Discurso durante a 207ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da aprovação do Projeto de Lei da Câmara que dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo, a chamada Lei do Incentivo ao Esporte. Homenagem a diversos atletas brasileiros que se destacaram em competições, neste final de semana.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE. HOMENAGEM.:
  • Registro da aprovação do Projeto de Lei da Câmara que dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo, a chamada Lei do Incentivo ao Esporte. Homenagem a diversos atletas brasileiros que se destacaram em competições, neste final de semana.
Aparteantes
Eduardo Suplicy, Mão Santa.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2006 - Página 38990
Assunto
Outros > ESPORTE. HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, VOTAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI, DETERMINAÇÃO, INCENTIVO, BENEFICIO, ATIVIDADE, PRATICA ESPORTIVA.
  • COMENTARIO, LEGISLAÇÃO, INCENTIVO, PRATICA ESPORTIVA, DIVISÃO, RECURSOS, ATIVIDADE CULTURAL, BENEFICIO, CULTURA, ESPORTE AMADOR, FORMAÇÃO, CIDADÃO, BRASIL.
  • HOMENAGEM, ATLETAS, PARTICIPAÇÃO, VITORIA, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, BRASIL.
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, ENCAMINHAMENTO, HOMENAGEM, ATLETAS, AUTORIA, ORADOR.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, participei, com muita honra, da votação do Projeto de Lei da Câmara nº 297, de 2006, que dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e dá outras providências, a chamada Lei do Incentivo ao Esporte e concomitantemente à Cultura.

Participei, digo, com muita honra da votação, mas não tive a oportunidade de usar da palavra naquela ocasião. A sessão contou com a presença de importantes personalidades ligadas ao esporte brasileiro, como o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; a ex-jogadora de basquete Hortência; o mais premiado atleta paraolímpico brasileiro, Clodoaldo Francisco da Silva; o Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto; o ex-jogador de vôlei Bernard; o ex-Ministro dos Esportes, Deputado Federal Agnelo Queiroz; e também com a força e a torcida do atual Ministro Orlando Silva; e o velocista Robson Caetano, entre outros. Foram muitas personalidades do mundo esportivo que passaram aqui no plenário do Senado naquela votação que aprovou a Lei de Incentivos ao Esporte.

Essa lei não irá concorrer com a cultura. Ela permitirá que uma empresa possa investir 4% na cultura e os outros 4% no esporte. Uma emenda da Senadora Ideli Salvatti estabeleceu a obrigatoriedade de decretos anuais que estabelecerão o volume total dos recursos arrecadados e o percentual que caberá a cada uma das modalidades esportivas: educacional, de participação, de rendimento (competições), subdividas em projetos especiais. O mesmo, aliás, já ocorre quanto aos incentivos da cultura.

A sessão, que contou com inúmeras personalidades do mundo do esporte, ficará, sem dúvida nenhuma, na história do esporte e, naturalmente, da cultura.

O projeto aprovado é relevante para o País, pois beneficia tanto o esporte quando à cultura e é de suma importância para os esportes olímpicos e paraolímpicos brasileiros e, sobretudo, a nova lei beneficiará o esporte amador tão necessário à formação do cidadão brasileiro.

Por isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, aproveito este momento ímpar para também homenagear aqui alguns desportistas que brilharam no último fim de semana, como os vitoriosos atletas brasileiros na Copa do Mundo de Ginástica, em São Paulo, neste domingo. Daiane dos Santos, ganhou a medalha de ouro no solo; Laís Souza ficou com a medalha de bronze; Daniele Hypólito levou a medalha de prata na trave; e Diego Hypólito ficou com o bronze no salto. Na véspera, Diego já tinha conquistado o bicampeonato no solo.

Além desses atletas, também gostaria de prestar minhas homenagens aos jogadores de vôlei, que se tornaram bicampeões mundiais. Destacaram-se inúmeros jogadores - aliás, todos -, mas quero fazer aqui uma referência especial ao treinador da Seleção Brasileira de Vôlei, que deu toda a motivação para que aqueles atletas chegassem aonde chegaram, ou seja, ao campeonato mundial de vôlei.

Aproveito, ainda, a oportunidade, para homenagear o Clube Internacional de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que teve, ontem, uma atuação brilhante. Em 2006, ele foi campeão sul-americano, vice-campeão brasileiro e, ontem, sagrou-se campeão mundial de clubes.

O Internacional não era o favorito, o favorito era o Barcelona, time em que também atuam vários brasileiros, entre eles o Ronaldinho, considerado o melhor jogador do mundo. E o Internacional, com um time bastante jovem, principalmente no ataque, com poucas estrelas, mas com um conjunto admirável, conquistou o campeonato mundial - uma honra, naturalmente, para o futebol brasileiro.

Quero cumprimentar todos os diretores do Internacional Futebol Clube, o seu treinador Abel, e todos os jogadores, na pessoa do capitão, o Fernandão, que é goiano, criado nas escolinhas do Goiás Esporte Clube, que também jogou no futebol francês e que agora, no Internacional, tornou-se campeão mundial de futebol. Para honra de todos os goianos, ele foi o capitão da equipe.

Eu conheço muito o Fernandão, sou seu amigo, é um excelente caráter, um bom exemplo para o esporte, principalmente para o futebol. Conheço seus pais, excelentes pessoas. E o Fernandão foi o grande capitão do Internacional, que se sagrou campeão mundial de futebol.

Portanto, as nossas homenagens ao Internacional, aos jogadores da seleção de vôlei e ao treinador, a Daiane, a Laís, a Daniele e ao Diego Hypólito e a todos aqueles que têm levado o nome do Brasil a todos os recantos do mundo, exibindo uma performance realmente extraordinária.

Concedo, com muita honra, um aparte ao Senador Mão Santa, ilustre Senador e ex-Governador do Piauí.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Maguito, V. Exª, como sempre, traz assunto de grande importância. O esporte nasceu de um Senador, pois se fixou no mundo quando Cícero disse: ”Mens sana in corpore sano.” Ou seja que o esporte é que aprimora e engrandece a maior riqueza que Deus nos deu, o nosso corpo. Além do fato de que o esporte ensina. É no esporte que aprendemos a ganhar, a perder, a trabalhar em equipe, pois há juiz, regra e, quando se perde, há perspectiva. V. Exª simboliza esse esporte. Foi um atleta extraordinário. Tem um filho que já galgou a internacionalidade no esporte e hoje está seguindo a trajetória política do pai. Tive o privilégio de conhecer seus filhos em uma viagem recente. E já que se fala tanto em coalizão - e quis Deus estar presidindo esta sessão o Senador Luiz Otávio, com muito merecimento, pois também preside a CAE, e é do PMDB - e o PMDB está pensando em participar do Governo, o Maguito é um nome que pode vestir qualquer camisa; ele seria, aliás, o camisa 10 de qualquer equipe de governo. Sem dúvida nenhuma, são homens como Maguito e V. Exª que nos fazem ainda ficar e acreditar na luta do PMDB, que será uma luta gloriosa dos que morreram - Ulysses, Teotonio, Tancredo, Juscelino e Ramez Tebet. Então, queria aproveitar - e um bem nunca vem só, sempre vem acompanhado de outro - para saudar o time da minha cidade. O Parnaíba Esporte Clube ganhou o campeonato piauiense ontem e foi tri-campeão. O esporte é que vai trazer a eugenia da raça brasileira.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito a V. Exª e associo-me as suas palavras.

E já que estou prestando homenagem a vários desportistas e ao campeão mundial, nada mais justo do que prestar homenagem também ao Parnaíba, que foi campeão piauiense. Parnaíba é uma cidade importante, já foi comandada e administrada por V. Exª e depois V. Exª teve a oportunidade de governar o Estado do Piauí, e o fez com muita lisura, competência e honestidade. Portanto, V. Exª tem o nome na História daquele grande Estado brasileiro, que é o Piauí.

Nós, aqui do Senado, sabemos o quanto V. Exª ama o Piauí, a sua querida cidade natal Parnaíba, o quanto V. Exª defende o Estado, os seus conterrâneos e o quanto divulga aquele Estado. Tenho certeza absoluta de que, aqui no Senado, V. Exª continuará prestando excelentes trabalhos na defesa de recursos, obras e bem-estar para o povo piauiense.

Agradeço pela referência feita a mim, a meus filhos ao Daniel Vilela e à Vanessa, que hoje são grandes admiradores de V. Exª, porque tiveram oportunidade de conviver com V. Exª durante uma semana e puderam aquilatar a sua cultura, o seu discernimento, o seu equilíbrio, a sua postura de homem público.

Aliás, fiquei extremamente emocionado quando, em Roma, perto da Capela São Pedro - San Pietro -, V. Exª foi abordado por várias mineiras e vários mineiros que estavam lá também, fazendo turismo. Eles fizeram questão de tirar fotografias com V. Exª. Diziam que admiravam muito sua postura de homem público. Aliás, não foram só os mineiros, em Roma, que disseram isso. Em todos os recantos deste País, sabemos que hoje V. Exª é muito conhecido, muito respeitado, muito querido, justamente pela sua postura, pela sua cultura, pelo seu equilíbrio e pela maneira sensata com que conduz seu mandato aqui nesta Casa.

            Não só meus filhos, mas eu também pude desfrutar da sua amizade durante...

(Interrupção do som.)

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - ...muitos dias, pude perceber seu espírito patriótico e seu fervor ao defender sua cidade de Parnaíba, seu Estado do Piauí.

Desejo que V. Exª continue tendo muito sucesso na vida pública.

Mas, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, antes de terminar minhas palavras, solicito a V. Exª que transforme meu pronunciamento em requerimento, para que, por meio do Senado, cheguem nossas congratulações e nossas palavras aos jogadores de vôlei e a todos aqueles que homenageamos; e também aos dirigentes do Internacional Futebol Clube, ao capitão Fernandão e a todos os jogadores do Internacional.

Concedo um aparte ao ilustre Senador Eduardo Suplicy.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Maguito Vilela, quero também externar meus cumprimentos e solidarizar-me com V. Exª em relação a todos os jogadores e ao técnico do Internacional. Eu agradeceria se pudesse também assinar o requerimento que V. Exª está apresentando, para que o Senado Federal manifeste seu sentimento de júbilo, de louvor, à extraordinária vitória obtida pelo Internacional, em Tóquio, valorizada pela presença, no time do Barcelona, do nosso extraordinário jogador Ronaldinho gaúcho, que é tradicionalmente rival do Internacional por ter sido jogador do Grêmio. Mas Ronaldinho soube reconhecer a garra, o preparo, a forma como se conduziram os jogadores do Internacional.

Solidarizo-me também com a homenagem que V. Exª presta à nossa atleta Daiane e a todos aqueles que ganharam prêmios no Campeonato Mundial de Ginástica que se realiza em São Paulo.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - E também à Seleção brasileira de vôlei, que foi bicampeã mundial.

Vou registrar o aparte de V. Exª e incorporá-lo ao meu pronunciamento.

Peço à Mesa também que considere a assinatura de V. Exª.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - E também para as jogadoras de vôlei.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Isso, para que cheguem a todos eles os aplausos do Senado da República.

Sr. Presidente, portanto, faço este requerimento e peço a V. Exª que faça chegar a todos esses atletas, ao Clube do Internacional e à Seleção brasileira os aplausos do Senado da República.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2006 - Página 38990