Discurso durante a 207ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Manifestação de solidariedade ao Deputado ACM Neto, pelo atentado de que foi vítima hoje.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. IMPRENSA. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Manifestação de solidariedade ao Deputado ACM Neto, pelo atentado de que foi vítima hoje.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2006 - Página 39023
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. IMPRENSA. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, DEPUTADO FEDERAL, NETO, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR, VITIMA, AGRESSÃO, MUNICIPIO, SALVADOR (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), REPUDIO, VIOLENCIA, EXPECTATIVA, PROVIDENCIA, AUTORIDADE.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, ENCONTRO, JORNALISTA, ESTADO DO PIAUI (PI), RELEVANCIA, RELAÇÃO, CLASSE POLITICA, IMPRENSA, DEFESA, LIBERDADE DE IMPRENSA.
  • EXPECTATIVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AGILIZAÇÃO, PROVIDENCIA, SOLUÇÃO, CRISE, TRAFEGO AEREO.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de não abusar da sua paciência, nem da dos funcionários da Casa.

Minha palavra primeira é de solidariedade para com o Deputado ACM Neto, vítima de um episódio para mim ainda pouco esclarecido, mas que, de qualquer maneira, é uma violência contra um cidadão, contra um homem público e contra um Parlamentar. Solidarizo-me na esperança de que esses fatos sejam plenamente esclarecidos e de que, acima de tudo, providências sejam tomadas para que não se repitam.

Fica, portanto, aqui a minha solidariedade pessoal, que espero esta Casa transmita aos seus familiares.

Cheguei agora, Senador Mão Santa, da nossa terrinha. Cheguei de Teresina, onde participei com os jornalistas que cobrem política no Estado, daquele tradicional café da manhã que todo ano realizamos e no qual nos é dado oportunidade de uma convivência mais fraterna com a imprensa piauiense - com a presença de jornalistas, cinegrafistas, radialistas, enfim, de todos os que fazem a nossa querida imprensa.

O evento foi, como nos outros anos, agradável. Havia um número maior de participantes; fizeram-se presentes todos os órgãos de comunicação sérios, todos com assento na assembléia, credenciados nos órgãos acreditados. E pude desfrutar de um início de manhã muito proveitosa. Como não podia agradecer a todos pessoalmente, quero fazê-lo desta tribuna, na certeza de que esse relacionamento continuará, precisa continuar e deve continuar.

É salutar o relacionamento travado com respeito e, acima de tudo com isenção. Afinal de contas, a imprensa tem o dever de noticiar as coisas boas e ruins, e essa liberdade tem de ser garantida. Evidentemente, os abusos, o uso de órgãos de imprensa para fins pouco republicanos ou inconfessáveis, graças a Deus, hoje no Piauí, está muito limitado a um ou dois focos. Hoje já temos uma imprensa que podemos considerar uma das melhores do Nordeste.

Portanto, fiquei muito feliz de ter participado desse encontro, que espero que se repita por muitos e muitos anos.

Desejo que o ano de 2007 seja de realizações para o Brasil e, em primeiro lugar, para cada um dos que fazem a imprensa do Piauí. Desejo realização pessoal, profissional, no lar, junto à família. Que os desejos pronunciados e os guardados a sete chaves sejam todos conquistados e que, no campo profissional, todos conquistem as posições desejadas.

Agradeço a V. Exª a tolerância e a paciência. Mais uma vez, o atraso da aviação brasileira não nos permitiu, de maneira alguma, Senador Mão Santa, cumprir nossas agendas. Fui ao Piauí com o vôo atrasado e voltei hoje com o vôo atrasado. É lamentável que isso ocorra em um País como o nosso, em que o Presidente de República anuncia querer livrar-se do gargalo que atrapalha seu crescimento. Espero que o Senhor Presidente de República tome, de fato, medidas enérgicas, para nos livrar desse problema, que tem criado dissabores e feito o Brasil ficar desacreditado junto aos demais países.

Espero que, nesta última semana, em relação à votação do Orçamento, possamos chegar a um denominador comum. Que seja uma semana de trabalho e, acima de tudo, de muita produção para as duas Casas do Congresso Nacional.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2006 - Página 39023