Discurso durante a 199ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem póstuma a João Batista Almeida, o Tião, sambista de Santa Catarina.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem póstuma a João Batista Almeida, o Tião, sambista de Santa Catarina.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2006 - Página 37059
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MUSICO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), CONTRIBUIÇÃO, CARNAVAL, ANTERIORIDADE, PARTICIPAÇÃO, SENADO, HOMENAGEM, DIA NACIONAL, MUSICA POPULAR, DEBATE, POSSIBILIDADE, TRANSFORMAÇÃO, MUSICA, PATRIMONIO CULTURAL, MUNDO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, HOMENAGEM POSTUMA, MUSICO.

A SRA. IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Para encaminhar. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, agradeço.

     Eu gostaria de deixar registrado que, além de ser uma figura do mundo artístico catarinense reconhecido e querido por todos, ele nos brindou aqui neste plenário no dia 2 de dezembro de 2004, quando tivemos várias personalidades do samba, inclusive o Neguinho da Beija Flor, representantes de várias escolas, em uma homenagem que prestamos ao Dia Nacional do Samba naquele ano. A sessão foi interrompida, e o Tião teve oportunidade de cumprimentar a Presidência da Mesa.

     Naquele mesmo dia, tivemos oportunidade de estar com o Ministro Gilberto Gil em ato realizado pelo Ministério da Cultura, também em homenagem ao samba.

     No ano de 2004, o Ministério havia encaminhado proposta, que depois foi aprovada, de o samba ser considerado bem cultural intangível da humanidade.

     Eu não poderia deixar de prestar esta homenagem e os sentimentos a essa figura cuja morte entristece a todos em Santa Catarina e no Brasil que também tiveram oportunidade de conviver com o nosso querido Tião.

     Solicito que seja registrado o artigo que a nossa querida Ângela Bastos, reconhecida jornalista do nosso Estado, publica no dia de hoje, com o título “Não Deixem o Samba Morrer”, também em homenagem ao Tião.

     Passarei depois à Mesa o artigo, que é muito bonito, para que fique registrado nos Anais do Senado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2006 - Página 37059