Discurso durante a 199ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Denúncia do agravamento da crise de controle do tráfego aéreo e da paralisação dos aeroportos brasileiros.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Denúncia do agravamento da crise de controle do tráfego aéreo e da paralisação dos aeroportos brasileiros.
Aparteantes
Antonio Carlos Magalhães.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2006 - Página 37093
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, MA-FE, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, SOLICITAÇÃO, SENADO, REJEIÇÃO, PROJETO, INICIATIVA, EXECUTIVO.
  • DENUNCIA, GRAVIDADE, CRISE, CONTROLE, TRAFEGO AEREO, CRITICA, INCOERENCIA, ALEGAÇÕES, SITUAÇÃO, TRANSPORTE AEREO.
  • REPUDIO, CRISE, ESPAÇO AEREO, PREJUIZO, EMPRESARIO, INVESTIMENTO, ECONOMIA NACIONAL.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, segundo os búzios começam a anunciar, V. Exª será Líder no raiar do novo ano. Portanto, precisa se acostumar a ver a cautela que temos em votar pratos feitos que vêm do Palácio para cá, porque chegam envenenados.

     Nas vírgulas, nas filigranas, coloca-se matéria dessa natureza, Senador Arthur Virgílio.

     Usam nossa boa-fé, dizem que o Brasil se torna ingovernável e, na última hora, aparecem com arapucas dessa natureza e com líderes que não têm responsabilidade, líderes que não têm dever nem sequer de companheirismo, não se dão sequer ao trabalho de esclarecer fatos dessa natureza. Isso é uma vergonha!

     Chamo a atenção dos companheiros para que não votem nada vindo do Governo sem ler antes com lupa. Havia nesta Casa a tradição de se honrar a palavra empenhada, mas isso não pode se manter diante da molecagem com que age o Governo, e exatamente para prejudicar o trabalhador, os menos assistidos.

     Esse procedimento depõe veementemente contra um Governo que, durante a campanha eleitoral, fez oposição à divisão de classes.

Solicitei a palavra, porém, Sr. Presidente, para, desta tribuna, denunciar à Nação o caos que se abate sobre o setor aéreo em Brasília. Os pousos e decolagens estão parados no aeroporto de Brasília, e as várias alegações para explicar a situação não são nada convincentes.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Pois não, Senador.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - Quero comunicar a V. Exª que Salvador está na

mesma situação. Um neto meu deveria chegar para uma homenagem a seu pai amanhã na Câmara dos Deputados, mas ele está impedido de viajar porque os aviões estão parados. Não há Governo, não há Ministro da Defesa e agora já estou vendo que não há Aeronáutica.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Sr. Presidente, quero aqui denunciar esse fato, que é grave. Senador Romero Jucá, é preciso que V. Exª assuma o controle dessa articulação...

O Sr. Romero Jucá (PMDB - RR) - Do espaço aéreo?

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Se achar por bem e quiser assumir o espaço aéreo, tenho certeza de que V. Exª se sairá melhor do que o que está aí, porque V. Exª tem-se mostrado eclético em todas as funções que lhe confiam. O que não é possível é o Brasil passar a vergonha que está passando, com aviões parados e empresários sem poderem se deslocar. Ninguém acredita em investimentos neste País porque não tem a certeza de que vai chegar a

seu destino final.

Sr. Presidente, esse fato vem se agravando sem que providências enérgicas sejam tomadas. Ministros afirmam que não há buraco negro, buraco seco, buraco seja lá do tipo que for, mas a verdade é que nós estamos vivendo um caos na aviação brasileira - evidentemente, o Governo tem os jatinhos oficiais para voar, passa na frente dos que se encontram horas a fio esperando uma oportunidade de deslocamento.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2006 - Página 37093