Discurso durante a 200ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Grande expectativa de toda a Nação pela palavra oficial do governo, acerca do caos aéreo que afeta todo o país.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Grande expectativa de toda a Nação pela palavra oficial do governo, acerca do caos aéreo que afeta todo o país.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2006 - Página 37294
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • GRAVIDADE, CRISE, TRANSPORTE AEREO, ATENTADO, DIREITOS, POPULAÇÃO, OMISSÃO, GOVERNO FEDERAL, ESCLARECIMENTOS, SITUAÇÃO, APREENSÃO, FALTA, ATENÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTERIO DA DEFESA, COMANDO, AERONAUTICA, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO).

O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pela Ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, também quero me referir a essa questão, mas vou fazê-lo de forma breve, de modo que não transtorne o andamento dos trabalhos.

     Há uma expectativa muito grande - o Senador Heráclito Fortes tem razão - por uma palavra oficial, uma palavra do Governo. Afinal de contas, o que está acontecendo no nosso País se constitui num verdadeiro atentado ao direito de ir e vir, assegurado pela Constituição. E o que mais choca é a falta de atenção, de esclarecimento, pois noticia-se que o Presidente da República já se debruçou sobre a questão, mas o Governo não dá uma palavra.

     Sr. Presidente, ficamos seriamente preocupados, porque, se o Presidente assumiu o comando da situação, não dá um esclarecimento, e a solução não vem, vamos apelar para quem? Já se apelou para o Ministro da Defesa, para o Comandante da Aeronáutica, para o Presidente da Infraero, e agora se apela para o Presidente da República. Todavia, se não há da parte do Presidente uma palavra, é muito grande a perplexidade da Nação brasileira com relação a esse transtorno, a esse problema. Pessoas estão sendo atingidas no direito de ir e vir, como já disse, no direito de viajar numa época como esta, e não há, da parte do Governo, uma explicação.

     Sr. Presidente, meu pronunciamento é na mesma linha daquela do Senador Heráclito. Vamos falar a esta Nação, e, se não for o que ela quer ouvir, pelo menos que se diga alguma coisa a todos os brasileiros. Na verdade, ficamos muitas vezes a ouvir comunicados, palestras de Ministros. Mas, quando o Governo quer se dirigir à Nação, requisita horário na televisão e fala, e fala, e fala. Acontece que esse problema não é mais um problema em que caiba apenas a fala, mas um problema que demanda ação, e a ação que não está ocorrendo, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.

     Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2006 - Página 37294