Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Despedidas de final de ano. Avaliação positiva do mandato do Presidente Lula.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Despedidas de final de ano. Avaliação positiva do mandato do Presidente Lula.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2006 - Página 39643
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENCIA, SENADO, CONGRATULAÇÕES, SENADOR, OPORTUNIDADE, CONCLUSÃO, LEGISLATURA.
  • SAUDAÇÃO, REELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EFICACIA, GOVERNO.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar, gostaria de saudar V. Exª, que nos conduziu ao longo deste duro, difícil e exaustivo 2006, que conseguiu fazer com que todas as divergências desta Casa democraticamente alcançassem um resultado positivo, extremamente positivo, no que diz respeito às matérias que tivemos condição de votar.

Deixo também o meu abraço e o meu carinho a todos os demais oitenta Senadores e Senadoras que compuseram, ao longo do ano, este corpo de trabalho. E peço, publicamente, desculpas se alguma vez não tive a capacidade de tratar à altura a divergência, mas meu esforço foi muito grande no sentido de buscar encontrar o melhor tanto para o País quanto para o bom relacionamento de todos nós.

Este ano, que trouxe tantas dificuldades, também para mim, não posso deixar de externar uma satisfação muito grande. Quando da diplomação do Presidente Lula, Sua Excelência retratou, através das lágrimas, Senador Romero Jucá, o significado deste ano, que foi o fato de a maioria da população brasileira ter dito em alto e bom som que tem autonomia, tem soberania para decidir o destino do País e apostar que um Governo como o que o Presidente Lula conclui agora foi um Governo prioritariamente voltado para o interesse da maioria da população, principalmente daqueles que mais necessitam da ação do Governo.

Talvez tenhamos deixado a desejar em vários aspectos. Talvez mereçamos muitas das críticas que a Oposição nos faz, mas a maioria do povo brasileiro foi prioridade do Governo. E se não tivesse sido, se a vida das pessoas, Senador Romeu Tuma, não tivesse modificado de forma significativa, com certeza o Presidente Lula não teria a avaliação extremamente positiva com que encerra seu primeiro mandato e não teria obtido 61% dos votos válidos, com 20 milhões de votos a mais que seu adversário.

Gostaria, também, de registrar, junto com os votos de Feliz Natal e um ano de 2007 maravilhoso para todos que nos assistem, para todo o povo brasileiro, que durante toda a sessão eu brinquei com o Senador Renan Calheiros, dizendo que eu ganhei um presentinho de Natal que foi o mais adequado. Espero que todos também tenham direito a este presentinho de Natal, que é um chinelinho de descanso.

Estou louca para calçá-lo e poder passar alguns dias descansando, para que, em 2007, com toda a energia, tanto dos que aqui permanecem como dos que vão chegar, tenhamos a capacidade de fazer cada vez melhor pelo Brasil e pelo povo brasileiro, principalmente por aqueles que mais precisam. E é por aqueles que mais precisam que devemos estar focados e voltados.

Presidente Renan Calheiros, meu carinho e meu beijo no coração. É o que desejo, em nome de V. Exª, transmitir também a todos aqueles que nos assistem neste momento.

Muito obrigada.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2006 - Página 39643