Discurso durante a 208ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Renúncia ao mandato de Senador da República em face da eleição de S. Exa. para o cargo de Governador do Estado do Rio de Janeiro.

Autor
Sérgio Cabral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RJ)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. EDUCAÇÃO. ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Renúncia ao mandato de Senador da República em face da eleição de S. Exa. para o cargo de Governador do Estado do Rio de Janeiro.
Aparteantes
Alberto Silva, Aloizio Mercadante, Antero Paes de Barros, Antonio Carlos Magalhães, Antonio Carlos Valadares, Cristovam Buarque, César Borges, Delcídio do Amaral, Eduardo Azeredo, Eduardo Suplicy, Efraim Morais, Flexa Ribeiro, Geraldo Mesquita Júnior, Gerson Camata, Heloísa Helena, Heráclito Fortes, Ideli Salvatti, José Sarney, João Batista Motta, Lúcia Vânia, Magno Malta, Maguito Vilela, Marcelo Crivella, Marco Maciel, Mozarildo Cavalcanti, Mão Santa, Ney Suassuna, Patrícia Saboya, Roberto Saturnino, Rodolpho Tourinho, Romeu Tuma, Sergio Guerra, Tasso Jereissati, Valter Pereira.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2006 - Página 39183
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. EDUCAÇÃO. ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • DESPEDIDA, ORADOR, MANDATO PARLAMENTAR, SENADO, MOTIVO, VITORIA, ELEIÇÕES, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
  • AGRADECIMENTO, APOIO, MEMBROS, SENADO, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), BALANÇO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR.
  • REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, DEPUTADO FEDERAL, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), CANDIDATO ELEITO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
  • ELOGIO, TASSO JEREISSATI, SENADOR, EFICACIA, ATUAÇÃO, GOVERNO, ESTADO DO CEARA (CE), COMBATE, MORTALIDADE INFANTIL, ANALFABETISMO, MA-FE, GASTOS PUBLICOS.
  • AGRADECIMENTO, APOIO, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, CONTRIBUIÇÃO, VITORIA, ORADOR, ELEIÇÕES.
  • ANUNCIO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), VALORIZAÇÃO, PROFESSOR, EDUCAÇÃO, AMPLIAÇÃO, QUALIDADE, ENSINO.
  • REGISTRO, PRETENSÃO, ORADOR, AMPLIAÇÃO, POLITICA SOCIAL, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), RECUPERAÇÃO, CRIANÇA, PARTICIPAÇÃO, TRAFICO, DROGA, EFICACIA, GARANTIA, SEGURANÇA PUBLICA, CONCESSÃO, AUXILIO, PREFEITURA, MUNICIPIOS, CRIAÇÃO, MANUTENÇÃO, CRECHE.
  • APRESENTAÇÃO, SENADOR, SUPLENCIA, ORADOR, MANDATO PARLAMENTAR.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Renan Calheiros, Srªs e Srs. Senadores, desta tribuna, hoje, como de costume, serei extremamente breve. Venho me despedir do Senado Federal, efetivamente, renunciar ao meu mandato de Senador em função de um resultado eleitoral em que o povo do Estado do Rio de Janeiro levou-me, com mais de cinco milhões de votos, ao Governo do Estado.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, foi de fato uma honra muito grande pertencer ao Senado do Brasil, foi para mim um grande aprendizado. Como caçula desta Casa, fui recebido com enorme generosidade por políticos maduros, experientes, vitoriosos, representativos do seu povo, dos seus Estados e que me acolheram com muito carinho, com atenção, com tolerância, com paciência, com orientação.

Poderia dizer que considero a minha vinda e a minha passagem pelo Senado da República como um verdadeiro doutorado. Aqui aprendi muito, aqui aprendi com políticos experientes a enxergar o Brasil, a enxergar este País de tantas diferenças, a enxergar os nossos vinte e sete Estados, a enxergar a pluralidade do povo brasileiro, a enxergar a pluralidade de visões políticas dos diversos segmentos que representam o nosso povo. Por isso, hoje esta despedida do Senado Federal é com muita emoção.

Fui Deputado Estadual durante três mandatos. Em 1994, o povo do Rio de Janeiro me deu a maior votação para Deputado Estadual da história. Em 1998, no meu terceiro mandato, o povo do Rio de Janeiro me reelegeu com a maior votação do Brasil. Durante oito anos, fui Presidente da Assembléia Legislativa do meu Estado, onde muito aprendi com meus colegas. Mas, de fato, no Senado, nestes quatro anos, obtive experiência, que muito me valeu durante o processo eleitoral, que me foi muito importante e cara pela consistência da convivência com as Srªs Senadoras e com os Srs. Senadores.

O meu agradecimento especial à nossa Bancada do PMDB, que muito me apoiou aqui, no Senado Federal, nestes quatro anos; ao Presidente Renan Calheiros, como Líder de Bancada nos dois primeiros anos, que foram importantes, da minha chegada ao Senado. S. Exª foi um verdadeiro orientador da minha passagem por aqui; em seguida, como Presidente da Casa.

Concedo um aparte ao Senador Marcelo Crivella, do meu Estado, que me honra com a sua convivência, com o seu jeito de ser, com a sua forma serena de fazer política. S. Exª será, sem dúvida, um braço muito importante do nosso futuro Governo aqui, no Senado Federal,...

O Sr. Marcelo Crivella (Bloco/PRB - RJ) - Senador Sérgio Cabral...

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - ...em defesa do povo do Estado do Rio de Janeiro.

O Sr. Marcelo Crivella (Bloco/PRB - RJ) - Sempre em defesa do nosso povo! Senador Sérgio Cabral, V. Exª, quando se despede desta Casa, pode ter certeza de que vai deixar muitas saudades pelo espírito do povo da nossa terra, que V. Exª encarna tão bem e que herdou do senhor seu pai. Já dizem, no nosso Estado, que seu pai é o túnel que liga a Zona Norte à Zona Sul, pelo espírito carioca que ele possui. Mas V. Exª sempre foi para nós todos uma referência na defesa dos idosos, na defesa também dos estudantes. V. Exª fez intervenções brilhantes nesta Casa e sempre foi um político, um Senador na essência, pelas tradições de ponderação, de moderação, de debate inteligente, de argumentos, eu diria, sempre em favor daqueles que nos elegeram. V. Exª é hoje o político mais importante do nosso Estado, e as urnas provaram isso. V. Exª conduziu uma campanha vitoriosa e, com o seu jeito político de ser, fez com que não houvessem derrotados, porque todos os demais concorrentes acabaram lhe apoiando, com exceção daquele que não podia, porque representava, na ocasião, a Oposição. Mas todos os demais lhe apoiaram, como os prefeitos e como o próprio Presidente da República - e, com ele, o Partido que ganhou a eleição no Brasil. Tenho certeza de que V. Exª contará com o apoio dessas forças para governar o nosso Estado. Dificílimo! Tenho acompanhado o estudo que V. Exª tem feito dos problemas do nosso Estado, sobretudo na área econômica, na área financeira. Puxa, parece que foi ontem que V. Exª trouxe a Governadora Rosinha a esta Casa para discutir com a Ministra sobre o pagamento ou não do décimo terceiro salário! Agora, V. Exª está vivendo isso, e ninguém melhor do que V. Exª para saber das dificuldades do nosso Estado. O Regimento diz que o meu aparte deve se manter em dois minutos, mas penso que todo o carinho, o respeito e a admiração que esta Casa tem por V. Exª devem ser manifestados. V. Exª é um político na essência do acordo. Diz o sábio que o homem é ele e as suas circunstâncias. Assim é o político. V. Exª sempre foi um homem e as suas circunstâncias, sempre chegou ao melhor acordo em prol do nosso povo. Não posso me estender mais do que o tempo que o Regimento me permite, mas V. Exª tenha a certeza de que terá o respeito e a admiração deste adversário nesta Casa. Estaremos juntos na luta pelo nosso povo. Cada dia do seu governo e cada dia do meu mandato, neste Senado, serão dedicados para, juntos, construirmos um Rio de Janeiro melhor. Que Deus abençoe V. Exª, sua linda esposa, que vi aqui, seus filhos e sua família! Parabéns! Conte comigo, conte com esta Casa, que V. Exª conquistou brilhantemente. (Palmas.)

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Marcelo Crivella, meu querido amigo!

Ao citar o grande escritor e pensador Ortega y Gasset, quando se refere ao homem e às suas circunstâncias, V. Exª faz, ao mesmo tempo, uma retificação, porque, ao citar Ortega y Gasset e se referir ao homem e às suas circunstâncias, V. Exª jamais dirá outra vez a palavra “adversário”. V. Exª é um amigo, um companheiro que foi extremamente importante para a minha vitória nas eleições de 2006. V. Exª tem um amigo, um parceiro em defesa do nosso Estado do Rio de Janeiro. V. Exª tem alto espírito público, V. Exª é um homem que dedicou a sua vida ao povo brasileiro, ao povo de outras nações, de outros continentes. V. Exª é um homem que conhece o ser humano, que conhece as suas necessidades. Tenho certeza de que V. Exª ainda dará grandes alegrias ao povo do Rio de Janeiro.

Quero registrar a presença entre nós de diversos Deputados Federais da nossa Bancada do Rio de Janeiro, que aqui estão prestigiando este momento. Por isso desejo registrar, também, a presença do atual Deputado Federal e futuro Senador pelo nosso Estado Francisco Dornelles, que muito contribuirá para este País. Durante as últimas décadas, como funcionário público do Ministério da Fazenda, como Secretário da Receita Federal, como Ministro da Fazenda, como Ministro do Trabalho, como Ministro da Indústria e Comércio e como Deputado Federal, ele muito fez por este País.

Concedo um aparte ao Senador querido Roberto Saturnino.

O Sr. Roberto Saturnino (Bloco/PT - RJ) - Senador Sérgio Cabral, Governador Sérgio Cabral, este é o momento para eu, efetivamente, do fundo da alma, parabenizá-lo pelo exercício do seu mandato no Senado. Em pouco tempo, V. Exª, com a clareza dos seus pronunciamentos, com a força das razões em que se fundava, com seu comportamento afável, porém sempre mantendo a seriedade, muito merecidamente conquistou o respeito de toda a Casa. V. Exª teve um desempenho à altura da expectativa do povo do Rio de Janeiro, quando o elegeu Senador. Parabéns não apenas pela brilhante eleição a Governador do Estado, mas também pelos primeiros passos que V. Exª já dá no novo governo, antes mesmo de assumi-lo. Tenho observado suas escolhas para as diferentes secretarias, seu desempenho, ao procurar as pessoas que efetivamente precisavam ser procuradas. V. Exª está prenunciando precisamente o que vai fazer: mudar o panorama político do Estado do Rio, mudar o panorama de toda a expectativa do povo do Rio de Janeiro em relação ao Governo do Estado. V. Exª tem todas as condições, as credenciais, e já está mostrando, como eu disse, nas suas primeiras decisões, o brilhante governo que fará e que haverá de tirar o nosso Estado de um certo sentimento de depressão em que se encontra há muito tempo. Eu não quero personalizar nem particularizar, mas há algum tempo o Estado do Rio de Janeiro se encontra nesse sentimento de perda, até de perda da condição de Capital. V. Exª, com o seu dinamismo, com a sua inteligência, com a sua disposição e com o bom senso que revela já nas suas primeiras decisões, há de marcar a história do nosso Estado com uma gestão, efetivamente, de redenção. De forma que eu quero cumprimentá-lo e dizer: parabéns, Senador Sérgio Cabral! Parabéns, Governador Sérgio Cabral!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Senador Roberto Saturnino Braga, agradeço a V. Exª, um homem público da sua estatura: três vezes Senador da República, Deputado Federal e Prefeito do Rio de Janeiro, a nossa cidade. O meu pai, Sérgio Cabral, foi seu Secretário no Município do Rio de Janeiro, seu amigo, e nós somos seus admiradores. V. Exª ainda tem muito a contribuir e, certamente, terá um Governador que o convocará sempre para orientações e conselhos, para trazer a sua experiência de quem, aliás, representa a própria fusão do Estado do Rio de Janeiro, pois, com a tradição de sua família, teve seu primeiro mandato no interior do antigo Estado do Rio de Janeiro e, depois, foi Prefeito da Capital. V. Exª muito irá contribuir para o nosso Governo do Estado.

Concedo um aparte ao mais jovem Senador no espírito, na fibra e no entusiasmo, Alberto Silva.

O Sr. Alberto Silva (PMDB - PI) - Meu caro Senador, ou melhor, posso chamá-lo de Governador Sérgio, quando cheguei a esta Casa e nos encontramos, lembro que V. Exª disse: “Aqui estão os dois mais jovens Senadores”. Eu lhe dava 40 anos, portanto, errei apenas por dois anos.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Agora, por três.

O Sr. Alberto Silva (PMDB - PI) - Eu não digo quantos anos tenho, mas a mente está como você. Morei muitos anos naquela bela capital, como engenheiro da Central do Brasil e quero lhe dizer que a sua tarefa será hercúlea. V. Exª veio de lá com quatro milhões de votos ou mais, foi Presidente da Assembléia Legislativa e, agora, é Governador. Este homem de 80 anos no corpo e de 40 anos na mente coloca-se a sua disposição para ajudá-lo naquilo que puder. Conheço a sua terra, seu pai e o jovem novo Governador do Rio de Janeiro: agora, vai!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Alberto Silva. V. Exª terá muito a contribuir. V. Exª é um dos homens que mais conhece políticas públicas de infra-estrutura neste País e muito irá contribuir com o nosso Governo, pelo seu amor ao Rio e ao nosso povo.

Concedo um aparte, com muito prazer, a quem me pegou pela mão no Senado Federal, com essa capacidade dos vencedores, daqueles que chegam a um estágio de vitória na vida em que são capazes de impor ao interlocutor a sensação de ser mais importante do que eles. São poucas as pessoas que chegam a esse estágio e V. Exª, Presidente Sarney, é uma delas. Lembro-me de poucos. Vem-me à mente Pelé, outro que tem essa capacidade de fazer o interlocutor se sentir muito mais importante que ele. Obrigado, Presidente Sarney, pela forma tão generosa com que me recebeu.

O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - Generosidade é a de V. Exª, com suas palavras. V. Exª é muito jovem. Não vamos, portanto, falar em despedidas ou adeus. Todo brasileiro, ao começar a caminhar nos anos, tem uma primeira grande ambição de viagem: conhecer o Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro seduz todos os brasileiros por tudo que representa na História do Brasil, pelo encanto da cidade, pela natureza, pelo seu povo. Portanto, nós todos temos um pouco daquela alma carioca. Não lhe vou dar mais congratulações pela eleição, porque já o fiz muitas vezes. Sabe V. Exª, realmente, da alegria que tive, vendo o povo do Rio de Janeiro consagrá-lo Governador. O que quero dizer é que todos nós, tendo um pouco de cariocas, estamos felizes, porque temos absoluta certeza de que a presença de Sérgio Cabral no Governo do Rio de Janeiro vai, sem dúvida alguma, restaurar aquele espírito da cultura carioca, da cultura da praia, da cultura da convivência, da cultura do botequim, da cultura do futebol, da cultura popular, da música, da dança, enfim, de tudo que o Rio de Janeiro representa nesse conjunto de coisas do espírito. Portanto, estávamos saudosos de que o Rio de Janeiro voltasse a ter esse espírito. V. Exª, sendo filho de quem é, de Sérgio Cabral, um homem que é a própria cara dessa alma carioca, foi ensinado ao longo da vida, por toda a sua família, a ter esse gosto pelo Rio. Como todos falam e participam da vida do Rio de Janeiro! É isso que sabemos e esperamos que V. Exª venha a fazer pelo Rio de Janeiro. Quero ver o Rio de Janeiro, novamente, brilhar como a capital cultural do País, como aquela que todos temos como a cidade do maior encantamento da nossa terra. Sei perfeitamente que, nas mãos de V. Exª, isso vai acontecer, porque a alma de V. Exª nasceu, se criou, viveu, vive e permanece sendo aquilo que o Rio é, o que tem de mais resplandecente. Portanto, minhas congratulações ao Rio de Janeiro pela sua presença no Governo do Estado. Temos certeza de que isso vai acontecer e nós todos, brasileiros, vamos ficar felizes por ver o Rio de Janeiro voltar a brilhar como sempre brilhou na História do Brasil. Parabéns, meu querido amigo Sérgio Cabral! Ainda vamos vê-lo caminhar muito, então, não falemos de despedidas nem de adeus.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Presidente José Sarney. As suas palavras muito me comovem. V. Exª sabe da admiração de toda a minha família: de meu pai, pelo intelectual José Sarney, e de minha mãe, como museóloga, pelo seu trabalho à memória deste País.

Fico muito reconfortado em saber que V. Exª, como Imortal, freqüenta e freqüentará a nossa cidade, na Academia Brasileira de Letras. O que pedirei é que antecipe sempre um pouco a sua agenda para me visitar e me orientar, porque V. Exª é, sem dúvida alguma, a figura mais experiente e holística da vida pública brasileira. Portanto, fique sabendo que vou explorá-lo muito.

O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - Explorar, não. Vai-me dar alegria.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Concedo um aparte, com muita honra, ao Senador Gerson Camata.

O Sr. Gerson Camata (PMDB - ES) - Sou ex-Governador e, daqui a pouco, ex-Senador, mas quero falar antes, como Senador. Acompanhei, no plenário, na Comissão de Educação, onde fui seu colega, e na Comissão de Assuntos Econômicos, a imensa e grande luta de V. Exª pelo Rio de Janeiro. V. Exª foi um Senador do Brasil, mas, acima de tudo, foi um Senador pelo Rio de Janeiro. No início do seu mandato como Senador, ao perceber que o Rio começava a sofrer um esvaziamento econômico, V. Exª lutou pelo Porto de Sepetiba, pela industrialização do Rio, pela indústria petroquímica do seu Estado, pela cultura do Rio de Janeiro, pelo cinema do Rio de Janeiro, pelo teatro do Rio de Janeiro, que também são do Brasil; são manifestações culturais de quase todo o Brasil. Por tudo isso, tenho a certeza de que a luta de V. Exª à frente do Governo do Rio de Janeiro vai representar uma nova perspectiva para o Brasil. Como seu companheiro de Partido, o PMDB, quero dizer a V. Exª que os olhos do Brasil, que querem um presidente do PMDB, estarão olhando para V. Exª no Governo do Rio de Janeiro.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Gerson Camata, uma referência no nosso Partido de homem público vitorioso, extremamente vitorioso, querido pelo seu povo como poucos políticos o são, respeitado, admirado. Fique tranqüilo, Senador, ou melhor, fico eu tranqüilo, porque essa mosca azul não chega nem próximo à minha casa. O meu objetivo é fazer um Governo que melhore a vida das pessoas no Rio de Janeiro. Essa é uma mosca azul que tem feito muito mal ao meu Estado.

Concedo o aparte ao meu querido amigo, que tanto me estimulou na vida pública, Senador Tasso Jereissati.

O Sr. Tasso Jereissati (PSDB - CE) - Querido amigo, queridíssimo amigo Senador Sérgio Cabral, estávamos aflitos porque V. Exª, apesar de ainda estar longe dos 60 anos de idade, teimava em não olhar para a esquerda. Eu não poderia deixar de, neste momento, dizer da minha enorme alegria em vê-lo Governador do Rio de Janeiro. V. Exª sabe muito bem que, apesar de todo o amor, de toda a ligação e todo o compromisso que tenho com o meu Estado, o Ceará, sou um pouquinho carioca. Passei a adolescência no Rio de Janeiro e, por isso, tenho muitos amigos que cresceram conosco no Rio de Janeiro, inclusive temos até hoje o mesmo time do coração, da mesma época, que é o nosso Vasco da Gama.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Exatamente.

O Sr. Tasso Jereissati (PSDB - CE) - Tudo isso é motivo dessa enorme alegria em vê-lo Governador do Rio de Janeiro. Vi também os seus primeiros passos na política, quando, pela primeira vez, presidi o PSDB. Naquela época, já estava claro e visível a grande diferença entre V. Exª e as demais lideranças que começavam a despontar, tendo em vista a sua competência, o seu charme pessoal, no bom sentido, o seu amor pelo Rio de Janeiro. E, hoje, quando chego ao Rio de Janeiro, vejo, neste Estado maravilhoso, a sua capital, uma das cidades mais bonitas e charmosas do mundo, tão maltratada e tão desvalorizada nos últimos anos, mas que insiste em ser bela, em ser feliz, em ser alegre e em manter todo aquele espírito carioca. Meu amigo, Senador Sérgio Cabral, estive, por esses dias, duas ou três vezes no Rio de Janeiro, e fiquei impressionado e preocupado; impressionado com a enorme esperança que existe hoje no Estado em torno da liderança e do Governo de V. Exª. É enorme! Mudou o astral do Rio de Janeiro! O carioca, que reclamava do Rio, que só falava mal do que estava acontecendo com o Estado, e lamentava muito, mudou. O carioca, hoje, está animado, está convencido de que o Rio de Janeiro, com a liderança de V. Exª, voltará a ser aquela maravilhosa cidade, aquele maravilhoso Estado, enfim, aquele maravilhoso conjunto de cidades que formam o Estado do Rio de Janeiro. Também estou preocupado, como seu amigo que sou, com a enorme responsabilidade que V. Exª terá, porque V. Exª não será um Governador normal, e, sim, um Governador com a responsabilidade de retomar a auto-estima do carioca, habitante da cidade que, sem dúvida, ainda é a capital emocional do nosso País, a capital cultural do nosso Brasil. É uma imensa responsabilidade! Mas, ao mesmo tempo, eu, que o conheço tão bem, tenho a certeza absoluta de que V. Exª tem todas as condições de cumprir com esse destino que Deus e os cariocas lhe deram. Tenho plena convicção de que Deus lhe dará todas as forças necessárias, que irá abençoá-lo nessa sua enorme e missão. Meus parabéns! Que Deus lhe proteja!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Senador, meu Presidente Tasso Jereissati, quero agradecer as palavras de V. Exª e dizer-lhe que, como Governador do Ceará, V. Exª marcou uma época. Marcou como gestor, como alguém que enfrentou uma situação extremamente adversa de um Estado falido. E, com competência e coragem, enfrentou todos os problemas, delegou para colaboradores competentes cada responsabilidade do Estado do Ceará, e levou aquele Estado a ser uma referência de padrão de gestão no Brasil e no exterior.

Recentemente, estive em Washington com o nosso querido amigo em comum Governador Aécio Neves, e ainda ouvia, tanto no Banco Interamericano quanto no Banco Mundial, referências à gestão de V. Exª à frente do Governo do Ceará, como no enfrentamento à mortalidade infantil, ao analfabetismo, como exemplo de gestão de qualidade, de combate ao mau gasto público. Então, V. Exª é um espelho, uma referência, um exemplo que seguirei como Governador de Estado. Fique certo disso.

Concedo o aparte ao Senador Geraldo Mesquita, representante do Acre nesta Casa.

O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC) - Querido amigo, Senador Sérgio Cabral, Governador eleito do grande Estado do Rio de Janeiro, que, de minha parte e acredito que da parte de muitos de S. Exªs, senão de todos, é o nosso segundo Estado. Chegamos a esta Casa na mesma Legislatura, e me aproximei de V. Exª em função da figura que V. Exª é, com essa simpatia e esse astral fantástico! Lembro-me do seu entusiasmo contagiante nas Comissões em que atuamos e também aqui, no plenário, enfim, nesta Casa como um todo, o que o levou, certa feita, a me revelar sutilmente - e não se tratava de uma pretensão, mas de uma paixão - que tinha uma verdadeira paixão de, um dia, governar o seu Estado. Achei aquilo algo tão forte vindo de V. Exª que passei a lhe chamar de “Governador Sérgio Cabral”, lembra-se? Há muito tempo que o chamava, nesta Casa, de Governador. V. Exª ria e tal, mas eu sentia que seu propósito, sua paixão, seu desejo de governar sua terra eram uma coisa irresistível. Tenho certeza de que esse entusiasmo contagiou seus conterrâneos, assim como a todos nós. Fiquei muito feliz com sua eleição e creio que V. Exª acredita nisso, porque é uma felicidade autêntica. Fiquei feliz da vida. Acho que o Rio de Janeiro tem a chance, agora, a oportunidade, mais uma vez, de resgatar tudo que tem de fantástico, de maravilhoso. O cruzamento do seu astral com o do povo do Rio de Janeiro, que é algo que emociona, esse grande encontro fará com que aquilo que hoje aparece de ruim tenda a desaparecer, e aquilo que sempre foi destaque não só em nosso País, mas internacionalmente, tudo aquilo de bom que vemos no Rio, não só a sua geografia, mas a alegria, o entusiasmo, a capacidade de trabalho do seu povo, tenda a crescer. Há algo que, desta feita, V. Exª mostrará ao mundo inteiro. O Rio é mostrado como terra de gente alegre, mas às vezes se ouvia que as pessoas lá não gostam muito de trabalhar. Mentira! Morei na sua terra no final da década de 60 e princípio da década de 70 e nunca vi um povo tão trabalhador. De modo que, Senador Sérgio Cabral, tenho certeza absoluta de que o que hoje se revela ao Brasil e ao mundo como coisa desagradável, desabonadora, tenderá a desaparecer de forma acentuada, e aquilo que nós sempre tivemos como patrimônio de alegria, de entusiasmo, de coisa bonita na sua terra tenderá a se potencializar, a crescer aos olhos dos brasileiros e do mundo inteiro. Quero dizer francamente a V. Exª que pode ter no seu amigo mais um Senador do Rio de Janeiro; no limite das minhas possibilidades, estarei aqui atento e à sua disposição. Estarei à disposição do seu Governo para, nos momentos em que se fizer necessário, emprestarmos nossa modesta contribuição a fim de que V. Exª seja muito feliz à frente desse Governo, que, estou certo, será lembrado não só pelos cariocas, mas por todos os brasileiros como um dos melhores governos que terá sido realizado naquele belo e querido Estado do Rio de Janeiro. Parabéns pela sua eleição e conte com o seu amigo!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Geraldo Mesquita, fraterno amigo e amigo do Rio de Janeiro. V. Exª teve sempre comigo demonstrações de muito afeto, e acredito muito nas relações marcadas pelo afeto. Tenho certeza absoluta de que vamos contar com V. Exª aqui, no Senado Federal, V. Exª que é filho de Governador, que representa tão bem o Estado do Acre e que nos honra por pertencer ao nosso Partido, o PMDB. Muito obrigado pelas palavras tão generosas.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Sérgio Cabral, também gostaria de fazer um aparte.

            O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Quero conceder a palavra a um querido e qualificado Senador, que tantos debates qualificados travou nesta Casa, defendendo com entusiasmo, crença e qualidade os seus posicionamentos. Falo do nosso Líder Aloizio Mercadante.

O Sr. Aloizio Mercadante (Bloco/PT - SP) - Senador Sérgio Cabral, creio que toda esta Casa recebeu, com muito entusiasmo, sua vitória no Rio de Janeiro, não só pela convivência que tem com V. Exª, pelo reconhecimento do brilhantismo de sua carreira, de seu mandato como Senador e como Deputado ao longo de sua história, mas sobretudo porque o Rio de Janeiro precisava deste momento que está vivendo. É um momento de agregação, um momento novo. Hoje, há um vento de esperança soprando. Diria que aquela brisa que vem do mar vem cheia de esperança para o povo do Rio de Janeiro. V. Exª não só venceu com grandeza a eleição, mas conseguiu, após as eleições, compor um Governo amplo, que incorporou as principais forças políticas, que conseguiu colocar quadros competentes em áreas decisivas, fundamentais, como segurança e finanças, além de compor uma engenharia política habilidosa que só fortalece a idéia de que, apesar das muitas dificuldades que virão pela frente - pois teremos de ajustar as finanças, de enfrentar o problema da violência no Rio, que é decisiva para a vocação turística e econômica do Estado -, o povo sente que elegeu um Governador que vai dar conta da imensa tarefa. Nós, aqui, estaremos torcendo, apoiando-o em tudo que for necessário. V. Exª sabe o carinho que o Presidente Lula tem por V. Exª, o empenho que teve nessa campanha e a certeza de que juntos ajudarão o Brasil, o Rio de Janeiro a dar um salto de qualidade que o País inteiro espera. Não há turista que venha ao Brasil que não passe pelo Rio. Quer dizer, a nossa vocação turística, artística, intelectual, cultural passa pelo Rio de Janeiro. Então, por tudo isso, desejo um grande governo e conte aqui com nosso mandato para, no que for necessário, apoiá-lo nessa tarefa tão importante para os cariocas e para todo o povo brasileiro. Parabéns, Senador Sérgio Cabral!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Aloizio Mercadante. Fique certo de que esta será a postura do nosso Governo: a postura da integração, que eu já dizia no primeiro turno e que foi ratificada no segundo turno e, sobretudo, após as eleições. Vejo no Presidente Lula um enorme entusiasmo por essa parceira, e muito poderemos fazer pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil. Muito obrigado.

Concedo o aparte ao eminente Senador Marco Maciel, nosso querido Presidente da República, Ministro, intelectual, acadêmico, que também espero ver com freqüência no Rio de Janeiro, não só nas reuniões da nossa ABL, a que estive presente, na semana passada, para a posse do nosso Presidente Marcos Vilaça.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE. Com revisão do orador.) - Nobre Senador Sérgio Cabral, quero inicialmente dizer que tenho por V. Exª uma admiração por hereditariedade. Sou admirador do seu pai, temos uma excelente convivência, por isso a amizade se transfere do pai para o filho. Aproveito a ocasião para, em breve aparte, afirmar que V. Exª se prepara para gerir um Estado que tem uma grande significação não somente na história do País, mas também no seu processo político, econômico-social e, sobretudo, no campo cultural. O Rio continua sendo uma referência no plano cultural além de ser uma cidade - todos aqui reconhecem - que tem um grande charme, um enorme poder atrativo. Também quero expressar a V. Exª os votos de pleno êxito nas suas atividades. Sei que V. Exª contará com o apoio do Senado, como aqui já ficou expresso pela voz dos representantes de seu Estado. Eu já acompanhava suas atividades há algum tempo, como Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa. Fiquei, portanto, muito satisfeito em ver V. Exª eleito Governador do Rio de Janeiro. Ao expressar os votos de pleno êxito, também quero juntar minha certeza de que V. Exª vai contribuir muito para que o Rio de Janeiro viva novos tempos, como deseja não somente seu povo, mas - diria - toda a Nação brasileira. Muito obrigado a V. Exª.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Agradeço as palavras pelo que V. Exª significa no País, na história contemporânea brasileira. Também agradeço pela maneira sempre gentil, querida, generosa com que me recebeu e me tratou nesta Casa. Muito obrigado. Vamos precisar muito de V. Exª no Rio de Janeiro. Sei que V. Exª é um amante do nosso Estado, freqüenta-o, e é muito querido no Rio de Janeiro; portanto, muito vai contribuir conosco. Muito obrigado, Senador Marco Maciel.

Concedo um aparte ao nosso querido Presidente Antonio Carlos Magalhães, figura tão importante e que me faz sempre recordar de Luís Eduardo Magalhães, que, quando Presidente da Assembléia Legislativa, tanto apoio deu ao meu primeiro biênio, decisivo na minha carreira como Presidente da Assembléia. Emociona-me muito conceder esse aparte a V. Exª.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - Agradeço a V. Exª e digo que V. Exª tem qualidades excepcionais de homem público; entretanto, a maior delas é a obstinação. V. Exª, desde que se candidatou a Deputado Estadual, pensou em ser Governador. Nunca lhe saiu da mente e sempre procurava disputar, com a discrição própria dos sábios políticos, até que um dia lhe foi feita a justiça de o colocarem no Governo do Rio de Janeiro. Estou certo da administração excelente que V. Exª vai fazer, apesar das dificuldades que todos sabem que V. Exª vai enfrentar. Mas vencer dificuldades é, talvez, o grande desafio do homem público, e aí é que ele cresce.

Quero também dar um testemunho, como Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, de que V. Exª, sendo membro da Comissão, sempre foi um homem independente, sempre votou com as causas mais corretas, partissem do Governo ou da Oposição, e isso também lhe qualifica para dirigir o seu Estado com o espírito público que lhe é próprio e com a coragem que todo administrador tem que ter para alcançar o êxito. Parabéns a V. Exª.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Antonio Carlos. Poderia extrair inúmeras virtudes de V. Exª, mas, faço questão de destacar uma, neste momento, em função do cargo que assumirei em poucos dias, a de saber escolher os colaboradores. V. Exª forjou, no Estado da Bahia, grandes quadros. Estão aqui dois Senadores: César Borges e Rodolpho Tourinho. V. Exª conseguiu produzir mais de uma geração de homens públicos de enorme qualidade. Saber delegar, promover e motivar é uma grande função do líder, o que V. Exª o fez sempre com enorme competência.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Concedo um aparte ao Senador Eduardo Suplicy, que muito me honrou com seu depoimento e com o seu apoio nas eleições de 2006. Quero lhe agradecer publicamente, Senador Eduardo Suplicy, pelo seu depoimento, que muito emocionou a mim, à minha mulher Adriana, aos meus filhos, aos meus pais, e dizer o quanto isso foi importante na minha eleição para governador. Muito obrigado, Senador. 

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Foi mais do que justo e merecido o meu testemunho sobre o seu trabalho no Senado, o que fez com que V. Exª fosse cada vez mais admirado e apoiado pelo povo do Estado do Rio de Janeiro. Eu gostaria de referir, prezado Senador e agora Governador do Rio de Janeiro, diante de um dos temas que muitas vezes o preocupou e sobre o qual muitas vezes conversamos na Comissão de Assuntos Econômicos, e que tem chamado a atenção da opinião pública do Rio de Janeiro, a destinação dos royalties relativos ao petróleo, à exploração de recursos naturais. Pois bem, eu gostaria de me dispor, junto a V. Exª e a sua equipe, a debater e dialogar sobre o tema. Quem sabe possa o Rio de Janeiro ser pioneiro em uma ação exemplar para o Brasil da aplicação, a mais sensata e adequada, inclusive relacionando a possibilidade de se instituir uma renda básica de cidadania. Não vou me estender agora. Quero apenas dizer que quando V. Exª e a sua equipe desejarem dialogar sobre o tema possa talvez V. Exª ter uma atitude muito inovadora e positiva, em consonância com o que poderá acontecer no Brasil como um todo. Meus parabéns! Toda sorte a V. Exª.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Eduardo Suplicy. Estou à disposição para esse debate; considero-o da maior importância. Inclusive apresentei nesta Casa projeto na direção da redistribuição e redefinição do papel dos royalties.

Fico tranqüilo porque deixarei aqui, numa linguagem jornalística, para “suitar” os meus projetos, Régis Fichtner, que hoje tomará posse como Senador; permanecerá por pouco tempo nesta Casa, uma vez que assumirá conosco a tarefa de governar o Estado como Chefe da Casa Civil, quando então assumirá o mandato de Senador o eminente ex-Deputado do nosso Estado e decano dos Deputados Estaduais, Paulo Duque. Junto com V. Exª, estaremos discutindo este e outros temas.

Concedo um aparte ao Senador Efraim Morais.

O Sr. Efraim Morais (PFL - PB) - Caro Senador e Governador Sérgio Cabral, V. Exª, na realidade, está há pouco tempo conosco, mas, pela competência, pela agilidade e, acima de tudo, pela transparência com que conduz sua vida pública, tira férias do Senado, porque, com certeza, ainda voltará a esta Casa para cumprir a missão como Senador da República, defendendo o seu querido Estado do Rio de Janeiro. Sabíamos, sim, desde o primeiro momento em que tivemos oportunidade de conversar nesta Casa, que V. Exª ficaria pouco tempo aqui, pela sua obstinação, pela sua vontade de trabalhar por sua terra como Governador. Portanto, V. Exª sai desta Casa com a admiração de todos nós, porque se mostrou um parlamentar independente, um parlamentar que quer o melhor para o seu Estado e para o Brasil. E, com certeza, a experiência que lhe fez Deputado Estadual e Presidente daquela Casa, por muitos e muitos anos, faz com que V. Exª tenha o trânsito nessa nova administração. É um desafio que nós acreditamos e confiamos que V. Exª terá sucesso, porque conhece o seu Rio de Janeiro como ninguém. V. Exª mostrou-se realmente um defensor daquela terra e daquele povo. Portanto, cumpra a missão de Governador que esta Casa saberá esperar por V. Exª com mais experiência, mais experiência para que possa ensinar a outras gerações que por aqui haverão de passar. Que Deus lhe proteja e que V. Exª faça um grande trabalho em defesa daquela terra maravilhosa, o nosso querido Rio de Janeiro!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - E fique sabendo, Senador Efraim - V. Exª, aliás, já sabe há muito tempo, pois assim que cheguei a esta Casa, e nos conhecemos, eu o informei - que é com o sangue que muito me honra, paraibano, de meu avô Francisco Correia de Oliveira.

Concedo um aparte ao Senador Eduardo Azeredo.

O Sr. Eduardo Azeredo (PSDB - MG) - Senador Sérgio Cabral, os mineiros têm um interesse muito especial nas eleições do Rio de Janeiro, não só porque temos mais de um milhão de mineiros morando no Rio, mas, também, pela empatia que existe entre Minas e o Rio de Janeiro. E foi com muita alegria que vimos a sua eleição. E a expectativa que temos é de que - junto com o Governador Aécio Neves - poderá fazer uma dobradinha muito boa em benefício dos dois Estados e do País. Eu o conheci ainda na época do nosso Partido, do PSDB; lamentei a sua saída para o PMDB, mas vejo que também lá agora o nosso Partido está ao seu lado, inclusive com a presença do Secretariado. Aqui, no Senado Federal, eu me recordo sempre da sua atuação, especialmente na Comissão de Educação, nas questões ligadas ao teatro e ao cinema. A sua companhia sempre foi agradável, de quem realmente sabe o que é o interesse público. Nestas breves palavras, desejo muito sucesso a V. Exª. Que V. Exª seja realmente um grande Governador do Rio de Janeiro, para o bem dos cariocas e dos mineiros!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Eduardo Azeredo, querido amigo de longa data. Muito me emociona o aparte de V. Exª, pela nossa amizade e pela admiração que tenho por V. Exª, pelo grande Prefeito de Belo Horizonte e grande Governador do Estado de Minas Gerais que foi.

Concedo um aparte ao meu querido Senador que tantas histórias, tantas alegrias e tanta experiência me passou, sentado ao seu lado na bancada do Senado Federal, Senador Mão Santa.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Sérgio Cabral, quis Deus nos conhecêssemos no gabinete do Senador Renan Calheiros, quando Líder do Partido. Desde lá, somos vizinhos na Ala Afonso Arinos, um grande Senador do Rio de Janeiro. Aqui, na bancada, fomos vizinhos. Também os melhores lugares do mundo são o Rio de Janeiro e o Piauí, no Delta - afinidade com o mar que nos liga. Eu queria dizer ao amigo que a fé em V. Exª é grande. Estou com o livreto do Senador José Jorge e, quando fiz um, pedi para o amigo fazer o prefácio, tanta era a crença que eu tinha nessa juventude. Shakespeare disse que a sabedoria está em somar a ousadia da juventude - a de V. Exª - e a experiência dos mais velhos, que é o seu pai. Então, V. Exª tem tudo. V. Exª é o mais jovem daqui, o mais novo. Quero dizer algo a V. Exª - talvez V. Exª nem tivesse nascido: Deus fez o Rio de Janeiro. Colocou até o filho dele lá em cima do monte, o Cristo, e tal. Nos anos 60, nasceu até um samba: “...de dia falta água, de noite falta luz”. Estava todo mundo desesperado. Eis que surge um bravo homem, um bravo brasileiro, jornalista como V. Exª, combativo e firme, que tinha brilhado no Legislativo. Ninguém acreditava nele, mas ele foi lá e fez a melhor obra administrativa. Eu estava lá. Não bastassem o Túnel Rebouças, a Adutora do Guandu, o Parque do Flamengo. V. Exª ainda não tinha nascido, mas ali, no túnel novo de Botafogo, as favelas pareciam um presépio. Estou-me referindo a Carlos Werneck de Lacerda. Então, vivi naquela época, e o que me impressionou foi que estava escrito em todas as escolas: há vaga. Atentai bem. Algo que também me impressionou foi quando Carlos Lacerda disse-me que governar é fácil; é fazer que façam. E outra: já havia corrupção. Ele dizia que não iria atrás de ladrão, porque senão não trabalharia, mas, quando ele via, punia. Esse era o Carlos Werneck Lacerda. Deus, que colocou lá o símbolo do seu filho, no lugar mais alto - o Cristo Redentor -, não iria abandonar o Rio de Janeiro. Deus não abandona. Foi assim quando seu povo precisou, estava sofrendo: Ele colocou Davi para destruir Golias e Moisés para libertar seu povo. E o povo do Rio de Janeiro, desesperado ante a violência que campeia e que acaba com a Cidade Maravilhosa, buscou o seu filho - preparado, jovem, garboso -, que aí está e que vai, como Davi, como Moisés, com toda força e esperança, reconstruir a Cidade Maravilhosa. Vai ser um Governador maravilhoso. Seja forte, bravo e feliz!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Mão Santa.

Concedo a palavra ao Senador César Borges.

O Sr. César Borges (PFL - BA) - Prezado Senador Sérgio Cabral, Governador diplomado do Estado do Rio de Janeiro, V. Exª não sabe da minha alegria pessoal em vê-lo comandando esse grande Estado do Rio de Janeiro, essa grande cidade. V. Exª talvez seja o político da atualidade que mais incorpora o espírito do Rio de Janeiro: alegre, afável, articulado, inteligente. Não é de agora que tenho admiração por V. Exª. Fui Deputado Estadual como V. Exª, e quem preside por tanto tempo uma assembléia legislativa é porque tem todos os atributos e é querido pelos seus Pares. Como foi na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, foi, aqui, no Senado. A presença de V. Exª enriqueceu esta Casa e todos nós que participamos desse momento de convivência. Tenho certeza de que o Rio de Janeiro está muito bem entregue em suas mãos. Assisti à entrevista do Jô Soares e vi um político suave, mas firme, afável, mas determinado. Então, tenho certeza de que o Rio de Janeiro terá dias melhores com V. Exª. O povo do Rio de Janeiro encontrou-se com o seu Líder. Isso é muito bom, Sérgio. Que Deus o ajude. O desafio é muito grande, mas a sua vida e o seu currículo nos dão a certeza de que voltaremos a ter essa cidade, que é a capital de todos os brasileiros. Na verdade, o Rio de Janeiro está no coração de todos nós. Temos a capital do nosso Estado, e Brasília é a capital administrativa, mas o Rio de Janeiro é a capital do coração, que, pelo menos, nós dessa geração - você é mais novo do que eu - aprendemos a admirar. Quando eu passava um ano da minha vida sem ir ao Rio de Janeiro, ainda jovem, não sentia que, realmente, aquele ano tinha sido completo. Espero que, agora, essa alegria do Rio de Janeiro volte com você à frente do Governo. Espero que Deus o ajude e que o Cristo Redentor o abençoe a fim de que realize o que pretende pelo Rio de Janeiro.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador César Borges, verdadeiramente um amigo do Rio de Janeiro, um apaixonado pelo meu Estado, de vasta experiência pública como Deputado e Governador de Estado, tendo feito um belíssimo governo pela Bahia. Há uma identidade enorme entre mim e V. Exª e entre os nossos dois Estados, que têm uma identidade muito forte. Fico muito feliz com o aparte de V. Exª.

Ouço, com prazer, a Senadora Patrícia Saboya Gomes, do Ceará.

O Sr. Tasso Jereissati (PSDB - CE) - Pela ordem, Senador.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Pois não.

O Sr. Tasso Jereissati (PSDB - CE) - Um protesto: a Senadora mais nova da Casa é a Senadora Patrícia.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Mas disso eu não tenho a menor dúvida. É que os colegas de V. Exª chamaram a atenção para Senador. As Senadoras eu diria que são todas elas muito jovens.

Senadora Patrícia, por favor.

A Sra. Patrícia Saboya Gomes (Bloco/PSB - CE) - Meu querido Senador Sérgio Cabral, permita-me assim chamá-lo, pelo carinho, pela admiração e pelo respeito que tenho por V. Exª. Logo antes de chegar a esta Casa, tivemos oportunidade, nós dois, de ser entrevistados no programa da Marília Gabriela. E ali eu o conheci pessoalmente V. Exª, apesar de há muito tempo já ouvir falar no jovem líder do Rio de Janeiro, com um talento enorme para a política. Mas, como todos que me antecederam aqui falaram, V. Exª trouxe, com a sua inteligência, com a sua capacidade, com a sua seriedade, ao mesmo tempo, leveza para esta Casa. Assim como traz o Rio de Janeiro para todos nós. Tive o privilégio de passar a minha infância morando no Rio de Janeiro, essa terra que certamente está no coração de todos nós, brasileiros. Venho de uma terra tão linda, como é o Rio de Janeiro, que é o meu querido Estado do Ceará. E cada vez que vou ao Rio fico muito feliz, porque sei que os melhores garçons, os melhores chefs de cozinha são do nosso querido Ceará...

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - É verdade.

A Srª Patrícia Saboya Gomes (Bloco/PT - CE) -...que acaba exportando para o Rio de Janeiro a nossa gente tão querida, tão generosa e tão acolhedora. Quero aqui desejar a V. Exª um governo maravilhoso, como merece o povo do Rio de Janeiro. Sei que está à altura V. Exª, por toda a sua capacidade, a sua compreensão, mas, acima de tudo, por ser um governante que vem trazendo no coração a sensibilidade para governar. V. Exª aqui se dedicou muito às causas sociais, principalmente aos mais velhos, tendo cuidado e atenção para com eles. Sempre que precisei, na minha luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente, contei também com a palavra firme de V. Exª. E o que mais admiro em V. Exª, se é que posso resumir em uma tantas qualidades, é o seu amor por essa terra tão encantadora. Todos os momentos em que esteve aqui em pauta o Rio de Janeiro, V. Exª foi suprapartidário e conseguiu dar um tom que certamente mostrou a sua garra e sua coragem na defesa de sua terra e de seu povo. Desejo a V. Exª um grande governo e, à sua esposa, Adriana, que está aqui, a seu caçulinha e aos seus outros filhos, muita sorte, muita paz e muita energia. Que estes próximos quatro anos sejam feitos de muitas realizações naquela terra tão maravilhosa. Boa-sorte e que Deus o conduza com o melhor que pode dar ao povo do Rio.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senadora Patrícia. Quero aqui, desde já, assumir um compromisso com V. Exª, que se destacou nesta Casa, entre os inúmeros trabalhos que realizou nestes quatro primeiros anos, pela dedicação e pela luta contra a prostituição infantil, denunciando-a e comandando uma CPI com enorme competência. Quero dizer que o nosso governo estará comprometido com essa causa. Fique certa V. Exª de que terá um Governador parceiro. Muitas causas me comovem, mas essa me comove muito. Conte comigo, oriente-nos, ajude-nos a combater essa desumanidade.

Gostaria de conceder a palavra ao Senador Magno Malta. Há muitos Senadores esperando com paciência, tais como o Senador Rodolpho Tourinho, o Senador Cristovam Buarque e a Senadora Heloísa, mas o Senador Magno Malta começou a fazer gestos que me preocuparam, gestos que sugeriam que iria se levantar e nos abandonar.

Senador Magno Malta, não posso abrir mão de ouvir V. Exª.

O Sr. Magno Malta (Bloco/PL - ES) - Nenhum gesto que me comprometa ou que comprometa V. Exª ou a Casa!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Não, são gestos de carinho, mas de sofreguidão.

O Sr. Magno Malta (Bloco/PL - ES) - É que estou aqui há tanto tempo! Sei que, nesta Casa, a exemplo da caserna, antiguidade é posto. Agradeço, Governador Sérgio Cabral, a oportunidade que a mim é concedida, que a mim é dada por Deus de poder aparteá-lo neste momento. V. Exª é um jovem, e o que falo neste momento V. Exª já ouviu de quase todo mundo. Como disse o Senador Geraldo Mesquita, V. Exª, quando chegou a esta Casa, disse que iria ficar quatro anos, porque iria voltar ao Estado do Rio para ser Governador. Também ouvi isso de V. Exª desde o começo. E V. Exª sabe da relação que tenho com o Rio de Janeiro, principalmente com o segmento onde professo minha fé, até pelas relações que estabeleci quando presidia a CPI do Narcotráfico. Hoje vejo V. Exª se despedindo, Governador de um Estado como o Rio de Janeiro, tão importante para a Federação, tão importante para o meu Estado, o Espírito Santo, e tão próximo dele. Tenho certeza de que as relações serão as melhores possíveis com V. Exª, as relações do Estado do Espírito Santo com o Estado do Rio de Janeiro. Tenho certeza de que ganharemos e certamente também ofereceremos a V. Exª, na sua gestão, as experiências vividas por nosso Estado de maneira a poder colaborar. V. Exª é um jovem e tem a natureza determinada do bom gestor - V. Exª já provou isso -, até pela energia de sua juventude. A situação que o Rio de Janeiro vive hoje já vem de alguns anos, portanto, fazem-se necessárias atitudes muito corajosas. Nos últimos dois dias, temos visto essa operação no Rio com relação aos caça-níqueis, que infelizmente começaram a entrar no Brasil por meu Estado, pelos portos do Estado do Espírito Santo. Contrariando a Constituição brasileira, bingos são abertos com liminares. E os bingos hoje, juntamente com os caça-níqueis, provocam mortes, corrupção, contravenção. E aqui reafirmo o meu interesse com a tal CPI dos Bingos, que era exatamente poder investigar tudo isso e quebrar essa malha desgraçada que tanto fere a moral, a honra da sociedade brasileira. Tenho certeza de que V. Exª terá um bom desempenho na tarefa de governar o Rio, e digo isso por sua juventude, por sua determinação, por sua força, por seu querer bem, por sua paixão pelo Brasil e pelo Rio, essa cidade maravilhosa que hoje paga o preço de não ter um turismo tão intenso como poderia ter por conta da violência. V. Exª poderá contar com a ajuda de todos nós, em mim de maneira muito especial, porque esse tema é muito importante. V. Exª terá alguém que poderá ajudá-lo e poderá ajudar o Brasil na luta para debelar essa violência que tanta afugenta aqueles que gostariam de ver o Rio de perto, de repetir uma visita ao Rio, mas que ficam temerosos diante de tantas notícias ruins por conta da violência que ultrapassou todos os limites no Brasil. Quero desejar-lhe boa sorte. Na condição de Governador de um Estado importante, sei que V. Exª poderá contribuir muito, por exemplo, para que tenhamos um orçamento carimbado para a segurança pública, a exemplo do que acontece com a Educação hoje no Brasil. O partido forte a que V. Exª pertence muito poderá colaborar neste momento, muito poderá fazer para ajudá-lo a dar certo no Rio de Janeiro. Se V. Exª der certo no item segurança pública no Rio de Janeiro, já terá feito um serviço para cem anos de gratidão. Desejo-lhe muita sorte e peço a Deus que o abençoe em sua gestão, na definição da composição de seu governo, na escolha daqueles que ficarão a seu lado - V. Exª necessitará que tenham extrema lealdade com V. Exª no exercício do governo. É extremamente importante que as pessoas tenham lealdade e compromisso; mais do que competentes, é preciso que sejam leais. V. Exª vai precisar muito disso, e é o que lhe desejo. Muito me acrescentou a convivência com V. Exª nesses quatro anos como seu companheiro nas comissões e aqui no plenário, muito me acrescentou ouvir V. Exª, ver suas posições e sua disposição. Somos quase da mesma idade e a mim me acrescentou a sua amizade, o seu gesto afetuoso sempre, a sua maneira de cumprimentar. Essas coisas todas ficam, porque o ser humano não quer muita coisa, quer apenas atenção, afeto, um bom-dia, um gesto educado. A maioria dos seres humanos quer isso. É lamentável que nem todos saibam dar um bom-dia, ter um gesto educado, dar um abraço e dizer que é um prazer ver você. São coisas que contam para a vida da gente, e V. Exª age assim. Por isso, para mim, V. Exª vai fazer muita falta, mas o Rio de Janeiro vai ganhar, e é mais importante que percamos aqui e ganhe a população do Rio. Não tenho dúvida de que Deus lhe ajudará a fazer uma grande gestão no Rio de Janeiro. Boa sorte a V. Exª e muito obrigado pelo aparte.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Muito obrigado Senador Magno Malta por esse depoimento tão carinhoso, afetuoso e amigo.

Concedo um aparte ao Senador Rodolpho Tourinho, nosso querido amigo da Bahia.

O Sr. Rodolpho Tourinho (PFL - BA) - Meu caro Senador Governador, tive o prazer de conhecê-lo como Presidente da Assembléia Legislativa de seu Estado quando era do Governo Federal. Via V. Exª sempre lutando por seu Estado naquela área de que tratávamos juntos, a área de gás, da energia, do petróleo. Aqui, durante esses quatro anos, também tive a alegria de poder conviver com V. Exª, mesmo com todos os receios que temos em relação a essa área. Espero poder ser de alguma valia ao prezado amigo e continuar nossas conversas sobre uma coisa que sei que é tão importante para V. Exª e para o seu Estado e que está muito aqui no coração também. Desejo-lhe muitas felicidades. Um grande abraço.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Rodolpho Tourinho. E fique certo de que V. Exª será de grande valia no nosso governo como orientador que tem ascensão técnica muito grande sobre todos os nossos colaboradores - Wagner Victer, Julio Bueno, Joaquim Levy, são todos admiradores de V. Exª.

Concedo um aparte ao Senador Romeu Tuma.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Senador Sérgio Cabral, como o Senador Rodolpho Tourinho, eu o conheci na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Presidia eu, à época, a CPI do Furto e Roubo de Veículos, e V. Exª, com aquele carinho todo especial, cedeu-nos um espaço para que pudéssemos realizar audiências. O Senador Ney Suassuna me levou para almoçar num restaurante cuja qualidade proporciona prazer a meu paladar até hoje. Eu peço todo dia para ele me levar outra vez, mas ele, ocupado com a campanha, não pôde fazê-lo. Eu quase peço a ele, Senadora Heloísa Helena, para ser seu Secretário de Segurança para ficar mais perto...

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Seria uma honra!

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - ... e ajudá-lo a vencer essa terrível onda de criminalidade que lá está. Seria um desafio grande para um velho policial. Mas V. Exª tem qualidades excelentes para melhorar a configuração do Rio de Janeiro e termos de volta aquele turismo entusiasmado que o Rio de Janeiro sempre trouxe como divisa para o seu Estado e para o País. V. Exª, como Presidente da Sub-Comissão de Cinema, Teatro e Cultura, teve um papel importantíssimo de congregar essas áreas, inclusive assinei com V. Exª uma emenda de R$30 milhões que foi liberada...

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - É verdade.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - E agora, nesta semana, o Presidente e as Lideranças, nós discutimos muito o projeto de benefícios à cultura e ao esporte. E houve uma união aqui, provavelmente o seu espírito estava no centro da discussão. V. Exª não sabe o tamanho do coração e da alma que tem, como amigo... E essa empatia natural pelas pessoas de bem nasceu na primeira visita que lhe fiz. Então já sinto saudades da sua ausência. A Senadora Heloísa Helena me fez chorar outro dia, eu quase estou chorando ao saber que V. Exª também vai embora. Temos tido uns dias tristes aqui, Senadora Heloísa Helena, porque as pessoas amigas, lutadoras, batalhadoras estão dando adeus ou até logo, não sei. Mas sei que vão servir aos seus Estados com toda a garra que sempre demonstraram; e a Senadora Heloísa Helena também irá servir ao País com o bom exemplo que sempre deu nesta Casa. Desejo que o Cristo Redentor movimente a mão direita para abençoá-lo; não quero vê-lo de braço duro. Quando V. Exª assumir, ele irá fazer o sinal da cruz para ter certeza do bom governo que realizará.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Muito obrigado, Senador Romeu Tuma.

Quero dizer-lhe que o nosso Secretário de Segurança, seu admirador, José Mariano Beltrame recorrerá muito a V. Exª para obter conselhos e experiências. V. Exª nos marcou muito. Vejo aqui cadeiras vazias em função da diplomação dos eleitos no Rio Grande do Sul, do TRE do Rio Grande do Sul. Falo do meu querido Senador Pedro Simon e do Senador Paulo Paim, que comigo trabalhou. Obtivemos êxito na elaboração do Estatuto Nacional do Idoso. V. Exª foi um grande colaborador e, no dia da votação, emocionou todo o Plenário ao, emocionado, falar a respeito do tema do idoso.

Muito obrigado, Senador Romeu Tuma.

Concedo um aparte ao Senador Valter Pereira que, de maneira muito competente, honra seu mandato pelo Mato Grosso do Sul na vaga do nosso querido e inesquecível Senador Ramez Tebet.

O Sr. Valter Pereira (PMDB - MS) - Senador Sérgio Cabral, não tive o privilégio de conviver com V. Exª no Senado. Na condição de peemedebista atávico, de um dos fundadores do MDB nos idos de 1966, tenho acompanhado, como não poderia deixar de ser, o que acontece no PMDB nos vários Estados do nosso Território. Foi com muita alegria que vi V. Exª despontar nesse mundo político com tanto vigor, com tanta força, com tanto idealismo. No convívio que tive com nosso amigo comum, Senador Ramez Tebet, que tinha V. Exª no mais alto conceito, sempre ouvi dele as referências mais elogiosas, não só sobre a sua postura política como também sobre a sua conduta pessoal. De sorte que, dada a vinculação partidária, dado o interesse de crescimento do nosso Partido, dessa grande árvore que enfrentou a Ditadura e que produziu grandes frutos como V. Exª, sempre tive a melhor das impressões, sempre tive a certeza de que V. Exª seria o sucesso que realmente se revelou no Senado Federal. Quero lhe dizer, Senador Sérgio Cabral, que, enquanto peemedebista, sinto-me orgulhoso e que o PMDB de Mato Grosso do Sul, que acompanhou atentamente toda a evolução do processo eleitoral do Rio de Janeiro, sente o maior orgulho. Todos nós, hoje, sentimos o maior orgulho de ter em nossos quadros uma liderança com tanta credibilidade e com tanta vontade de servir ao povo como V. Exª. Tenho certeza de que V. Exª vai realizar um grande trabalho em favor do Rio de Janeiro e, com segurança, apresentar-se ao povo brasileiro como uma das grandes alternativas para enfrentar os grandes problemas que enfrenta o povo brasileiro. Depois de finda a sua missão no Rio de Janeiro, tenho a convicção de que uma larga, grande avenida estará aberta para V. Exª, mas espero que V. Exª vá percorrer não apenas a avenida do Rio de Janeiro, mas a avenida do Brasil, dentro do seu Partido, o PMDB, que hoje se sente orgulhoso de tê-lo em nossos quadros.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Valter Pereira. Concedo um aparte ao Senador Cristovam Buarque, nosso maior paradigma referência na defesa da Educação.

O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - Muito obrigado, Senador Sérgio Cabral, mas aqui estamos para homenagear V. Exª. Confesso que tenho pouca coisa a dizer além do que já disseram. Apenas uma: seu papel na Comissão da Educação, na defesa da cultura, setor que nós, da Educação, muitas vezes, esquecemos, como se fosse possível. Vi a maneira como V. Exª criou subcomissões, como defendeu a subcomissão; sua defesa, sobretudo, da música como atividade fundamental. Quero deixar esse registro e fazer um pequeno comentário - e V. Exª fique à vontade para comentar de uma maneira ou de outra. Quero lembrar que o Brasil inteiro tem uma dívida com o Rio de Janeiro. E eu, como representante do Distrito Federal, quero afirmar essa dívida. A transferência da capital do Rio de Janeiro para cá não foi administrada como deveria, no sentido de dar as salvaguardas que o Rio de Janeiro merecia. Precisamos pagar essa dívida. Portanto, V. Exª conte comigo e com nossos colegas, certamente, para o que for possível fazer, em nome do Brasil, para pagar essa dívida. Mas também gostaria de dizer que o Rio de Janeiro tem uma dívida com o Brasil, porque o Rio de Janeiro iniciou uma das mais belas experiências educacionais que o País já teve, que foram os CIEPs, a escola em horário integral. Eu gostaria de pedir que ajude o Rio de Janeiro a trazer de volta para o Brasil essa experiência. Não precisa ser o nome CIEP, não precisa ser um projeto arquitetônico, porque isso não é fundamental, mas trazer de volta a idéia de que, no Rio de Janeiro, é possível termos as escolas em horário integral. E eu, pessoalmente, não tenho dúvida de que se V. Exª fizer - e outros governadores continuarem - grande parte dos problemas que temos no Rio, especialmente de violência, serão não resolvidos, mas diminuídos. Fica aqui minha manifestação, como brasileiro representante do Distrito Federal, de ajudar a pagar a dívida do Brasil com o Rio de Janeiro e minha posição, como seu amigo, seu colega aqui e seu admirador, de pedir: ajude o Rio a pagar essa dívida com o Brasil, recuperando um projeto tão bonito, que foi interrompido por governadores posteriores a Leonel Brizola.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Senador Cristovam Buarque, fique certo de que vamos perseguir esse objetivo e tendo, como V. Exª bem observou, o foco na educação, sobretudo no professor. É valorizando o professor que levaremos a educação a um outro patamar e ofereceremos às nossas crianças e aos nossos jovens uma educação de qualidade, como V. Exª disse durante todo este ano na campanha e como vem dizendo ao longo da sua vida pública, como governador, reitor e Senador. Esse é o nosso compromisso.

E o horário integral é, de fato, o objetivo maior para dar às nossas crianças uma educação de qualidade.

Concedo um aparte à nossa querida Senadora Heloísa Helena, outra brava mulher que tantos serviços prestou a este País nesses últimos anos, sobretudo com uma campanha tão bonita, sendo abraçada pelo Rio de Janeiro com muito carinho.

A Srª Heloísa Helena (P-SOL - AL) - Senador Sérgio Cabral, tive a oportunidade de vivenciar momentos muito especiais em todos os Estados brasileiros. Essa campanha presidencial foi uma experiência preciosa, um misto de angústia, agonia e delicadeza; coisas tão preciosas que, com certeza, levarei para sempre na minha alma, no meu coração. E o Rio de Janeiro, como lembrou V. Exª, deu-me uma votação muito especial, que só gente muito generosa é capaz de fazer. Há dois fatos sobre os quais quero falar com V. Exª, mesmo sabendo que ainda têm outros Senadores querendo fazer um aparte e o tempo está-se encerrando. Estive em muitos lugares do Rio de Janeiro: nas belas praias, nas cidades do interior, nos morros, nas favelas, nas periferias. Houve um momento em que se publicou em um jornal que haviam me impedido de entrar em uma... Não vou citar, V. Exª sabe do lugar de que estou falando. Isso não é verdade! O que me deixou triste e constrangida como mãe e como mulher foi ver um menino - e naquele momento vi o meu filho quando era daquela idade - que, em vez de estar tocando piano, jogando basquete ou com um livro na mão, estava com um maldito fuzil e com um radinho do lado para avisar o que poderia acontecer. O que vi no Rio de Janeiro é o que está acontecendo na periferia da minha Alagoas, é o que acontece em cidades do interior de todo o Brasil. Entre as crianças que foram meus amigos de infância, muitos foram presos e estão em penitenciárias em razão do narcotráfico. Dos meninos que brincavam com meus filhos na minha casa, a cada Natal, desaparece um. Então, há um fato que aconteceu na mesma semana. Digo sempre que a dor de uma mãe que perde o filho assassinado é a mesma, seja a dor de uma criança arrastada pelo narcotráfico, seja a dor da mãe de um policial que perde o filho assassinado pelo narcotráfico; a dor de uma mãe que perde um filho é a mesma. Sua esposa Adriana ou eu, como mães, só de imaginar, sabemos qual é o significado disso. Na mesma semana, estive no morro conversando com mães cujos filhos foram vítimas da violência policial. Lá estavam mães dos filhos inocentes que foram assassinados e dos filhos que elas diziam que se haviam envolvido com o narcotráfico. No outro dia, por pura coincidência, estive em São Paulo, mais precisamente na Associação dos Policiais, e vi pessoas que tinham perna ou que não tinham perna, que eram tetraplégicos ou paraplégicos, vítimas do crime organizado, enfrentando o narcotráfico. Estive nos dois lugares, em setores tão diferentes. Imaginei que os policiais fossem falar muito mais das condições de trabalho, de salário. No entanto, disseram-me: “Senadora Heloísa Helena, se não houver coisas para esses jovens fazerem, é impossível o aparato policial resolver a questão da violência”. A mesma coisa, no dia anterior, disseram-me as mães dos meninos: “Heloísa, se houvesse aqui uma quadra para os meus filhos brincarem, em vez de serem arrastados pelo narcotráfico, não iriam para lá”. É só disso que precisa. É pobre matando pobre; miserável matando miserável. Às vezes, o pobre, desumanizado, que não tem mais nenhum amor no coração, porque a sociedade maldita tirou tudo o que ele podia ter de humano, sai por aí pensando que pode matar o meu filho, o seu filho e qualquer outra pessoa nas ruas. Então, é só esta a solução: possibilitar que o Estado adote - e não se trata de assistencialismo algum - suas crianças e seus jovens antes que o narcotráfico, a prostituição e o crime organizado os levem. Quem trabalha com crianças que já estão nas ruas envolvidas com o narcotráfico ou com a prostituição sabe o quanto é penoso, o quanto é quase impossível retirá-la das ruas, porque, depois que têm dinheiro, que já estão sob risco, não é fácil. Portanto, V. Exª vai olhar por tudo. A política de segurança pública tem de ter uma ação implacável contra o crime organizado, uma grande empresa capitalista que arrasta, como mão-de-obra barata, crianças e jovens pobres. É claro que seduz também os filhos da classe média, porque digo que qualquer um de nós pode ter um filho arrastado para a estrutura maldita das drogas. Mas os filhos da pobreza têm quase como único destino, como único carimbo, seguir esse caminho. Então, o Estado tem de adotar as crianças e os jovens antes que o crime organizado os leve. Assim, até pelo amor que o Rio de Janeiro me deu, amor grande - digo sempre que tenho o Rio de Janeiro tatuado no meu coração -, peço que V. Exª faça o melhor com o que Deus e com o que o povo carioca lhe deu. Sei das relações respeitosas que tem o meu querido Milton Temer, o companheiro Eliomar, todos os nossos companheiros do P-SOL, da Frente de Esquerda, que tive a oportunidade de lá representar, do PCB, do PCR, do PSTU, todos desejam - como tenho certeza de que os outros que foram candidatos e adversários de V. Exª desejam também - que V. Exª acolha, olhe por todas as áreas, por todas as áreas. Vamos tentar salvar uma geração, pois salvando uma geração, mudamos a história do Brasil!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - V. Exª tem toda a razão. E será exatamente essa a nossa linha. A segurança pública, Senadora, tem de ser um instrumento de inteligência, da informação bem trabalhada, da capacidade da polícia de fazer o seu trabalho, usando a violência como último recurso, e não como primeiro recurso. V. Exª está coberta de razão.

No que diz respeito à luta permanente para ganhar essas crianças e esses jovens para o caminho do bem, V. Exª pode estar certa de que esse é o nosso objetivo. Pode ficar certa disso. Vamos oferecer todo o aparato do Estado para entrar nas famílias e para recuperá-las, já que são o cerne de tudo isso. Há famílias que são despedaçadas, desorganizadas, muitas vezes aniquiladas, deixando a criança, o adolescente perdidos e desorientados nas mãos do tráfico. V. Exª está absolutamente correta. Devemos apoiar as prefeituras com uma política de creches, com uma política de educação que vise à educação integrada, ao esporte, ao lazer, à cultura e ao trabalho. Enfim, devemos dar a essas crianças e jovens a possibilidade de uma vida digna.

Concedo um aparte à Senadora Lúcia Vânia, do Estado de Goiás.

A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - Querido Senador Sérgio Cabral, já foi evidenciada aqui toda a sua identificação com a cidade do Rio de Janeiro, a sua capacidade de articulação, a sua inteligência, a sua perspicácia e, acima de tudo, a sua lealdade com seus companheiros no Senado Federal. Porém, gostaria de evidenciar a parte sensível da sua personalidade que conheci quando ainda jovem Presidente da Assembléia Legislativa. Chegando ali para visitá-lo, encontrei-o rodeado de idosos, num trabalho que V. Exª vem fazendo desde os primeiros anos da sua juventude. Hoje, quando V. Exª se despede de seus colegas, V. Exª deixa nesta Casa uma marca muito importante; foi aqui que V. Exª criou a Cidade Amiga do Idoso; foi aqui que V. Exª relatou, quando eu era Presidente da Comissão de Assuntos Sociais, o Estatuto do Idoso; foi aqui que V. Exª todas as vezes assumiu com firmeza a voz em defesa dos aposentados, das crianças e dos adolescentes. Sei que V. Exª vai fazer um governo que o Rio de Janeiro todo espera, um governo que devolva ao Rio a sua capacidade de investimento, a sua capacidade de gerar emprego, enfim, que o Rio não seja apenas visto como a cidade bonita do Brasil, mas que seja também a cidade que tem uma boa qualidade de vida. Sei que, acima de tudo, V. Exª não vai deixar de lado o social, porque V. Exª já deixou essa marca nesta Casa. Acredito que a sua experiência vai levá-lo a fazer um dos mais belos trabalhos nessa área na cidade do Rio de Janeiro. Portanto, leve o meu abraço, o meu carinho e, principalmente, o meu desejo de que V. Exª seja um verdadeiro sucesso no Rio de Janeiro.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senadora Lúcia Vânia, que, de fato, conheci como Secretária do Ministério da Previdência, fazendo um trabalho extraordinário na área de ação social. V. Exª está absolutamente correta: o desenvolvimento econômico não é incompatível como desenvolvimento social. Ao contrário, eles caminham juntos.

Concedo um aparte ao Senador Ney Suassuna, um querido amigo do Rio de Janeiro e que, muitas vezes, defendeu o nosso Estado ao longo dos seus mandatos aqui no Senado.

O Sr. Ney Suassuna (PMDB - PB) - Muito obrigado, Senador Sérgio. Eu não poderia deixar de dizer da minha felicidade de saudar aqui o Governador do Estado do Rio de Janeiro. Tive a honra de estar com V. Exª por todos estes anos no Senado. Conhecia profundamente a história de V. Exª no Rio de Janeiro, uma carreira de sucesso. E vejo este momento agora como um rito de passagem do Parlamento para o Executivo. Tenho certeza de que será outro sucesso. Estou torcendo muito por isso. Tenho muita fé e esperança de que haja uma transformação no nosso Rio de Janeiro. Torci muito por sua eleição. Nós que militamos também no Rio de Janeiro sabemos o quanto precisamos de uma mão firme, mas com prudência, de alguém que pegue o leme e leve o Estado, que tem tudo para ser o melhor do País. Estou torcendo tanto que não chego a ficar triste em sua despedida nesta Casa. Estou alegre pelo que sei que fará pela Cidade Maravilhosa e pelo Estado do Rio de Janeiro. Parabéns! Como Líder do Partido, digo que o PMDB se orgulha muito do Governador e do Senador Sérgio Cabral.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Ney Suassuna.

Concedo um aparte ao querido Senador Antero Paes de Barros.

O Sr. Antero Paes de Barros (PSDB - MT) - Governador Sérgio Cabral, com alegria enorme vi a sua eleição. Evidentemente, o meu Partido, em seu Estado, teve candidato no primeiro turno e eu, a distância, torcia por uma boa votação de Eduardo Paes. Mas também torcia para que, não sendo eleito Eduardo Paes, V. Exª assumisse o Governo do Rio de Janeiro. Claro que todos os candidatos se sentem cariocas, mas acho que V. Exª era o mais carioca dos candidatos. V. Exª tem algumas coisas importantes a fazer no Rio. Recupere a imagem do Rio de Janeiro. Todos nós sentimos que o Rio de Janeiro é um pouco o segundo Estado de cada brasileiro. O Rio de Janeiro precisa recuperar a sua potencialidade turística, precisa recuperar a beleza da Cidade Maravilhosa. É claro que, para recuperar o turismo, precisa recuperar a segurança; é claro que a segurança é instrumento de desenvolvimento; é claro que a segurança é instrumento de geração de empregos. Mas é claro também que o Rio vai ter um momento glorioso com o Pan 2007. V. Exª, que gosta de esporte e apóia o Pan 2007, use o prestígio de Governador do Rio de Janeiro para ajudar esse evento. Transforme o Rio de Janeiro na segunda casa de todos os brasileiros e na primeira casa de todos os que visitam o Brasil, porque o Rio é, sem dúvida nenhuma, a eterna capital, um Estado de que todos gostamos e que V. Exª vai ter a honra de governar. Fico muito feliz com sua eleição, sabendo da enorme responsabilidade que V. Exª tem com os da sua geração. O futuro pertence a V. Exª. Quero desejar todo o sucesso do mundo. Se V. Exª for no Rio de Janeiro o competente Senador que foi aqui, tenho certeza de que será um Governador importante para aquele Estado. Estarei, lá do Pantanal do Mato Grosso, torcendo por V. Exª. Parabéns e felicidades! E que não ajude só o Vasco, ajude o Botafogo também.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Com o maior prazer. Obrigado, Senador Antero Paes de Barros.

Concedo um aparte ao Senador Heráclito Fortes.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Meu caro Senador Sérgio Cabral, V. Exª, que, neste instante, cumpre um aviso prévio nesta Casa, que lhe foi imposto pelo povo do Rio de Janeiro, evidentemente deve estar a avaliar sua passagem pelo Senado. Para uns, pode ser curta; para outros, nem tanto. Pelo menos uma coisa eu testemunho: foi fértil. V. Exª, e eu testemunho, deixou aqui a marca da sua luta na defesa do Rio de Janeiro. Sofri com a sua perseguição e com a sua fiscalização num projeto em que eu relatava, exatamente o Projeto da Anac, que tantas incertezas têm dado ao Brasil hoje. V. Exª, àquela época, exigiu a permanência da parte vital da empresa no Rio de Janeiro. Queriam-lhe tomar, V. Exª não concordou e, por meio de uma luta indormida, de muita garra, conseguiu a vitória. V. Exª teve a competência de, durante todos esses quatro anos, ser um defensor do Rio de Janeiro nesta Casa como há muito tempo não se via. Parabenizo V. Exª, é evidentemente um castigo impiedoso que o povo carioca lhe impõe governar aquela Cidade. V. Exª tem a virtude de deixar um paraíso, que é o Senado da República, pela convivência com as pessoas - Heloísa Helena que o diga -, pela oportunidade de servir ao País, e vai para um segundo paraíso, que é o Rio de Janeiro, para governar a cidade que o viu nasceu, a cidade que V. Exª conhece melhor do que ninguém. Até não sei dizer quem é mais carioca, se o Rio ou se V. Exª. Portanto, felicito-o por essa vitória consagradora, que, aliás, para quem entende de política, era esperada. Senador Antonio Carlos Magalhães, conheci Sérgio Cabral Deputado Estadual do Rio de Janeiro, num restaurante bem longe da casa dele, o Antiquarius, e quem me apresentou foi o Luís Eduardo, que me disse: “Ele vai longe. Tem a cara do Rio!”.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - É verdade!

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Temos a oportunidade, aqui e agora, de festejar exatamente esse carioca, que, com certeza, irá reabilitar o Rio de Janeiro, recuperar a cara daquele Estado e a dignidade daquela cidade. Parabéns e sucesso!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Senador Heráclito, muito obrigado. Não era à toa que o nosso grande timoneiro Ulysses Guimarães o tinha em alta conta, como um grande amigo. V. Exª, um jovem político, já gozava do prestígio e da intimidade do grande brasileiro e do grande líder Ulysses Guimarães. Também me recordo com emoção desse dia, desse encontro, com o nosso grande amigo em comum, Luís Eduardo Magalhães.

Concedo um aparte ao Senador João Batista Motta, do Espírito Santo.

O SR. TASSO JEREISSATI (PSDB - CE) - Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem novamente.

Desculpe-me, Senador Sérgio Cabral, interromper tanto seu pronunciamento, mas minha admiração por V. Exª é tão grande, que fico querendo falar sem parar!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Por favor, Senador Tasso!

O SR. TASSO JEREISSATI (PSDB - CE) - Eu queria registrar, Sr. Presidente, a presença da Srª Adriana Cabral, futura primeira-dama do Rio de Janeiro, sem a qual, com certeza, o Governador e Senador Sérgio Cabral não seria objeto de todos esses elogios e não teria chegado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. Portanto, eu queria registrar essa presença.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Tasso Jereissati, pela gentileza. É absolutamente verdade o que V. Exª disse. Sem o apoio permanente da minha mulher, Adriana, essa tarefa teria sido impossível.

Concedo um aparte ao Senador João Batista Motta.

O Sr. João Batista Motta (PSDB - ES) - Senador e Governador Sérgio Cabral, é com muita satisfação que vejo a eleição de V. Exª como Governador do Rio de Janeiro. Porém, devemos parabenizar, acima de tudo, a competência e a inteligência do povo do Rio de Janeiro, por escolher o Governador do seu Estado. O Rio de Janeiro é ex-capital do País. É a capital do futebol, a capital do carnaval, a capital mais bonita do mundo. É a capital que tem, entre seus clubes de futebol, o orgulho deste País, que é o Flamengo. Por isso tudo, pesa sobre os ombros de V. Exª, Governador, a responsabilidade também para com nosso País. Aqui, ninguém tem dúvida de que o Governo do Estado do Rio de Janeiro está em boas mãos; aqui, ninguém tem dúvida de que V. Exª vai ser um grande Governador. Todos nós temos a certeza disso. Porém, V. Exª tem uma responsabilidade muito grande, e, em relação a essa responsabilidade, quero lhe fazer um apelo: que V. Exª se una a Aécio, a Serra, a Arruda e aos demais Governadores deste País, para que, juntos, possam levar ao Presidente da República coragem, para que mudemos os rumos deste País. V. Exª tem condições de levar ao Presidente, no bojo desse movimento, a tese de que, com o dólar a R$2,00, não haverá crescimento; com juros de 200% no cheque especial, não haverá crescimento; sem geração de energia elétrica, não haverá crescimento; com todas as nossas estradas sucateadas, também não cresceremos. V. Exª tem como mostrar isso e tem como mostrar, sobretudo, a situação de violência em nosso País, que não será combatida apenas pelo Governador Paulo Hartung, no Espírito Santo, e por V. Exª, no Rio de Janeiro. Esse problema passa por uma política de âmbito nacional; esse problema passa por uma política de distribuição de renda, de crescimento econômico, de desenvolvimento do País; esse problema passa pela distribuição, repito, dos recursos deste País. Com R$350,00 de salário, nunca teremos um País sem violência. E V. Exª pode engajar um movimento com os demais Governadores, para que este País encontre seu verdadeiro caminho. Faço esse apelo a V. Exª e confio na sua capacidade, como um jovem inteligente que é. Muito obrigado.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador.

Concedo um aparte ao Senador Delcídio Amaral.

O Sr. Delcídio Amaral (Bloco/PT - MS) - Meu caro Senador Sérgio Guerra, ou melhor, Sérgio Cabral...

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI. Fora do microfone.) - Também é de guerra!

O Sr. Delcídio Amaral (Bloco/PT - MS) - É de guerra também!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - E de paz!

O Sr. Delcídio Amaral (Bloco/PT - MS) - E de paz, acima de tudo. Meu caro Governador do Rio de Janeiro, não quero falar de política, não quero falar de nada! Quero falar o que sinto pessoalmente. Sempre o admirei muito, Sérgio, não só pela sua carreira como político, como Parlamentar, mas, principalmente, pela convivência que tivemos aqui, no Senado. V. Exª sempre foi um Senador das grandes causas, representou o Rio de Janeiro com hombridade e com determinação e preparou sua trajetória rumo ao Governo do Estado. É uma pessoa querida entre todos nós. É afável, simpático, moderno e jovem e, portanto, tem um futuro grande pela frente. Tenho acompanhado seus passos durantes esses primeiros meses pós-eleição, e V. Exª tem tido um grande discernimento ao montar uma equipe competente, uma equipe com gente preparada para desempenhar as funções que a aguarda. V. Exª, como Governador, com certeza, terá sua lucidez habitual, seu bom-senso, o que é muito importante na vida, e sua capacidade infinita de dialogar, de conversar. Sei que seu desafio é muito grande. Creio que o Antero disse aqui que a maioria dos brasileiros tem o Rio como seu segundo Estado natal, pelo que o Rio representa: o Rio dos artistas, dos intelectuais; o Rio que, mais do que nunca, forma opinião. É uma imagem até um pouco repetitiva, mas o Rio é a caixa de ressonância do Brasil. E, talvez, a capital do seu Estado seja uma das cidades mais lindas do mundo, se não for a mais bonita do mundo. Tenho a certeza de que V. Exª terá um grande desafio, um desafio no sentido de fazer com que o Rio não more somente no coração de cada um de nós. O meu Estado do Mato Grosso do Sul tem um carinho especial pelo Rio. A minha cidade, Corumbá, então, creio, é a segunda cidade mais carioca do Brasil por causa de uma base naval que existe em Ladário, um Município próximo; o Rio influenciou muito minha cidade. Com exceção de mim, que sou são-paulino, até os times preferenciais em Corumbá são cariocas! Todos nós acompanhamos tudo o que aconteceu no Rio, e creio que a cidade estava precisando de V. Exª, um Parlamentar e um Governador com a cara do Rio de Janeiro, que vai olhar o Rio para frente, que vai, mais do que nunca, preocupar-se com o carinho que os brasileiros têm pela cidade, resgatando o Rio de Janeiro sob o aspecto da gestão, sob o aspecto das políticas públicas. V. Exª vai resgatar o Rio de Janeiro - esta é uma opinião minha - e vai transformá-lo no Estado da prestação de serviços. Trata-se de um Estado que tem uma vocação extraordinária por tudo aquilo que possui e que pode propiciar em vários segmentos. É um Estado voltado principalmente para a área de serviços, é um Estado voltado para a produção de petróleo, de gás e de energia. Sei que, durante todo o tempo em que V. Exª militou aqui, no Senado, V. Exª defendeu o Rio de Janeiro em todos os aspectos, mas sempre focou a área de energia, porque V. Exª sabe a importância desse assunto para o Estado do Rio de Janeiro. Não tenho dúvida nenhuma, meu caríssimo Senador Sérgio Cabral, de que V. Exª fará um grande governo no Rio de Janeiro. Fará um grande governo! V. Exª tem competência, tem berço, tem história, sabe dialogar e sabe o que quer para o Rio de Janeiro. Fico muito feliz pela eleição de V. Exª. Não tenho dúvida de que o Rio resgatará sua imagem e de que não será apenas a vitrine do País, o Rio dará uma demonstração de pujança econômica, de competência e de bom trato principalmente dos problemas que afligem, no dia-a-dia, os cidadãos, especificamente a questão da segurança pública. Por isso, meu caríssimo amigo - V. Exª sabe do respeito que lhe dedico -, tenho a convicção absoluta de que V. Exª tem um longo caminho e mais um desafio, agora: ser Governador do Rio de Janeiro, o que não é para qualquer um, com todo o respeito que tenho pelos demais Estados. De certa maneira, tudo acontece no Rio. Então, o Governador do Estado, naturalmente, é um grande coadjuvante e, em muitas situações, a estrela principal de tudo aquilo que, sistematicamente, lá ocorre. Quero parabenizá-lo e desejar que V. Exª e sua família tenham muito sucesso e uma longa vida. Deus os ilumine e os abençoe nessa caminhada de resgate do Rio de Janeiro! V. Exª é uma pessoa que tem tudo a ver com esse Estado tão fantástico, que aprendemos a admirar e de que gostamos tanto, o nosso querido Rio de Janeiro. Sucesso sempre! Estaremos vibrando com V. Exª. Conte conosco para o que precisar, pois seremos seus parceiros, independentemente de nossos Estados, aqui, no nosso querido Senado Federal. Parabéns e sucesso, meu irmão! Ouça o povo do seu Estado!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Senador Delcídio, muito obrigado. Eu teria tantas coisas a comentar do seu aparte, mas vou ficar apenas com a última observação, a respeito da sua disponibilidade para com o Rio de Janeiro. Quero testemunhar que, quando apresentei o projeto de criação de royalties para usina nuclear, beneficiando o Estado do Rio, Angra dos Reis e Municípios vizinhos, V. Exª deixou a CPI que presidia e que tomava seu tempo, em um momento crítico, com toda a atenção da imprensa, para ir à nossa Comissão e ser o Relator da matéria, dando-lhe parecer favorável. V. Exª já demonstrou essa disponibilidade em defender o Rio de Janeiro. Muito obrigado.

Concedo um aparte à Senadora Ideli Salvatti, de Santa Catarina.

A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Senador Sérgio Cabral, em primeiro lugar, vou sentir muita falta de V. Exª no Senado, porque V. Exª foi meu parceiro em muitas atividades que tivemos a iniciativa de trazer para cá, como as questões culturais, a importância do samba, com a experiência de V. Exª e com a de seu pai com relação a esse assunto, que sempre busco trazer aqui, porque é a marca indiscutível do povo brasileiro, da sua criatividade, do seu ritmo, da sua alegria, da sua condição de fazer o enfrentamento pela liberdade e pela justiça. Vou sentir muitas saudades. As parcerias nesses assuntos bons elevam nossa condição de, como Parlamentares, estarmos muito atentos a toda e qualquer manifestação da cultura brasileira, para resgatá-la e valorizá-la. Também estou muito feliz, porque, com toda essa juventude, V. Exª vai passar para o Rio de Janeiro a forma como conduziu seu mandato, a competência que teve como Senador. “O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo, o Rio de Janeiro, fevereiro e março”, Senador Sérgio Cabral, com certeza, vai continuar nos orgulhando. Tenho a certeza de que, com a equipe de Governo que V. Exª está montando, voltaremos a ter por esse Estado maravilhoso todo o carinho e reconhecimento. Seja onde for que moremos, somos um pouco fluminenses, um pouco cariocas. Olhamos sempre para o Rio de Janeiro, às vezes com muita apreensão, quando assistimos a situações de violência e de precariedade nas relações que estão sendo colocadas na sociedade fluminense, na sociedade carioca. Com todo o carinho que temos, só podemos desejar-lhe muito sucesso. Convide-me para as atividades do mundo do samba, que delas participarei, com muito prazer, juntamente com V. Exª, que, tenho certeza, vai continuar prestigiando o mundo da cultura, da mesma forma como fazia e compartilhava comigo aqui, no Senado.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Com certeza, Senadora Ideli Salvatti. Muito obrigado pelo aparte. Santa Catarina, que V. Exª representa com muita competência, é um dos Estados mais bonitos e mais desenvolvidos deste País. Obrigado por todo o carinho com o Rio de Janeiro.

Concedo um aparte ao Senador Maguito Vilela, do Estado de Goiás.

O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Senador Sérgio Cabral, pedi este aparte apenas para cumprimentá-lo. Não serei repetitivo. Aliás, todas as suas qualidades já foram aqui enumeradas - ou quase todas, porque são tantas! Quero cumprimentá-lo pela belíssima atuação no Senado Federal e pela trajetória política meteórica, uma das mais brilhantes deste País. Foi muito jovem Deputado, muito jovem Senador, muito jovem eleito Governador de um dos Estados mais importantes deste País, se não for o mais importante. Quero dizer que todos estaremos torcendo muito para que V. Exª tenha um grande desempenho. Talento, inteligência, equilíbrio e visão não lhe faltam. Portanto, estaremos torcendo para que tenha um grande desempenho. Se governar bem o Rio de Janeiro, estará pronto para governar o Brasil. Ainda bem que nosso Partido, o PMDB, tem talentos, nomes, quadros e reservas morais como V. Exª! Portanto, quero lhe desejar muito êxito na sua administração, como também à Drª Adriana Cabral, que tem raízes no meu Estado de Goiás. Ao casal, desejo muito sucesso na futura administração. Sei que é um grande desafio governar o Rio de Janeiro. Recentemente, no final da semana passada, estive paraninfando o casamento do Alex Dias, do seu Vasco, que assinou contrato com meu Fluminense. Fui ao Museu Histórico e a uma catedral do Rio de Janeiro e pude ver o quanto aquela cidade é bela, o quanto seu povo é gentil, merecendo, portanto, um Governador jovem, talentoso, de muita competência para dar ao Estado aquilo que merece. O Rio de Janeiro é, sem dúvida alguma, um instrumento de divulgação do Brasil em todas as partes do mundo. Muito sucesso! Que V. Exª possa concluir seu mandato e, depois, ficar à disposição do nosso PMDB para vôos ainda mais altos! Se o PSDB tem Serra e Aécio, o PMDB tem Sérgio Cabral. Desejo que V. Exª tenha todo sucesso em sua administração. Muito obrigado.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Senador Maguito Vilela, o vôo mais alto que posso dar é na área, disputando bola com V. Exª, que é um grande centro-avante. Eu, como quarto-zagueiro, sei como é difícil segurá-lo. Fora isso - creio que V. Exª não estava presente quando começamos esta despedida -, repito que essa mosca azul não entra, de jeito algum, na minha casa. Meu compromisso é o de governar o Estado do Rio nesses próximos quatro anos, com enorme dedicação.

Realmente, a Adriana tem uma parte numerosa da família em Goiás, e todos são enormes admiradores de V. Exª.

Concedo o aparte ao Senador Flexa Ribeiro.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Amigo Senador, Governador Sérgio Cabral, eu não poderia faltar a esta sessão. V. Exª não se despede do Senado, porque aqui estará sempre presente, torcendo. Colaboraremos, tenho certeza absoluta, com o grande prêmio que o Estado do Rio de Janeiro recebe ao elegê-lo como Governador. Não tenho dúvida de que se trata de uma nova era para ao Estado do Rio de Janeiro, que, como já foi dito, é a segunda terra de todos os brasileiros. No Pará, temos uma afinidade muito grande com o Rio de Janeiro. Há uma ligação estreita entre nós. Os vôos Belém-Rio e Rio-Belém são sempre lotados. Particularmente, tenho uma parte da minha família no Rio de Janeiro.

Um ramo da família Flexa Ribeiro mora, trabalha e vive no Rio de Janeiro - tios, primos -, e, tenho a certeza de que estão satisfeitos em tê-lo como Governador. Aprendi a admirar e a respeitar V. Exª nesta Casa. Aliás, V. Exª tem afinidade com todos os seus companheiros Senadores. Os Senadores Maguito Vilela e Delcídio Amaral também se colocaram como Senadores pelo Rio de Janeiro. Creio que os 78 Srs. Senadores, inclusive os três representantes do Rio, totalizando os 81, defendem o Rio de Janeiro, que é, para nós, brasileiros, um símbolo. A imagem do Corcovado, de braços abertos, recebendo a todos nós, quando lá chegamos, vai ser valorizada pelo seu governo. Tenho a absoluta certeza de que o Rio vai avançar não só economicamente, mas também socialmente. V. Exª será o Governador do Pan; será o Governador, na sua reeleição, já podemos prever isso, da Copa do Mundo, que o Brasil sediará em 2014. Senador Sérgio Cabral, que Deus o abençoe e continue lhe iluminando, assim como a sua carreira política, que também é abençoada por Deus, é vitoriosa e continuará sendo no mandato que o povo do Rio de Janeiro lhe outorgou! Que as benções de Deus acompanhem V. Exª nessa missão de bem governar, como o fará, o Estado do Rio de Janeiro!

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Flexa Ribeiro, ilustre Senador pelo Pará, grande empresário, grande motivador do desenvolvimento econômico do Pará. Muito me honra suas palavras.

Como diriam os ingleses: last, but not least. Concedo o aparte ao Senador Sérgio Guerra.

O Sr. Sérgio Guerra (PSDB - PE) - Quero dizer algumas palavras, como tantos já as disseram hoje em função do seu afastamento do Senado, fruto da sua eleição para o cargo de Governador do Rio de Janeiro. Aqui, por diversas vezes, tive muita vontade de que V. Exª fosse o nosso candidato a Governador - eu e muitos -, porque, como povo do Rio de Janeiro, entendemos - e sempre foi assim - que V. Exª, o Senador Sérgio Cabral, seria um Governador na medida das necessidades do Rio de Janeiro, um Estado que precisa ser reunificado, precisa ser pacificado, precisa ser reconstruído, precisa ser refundado, usando uma expressão relativa aos Partidos. Enfim, há a necessidade de um novo Rio de verdade. Há muitos anos, fui amigo e colaborador do ex-Governador Carlos Lacerda na área privada, época em que estava me formando e, por causa disso, conheci muito do Rio. Senador Sérgio Cabral, entendo que o seu Estado tem um imenso potencial, Estado que, por várias razões, é uma síntese do Brasil, Estado que precisava de alguém com a sua personalidade, com o seu equilíbrio, com a sua generosidade, com a sua abertura para construir o Rio como ele é: a capital do Brasil positivo, do Brasil cultural, do Brasil centro de atividade política, síntese de um projeto, que devemos padronizar para o País inteiro, de desenvolvimento, de progresso, de orgulho, de cultura, enfim, de grande valor, principalmente por ser um Estado que terá um grande Governador.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Sérgio Guerra.

Sr. Presidente, antes de encerrar, ...

O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Senador Sérgio Cabral, V. Exª me concede um aparte?

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Eu não havia visto V. Exª. Mil perdões, Senador Antonio Carlos Valadares. Com muito prazer, concedo o aparte a V. Exª. Também eu carrego nas minhas veias o sangue sergipano do pai de meu avô.

O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - De Buquim.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Exatamente.

O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Era sobre a eleição de V. Exª a Governador do Rio de Janeiro que eu ia me referir, para dizer-lhe que os sergipanos vibraram com ela, não somente pelos méritos de V. Exª, mas, também, porque no sangue de V. Exª tem um pouquinho da “sergipanidade” dos sertanejos de Sergipe. Quero aproveitar a oportunidade para dizer-lhe que eu já percorri muitos caminhos na minha carreira política, mas o caminho de meus sonhos - certamente também é de V. Exª - era chegar ao Governo do meu Estado e administrar Sergipe. V. Exª está realizando esse grande sonho. Como já dizia Paulo Coelho, nosso grande escritor, todos os caminhos são mágicos, se nos levam a nossos sonhos. É um caminho mágico que V. Exª percorreu e conseguiu, com muita persistência, com muita pertinácia, com muita competência, chegar a cargo tão elevado na carreira de um homem público. Além do mais, a sua carreira política é iluminada, porque V. Exª demonstrou, por meio de atos, muita sabedoria. A sabedoria, já dizia São Gregório, não está em declarar que a temos, mas que a possuímos, demonstrando-a por meio de atos. E os atos exercidos por V. Exª, seja como Presidente da Assembléia Legislativa, seja como Senador da República, ou nas diversas funções exercidas ao longo de sua carreira, demonstrou, em atos, a competência, a vivência, proclamada em uma eleição tão vibrante como foi a do Rio de Janeiro, uma vitória irretocável. E é por intermédio dessa sabedoria que lhe anotamos um conselho de São Francisco de Assis, já que estamos falando de santos, que dizia: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”. É isso, tenho certeza, dentro desse diapasão de sua personalidade política, que vai acontecer: um bom relacionamento com o eleitorado; um bom relacionamento com os políticos; um bom relacionamento com o Governo Federal, para ajudá-lo a vencer os grandes desafios; um bom relacionamento com a Petrobras, a maior empresa que investe no Estado do Rio de Janeiro, que emprega milhares de pessoas e que não pode viver em uma disputa renhida, sem nenhum proveito para o Estado do Rio de Janeiro. Ao contrário, confio que V. Exª, por meio de sua capacidade, de sua sabedoria, haverá de trazer para o Estado do Rio de Janeiro paz, sossego, desenvolvimento cultural, científico e turístico. É disso que precisamos: um Governador que trabalhe com firmeza, autoridade e com muita sabedoria. É o que desejo a V. Exª, meu querido amigo.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, meu caro Senador Antonio Carlos Valadares. Para a sua satisfação, e para o bem do Rio de Janeiro, quinta-feira passada eu e o meu secretariado fomos à Petrobrás para uma reunião com o Dr. José Sérgio Gabrielli e toda a sua diretoria, que começou às 19 horas e se encerrou às 23 horas e 30 minutos. A reunião transcorreu em um clima de extrema harmonia e confiança recíproca.

Ouço, com prazer, o Senador Mozarildo Cavalcanti.

O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Sérgio Cabral, tenho a certeza de que V. Exª, realmente, fará com que o Rio de Janeiro possa não só continuar sendo a cidade maravilhosa que todos nós, brasileiros, amamos, mas, principalmente, voltar a ser uma cidade que tenhamos gosto e vontade de visitar. Queremos curtir as belezas naturais, assim como o Carnaval do Rio de Janeiro em paz - coisa que sequer a Ministra do Supremo Tribunal Federal tem mais. Tenho a certeza de que V. Exª atacará as causas da insegurança, que não se restringem à falta de policiais, à questão de equipamentos nem, certamente, a qualquer tipo de arranjo mágico; é preciso um ataque amplo às causas que levam à violência, além de uma valorização e entrosamento entre as diversas Polícias - a Civil, a Militar e a Federal - e até mesmo das Forças Armadas. Não é possível que assistamos a uma verdadeira guerra civil em um Estado e em uma cidade tão linda como o Rio, assim como ocorre com São Paulo, e que haja tantos homens pagos que não estejam à disposição de resolver um problema da sociedade tão sério como esse.

O SR. SÉRGIO CABRAL (PMDB - RJ) - Obrigado, Senador Mozarildo Cavalcanti.

Antes de encerrar, Sr. Presidente Renan Calheiros, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de dizer que saio muito tranqüilo desta despedida, hoje, porque tenho a honra de anunciar a V. Exªs que assumirá o mandato de Senador em meu lugar, defendendo o Estado do Rio de Janeiro, um homem brilhante, um jovem competente, um advogado, Procurador do Estado do Rio de Janeiro, que muito contribuiu para os feitos, quando fui Presidente da Assembléia Legislativa, como Procurador-Geral da Casa; que foi e é um dos mais brilhantes advogados do Rio de Janeiro. Hoje aqui se encontram advogados dos mais importantes do nosso Estado, Ministros do Superior Tribunal de Justiça, Desembargadores do Tribunal de Justiça, para prestigiar sua posse, além de sua família, de sua esposa Inês, de seu filho Matheus.

O Dr. Régis Fichtner, qualificado com mestrado na USP, com doutorado na Alemanha, na cidade de Freiburg, um dos mais brilhantes homens públicos do Estado do Rio de Janeiro, que tenho a honra de ter ao meu lado há muitos anos, vai assumir hoje o mandato de Senador.

V. Exªs fiquem certos de que vão ganhar alguém muito mais competente e qualificado do que este modesto Senador que deixa o Senado Federal. Aliás, o grande segredo dos modestos é estar sempre bem acompanhado, e o Senador Régis Fichtner é um grande colaborador da vida inteira, um grande homem público que dará grandes alegrias ao nosso Estado como Senador.

Portanto, neste momento, rendo minhas homenagens ao Senador Régis Fichtner, que em seguida tomará posse, declaro minha renúncia ao Senado Federal e deixo aqui as minhas saudades e o Rio de Janeiro de braços abertos para receber todos os amigos do Senado Federal.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2006 - Página 39183