Pronunciamento de Renan Calheiros em 19/12/2006
Fala da Presidência durante a 208ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Resposta ao pronunciamento do Senador Osmar Dias a respeito do reajuste salarial a ser concedido pelos parlamentares.
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
CONGRESSO NACIONAL.
POLITICA SALARIAL.
EDUCAÇÃO.:
- Resposta ao pronunciamento do Senador Osmar Dias a respeito do reajuste salarial a ser concedido pelos parlamentares.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/12/2006 - Página 39118
- Assunto
- Outros > CONGRESSO NACIONAL. POLITICA SALARIAL. EDUCAÇÃO.
- Indexação
-
- AGRADECIMENTO, APOIO, SENADOR, ANUNCIO, ENCAMINHAMENTO, MATERIA, REAJUSTE, SALARIO, CONGRESSISTA.
- ANUNCIO, SESSÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL, PROMULGAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO BASICA.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Agradeço a intervenção dos Senadores Osmar Dias e Cristovam Buarque e digo que há uma convergência grande nossa com relação a esse encaminhamento. Tão logo fomos advertidos de que o Decreto Legislativo precisava votar nas duas Casas do Congresso Nacional, nós não o publicamos, tanto que o Supremo Tribunal Federal conheceu a inconstitucionalidade do Decreto anterior, de 2002, assinado pelo saudoso Senador Ramez Tebet, o que significa dizer o que eu sempre disse: qualquer decisão será produto do que pensa a Casa; serei apenas uma pessoa que, como Presidente, constitucional e institucionalmente, está obrigado a ser produto do que a Casa pensa. Manterei esse ponto de vista e trabalharei para que possamos ter uma decisão ainda amanhã. Se for necessário, vamos reunir os Líderes para encaminhar e ter uma reunião definitiva amanhã, para tirar este assunto de pauta, assunto esse que, como disse o Senador Osmar Dias, é incompreendido.
Quando se defendeu o teto na Constituição, era para pôr um limite. Era um teto moralizante, para pôr um limite. Mas encaminharei a decisão da Casa, que terá oportunidade de votar, escolher uma das propostas que sejam colocadas em votação e expressarei o pensamento majoritário da Casa.
Agradeço muito a intervenção de V. Exª e a do Senador Cristovam Buarque, e a reiteração de confiança no Presidente da Casa, e, mais uma vez, digo a V. Exª, Senador Cristovam, que também vou fazer tudo para estar à altura da expectativa que a Casa sempre teve e continuará a ter com relação ao meu posicionamento e aos encaminhamentos que, enquanto Presidente, eu possa tomar. Muito obrigado.
Está suspensa a sessão por cinco minutos, para realizarmos uma sessão do Congresso Nacional que vai promulgar o Fundeb.
Está suspensa a sessão.
(Suspensa às 16 horas e 9 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 37 minutos.)