no seu DNA, na sua convicção de luta social. Parabéns! Seja bem-vindo.
O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR) - Muito obrigado, Senador.
Gostaria de finalizar este pronunciamento, agradecendo aos estimados Colegas do PDT, o Senador Jefferson Péres, o Senador Osmar Dias e o Senador Cristovam Buarque. Com eles muito aprendi, como pessoa e como Parlamentar, assim como aprendi e continuarei aprendendo com todos os meus Pares, Srªs e Srs. Senadores, aqui neste Senado nos próximos quatro anos.
Aos meus estimados Colegas do PT deixo registrado o meu incondicional compromisso de ajudar a Bancada na solução dos principais problemas da Nação. Acredito no Governo Lula, e a minha contribuição será sempre no sentido de ajudá-lo a conduzir este enorme País rumo ao tão desejado desenvolvimento social e econômico.
Agradeço mais uma vez a generosa acolhida do PT. Muito obrigado, Sr. Presidente.