Pronunciamento de Roseana Sarney em 14/12/2006
Discurso durante a 206ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apresentação de projeto de lei que visa facilitar a aplicação de recursos federais em programas de interesse social. Apresentação de projeto de lei que propõe a implantação gradativa da obrigatoriedade do ensino da música na educação básica brasileira.
- Autor
- Roseana Sarney (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
- Nome completo: Roseana Sarney Murad
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
EDUCAÇÃO.:
- Apresentação de projeto de lei que visa facilitar a aplicação de recursos federais em programas de interesse social. Apresentação de projeto de lei que propõe a implantação gradativa da obrigatoriedade do ensino da música na educação básica brasileira.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/12/2006 - Página 38924
- Assunto
- Outros > EDUCAÇÃO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, PESQUISA, COMPROVAÇÃO, IMPORTANCIA, INFLUENCIA, MUSICA, AMPLIAÇÃO, EFICACIA, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, INCLUSÃO, SOCIEDADE, ESTUDANTE.
- CRITICA, CONTRADIÇÃO, LEGISLAÇÃO, DIRETRIZES E BASES, EDUCAÇÃO, OBRIGATORIEDADE, EDUCAÇÃO ARTISTICA, FALTA, INCENTIVO, ENSINO, MUSICA, EDUCAÇÃO BASICA.
- CRITICA, CRITERIOS, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, CONCURSO PUBLICO, DIVERSIDADE, REGIÃO, BRASIL, NEGAÇÃO, CONTRATAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO, PROFESSOR, MUSICA, PREJUIZO, APRENDIZAGEM, ESTUDANTE.
- APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, CORREÇÃO, ERRO, LEGISLAÇÃO, PROPOSTA, IMPLANTAÇÃO, OBRIGATORIEDADE, ENSINO, MUSICA, EDUCAÇÃO BASICA.
- SOLICITAÇÃO, SENADO, APOIO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, OBJETIVO, AMPLIAÇÃO, CONHECIMENTO, ESTUDANTE.
A SRª ROSEANA SARNEY (PFL - MA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estudos e pesquisas mostram que a aprendizagem musical amplia a capacidade de entender e apreender informações, além contribuir para o desenvolvimento psicomotor, emocional e afetivo. A música ainda atua como um auxiliar fundamental na construção de valores pessoais e sociais, particularmente das crianças e jovens. Embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN - defina a obrigatoriedade do ensino de arte nas escolas de ensino básico, ela é ambígua em seus termos, porque a expressão "ensino de arte" permite uma multiplicidade de interpretações, deixando grave lacuna que, lamentavelmente, tem excluído o ensino de música de nossas escolas básicas.
Concursos públicos de diversas regiões do país para o magistério contemplam os professores de "educação artística", mas não abrem espaço para os professores de música. Ao mesmo tempo, a educação superior oferece formação específica para as distintas áreas das artes, como as visuais, o teatro, a dança e a música. Há, portanto, também incoerência entre as demandas para docentes e a oferta na formação de professores.
Assim, para ajudar a solucionar essas questões, corrigir falhas nas letras da LDBEN, apresento projeto de lei, propondo a implantação gradativa da obrigatoriedade do ensino da música na educacão básica brasileira, a ser ministrado por professores com formação específica na área.
Na escola básica a educação musical não visa obviamente à formação de músicos profissionais. Mas, além dos benefícios que pode trazer para o desenvolvimento pessoal, o conhecimento musical básico agregará valor significativo ao processo de educação formal dessas crianças e adultos, dando-Ihes um conhecimento extra que os acompanhará pela vida afora, ampliando seus horizontes mentais, sociais e culturais.
A atividade musical é uma instância privilegiada de socialização, onde é possível exercitar as capacidades de ouvir, emocionar-se e respeitar o outro. Música, todos sabemos, é. um dos elementos fundamentais de socialização e de bem estar em todas as fases da vida.
Assim, peço aos meus pares apoio para esse projeto que objetiva complementar e ampliar o conhecimento de nossas crianças e jovens em um momento fundamental de sua formação básica, e que apresento em atenção ao Manifesto pela Implantação do Ensino de Música nas Escolas, que tem como signatários: a Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical, Profa. Cristina Grossi, a Coordenadora do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Musica, Cristina Saraiva, a Presidente do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, Débora Cheyne, o Secretário da Associação Brasileira de Educação Musical, José Nunes Fernandes, a Presidente da Internacional Society for Music Education, Profa. Liane Hentischke, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Profa. Luciana Dei Ben, a Professora do Departamento de Música da Universidade estadual de Londrina, Magali Kleber, o Historiador e Compositor Marcelo Biar, a Professora do Departamento de Música da UNB Maria Isabel Montandon, a Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba Maura Penna, o Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical, Professor Sérgio Luiz Ferreira Figueiredo, e a especialista em Composição Musical Sílvia de Lucca.
Muito obrigada.