Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra o prejuízo que o setor hoteleiro, as agências de viagem, o turismo estão tendo pela falta de normalidade nos vôos do País.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. TURISMO.:
  • Registra o prejuízo que o setor hoteleiro, as agências de viagem, o turismo estão tendo pela falta de normalidade nos vôos do País.
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2006 - Página 36280
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. TURISMO.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, DOCUMENTO, SETOR, TURISMO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PARTE, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESTADO DO PARANA (PR), APREENSÃO, PREJUIZO, CANCELAMENTO, VIAGEM, HOTEL, MOTIVO, CRISE, TRANSPORTE AEREO, COBRANÇA, PROVIDENCIA, CONGRESSO NACIONAL.
  • ESCLARECIMENTOS, INICIATIVA, CONGRESSO NACIONAL, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), REGISTRO, FALTA, INTEGRAÇÃO, AUTORIDADE, NEGLIGENCIA, GOVERNO FEDERAL, PROBLEMA, TRAFEGO AEREO.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Gilvam Borges, serei rápido.

Sr. Presidente Eduardo Azeredo, acabamos de receber um documento do Trade turístico de Santa Catarina, de parte do Rio Grande do Sul e do Paraná. Os proprietários de hotéis e agências de viagem, preocupados com a temporada de fim de ano, quase que intimam o Congresso Nacional a tomar providência com urgência.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Azeredo. PSDB - MG) - Senador Pavan, interrompo o pronunciamento de V. Exª para prorrogar a sessão por dez minutos.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Preciso de um minuto apenas e agradeço ao meu nobre Presidente, grande Líder, nosso conselheiro.

Senador Eduardo Azeredo, Presidente, queria dizer aqui, publicamente - e certamente estamos sendo acompanhados pelo Trade turístico - que o Congresso Nacional realizou uma audiência pública com os responsáveis da Infraero. Cada um tem uma forma de se explicar, cada um tem uma desculpa, cada um tem uma solução. Só que, na verdade, as coisas não estão acontecendo. Não estão acontecendo.

E muitos hotéis já estão vendo suas reservas serem canceladas. São reservas de turistas de São Paulo, de Minas Gerais que iam para o Sul e viceversa que estão sendo canceladas porque os turistas não têm nenhuma garantia de que os vôos voltarão à normalidade.

Muitas pessoas que iriam viajar não podem abandonar seu serviço um ou dois dias antes das férias, porque têm compromissos. Teriam de sair do serviço no mesmo dia para pegar o avião. Contudo, os vôos podem sofrer atrasos e eles podem chegar no outro dia, perdendo um dia no aeroporto. Acabam assim perdendo tempo de suas férias, seu lazer e descanso. No fim, acabam vivendo um stress enorme.

Então, deixo aqui registrado para quem estiver nos assistindo: o Congresso Nacional, pelo menos o Senado Federal, tem atuado, tem trabalhado, tem cobrado. Fez, inclusive, uma audiência pública para chamar a atenção do setor responsável do Governo Federal para que tome providências urgentes.

A questão está sendo empurrada com a barriga, Senador Eduardo Azeredo. O Governo está levando as coisas para frente sem uma solução. Toma apenas medidas paliativas. Cada um que compra passagem para uma viagem vai na sorte, sem saber se sairá no horário ou não.

Então, quero deixar registrado o prejuízo que o setor hoteleiro, que as agências de viagem, que o setor do turismo está tendo, em função de o Governo não ter tomado nenhuma providência para trazer à normalidade os vôos do nosso País. Esse prejuízo é irreparável. Fica aqui o nosso protesto e o nosso pleito ao Governo Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2006 - Página 36280