Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Despedida do Senado Federal, ao fim do mandato, representando o Estado de Minas Gerais.

Autor
Aelton Freitas (PL - Partido Liberal/MG)
Nome completo: Aelton José de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Despedida do Senado Federal, ao fim do mandato, representando o Estado de Minas Gerais.
Aparteantes
Augusto Botelho, Delcídio do Amaral, Flexa Ribeiro, Magno Malta, Marco Maciel, Rodolpho Tourinho, Romeu Tuma, Wellington Salgado.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2006 - Página 39646
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • COMENTARIO, CONCLUSÃO, MANDATO, ORADOR, SENADO, SUPLENTE, JOSE ALENCAR, SENADOR, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, AGRADECIMENTO, APOIO, GARANTIA, ELEIÇÃO, DEPUTADO FEDERAL.
  • HOMENAGEM POSTUMA, RAMEZ TEBET, SENADOR, AGRADECIMENTO, SENADO, APOIO, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), BALANÇO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG. Pela Liderança do PL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, Srªs e Srs. Senadores, peço a compreensão de V. Exªs que estão de pé - sabemos do avançar do horário -, mas este momento, para mim, é muito importante, porque é a minha despedida desta Casa e da companhia de V. Exªs.

Pelo menos por um tempo, esta é minha última manifestação desta privilegiada tribuna. Serei breve, antes que a saudade comece a tomar conta, mas é impossível não lembrar de quatro anos atrás, quando aqui cheguei com a enorme responsabilidade de ocupar o lugar do nosso querido vice-Presidente da República, José Alencar.

Afrontava-me o desafio de representar com competência os interesses do Estado de Minas Gerais, um Estado com dimensões físicas e sociais típicas de um país.

Minha primeira decisão foi justamente me espelhar na conduta moral, responsável e equilibrada de José Alencar. Isto sem a pretensão de superá-lo, mas sim para poder estabelecer uma conduta própria, mantendo a dignidade do trabalho de uma chapa que recebeu a confiança de tantos e tantos mineiros no ano de 1998. Hoje, tenho a certeza de que esta foi uma opção correta. Foi muito gratificante para mim contar com o apoio incondicional do vice-Presidente José Alencar nas eleições deste ano, quando me elegi Deputado Federal. Mas até chegar a esta conquista aprendi muito nesta Casa, com as Srªs e os Srs. Senadores, ao lado de alguns dos políticos mais experientes do País, verdadeiras “lendas” em seus Estados.

Ainda no meu primeiro dia de mandato, tive a honra de ser empossado por nosso saudoso Senador Ramez Tebet, então Presidente da Casa, que ao longo de minha trajetória seria um verdadeiro professor das questões políticas e legislativas mais sensíveis. Ele, infelizmente, se foi, Sr. Presidente, deixou uma lacuna no coração de quem pôde desfrutar de sua sábia convivência e de sua amizade, mas também um legado de honradez e sabedoria que jamais se apagará.

A lembrança de Ramez Tebet será sempre suficiente para que possamos manter o entusiasmo de nossa vida pública, pois esta característica nunca faltou a ele no exercício parlamentar.

Foram tantos os colegas Senadores que me ajudaram a caminhar nesta Casa - em especial V. Exª, que sempre me protegeu, me amparou e foi para mim, e é, um guia -, que correria o risco de ser injusto ao tentar nomear um a um. O meu muito obrigado a esta Casa em nome de V. Exª, Sr. Presidente Renan Calheiros. Integrei com orgulho, na maior parte do meu mandato, o bloco de apoio ao Governo, mas isso não me impediu de cultivar excelentes amizades e relacionamentos com muitos colegas da Oposição.

Dos Líderes, de lado a lado, levarei o meu exemplo e a respeitosa convivência democrática, com exceção de alguns episódios normais na disputa política. Dos colegas de Bancada mineira, a cordialidade do Senador Eduardo Azeredo, do Senador Wellington Salgado de Oliveira, do Senador Hélio Costa, e a postura em colocar os interesses do Estado sempre à frente das diferenças partidárias. Dos companheiros que representam o setor agropecuário, a obstinação em garantir condições dignas para o produtor rural, profissional que tanto colabora para o fortalecimento da economia nacional.

Faço questão, Senador Renan Calheiros, nosso Presidente, de agradecer publicamente, também, a toda a Mesa, à Diretoria Geral, à Secretaria da Mesa, na pessoa do Dr. Carreiro e da Drª Cláudia. O meu abraço a todos os Assessores desta Casa, da Assessoria de Comunicação, do pessoal do cafezinho, que sempre me atendeu da melhor forma possível.

Tenho certeza de que, na continuidade da minha vida parlamentar, no prédio ao lado poderei sempre contar com inúmeros amigos que estou deixando aqui.

Deixo o Senado Federal, Sr. Presidente Senador Renan, certamente mais experiente e mais bem preparado para o exercício da atividade parlamentar graças a todos vocês. Foram ao todo 22 projetos de lei que apresentamos, e pude passar por praticamente todas as comissões permanentes da Casa. Mas, não fosse a consideração e o apoio dos nobres Pares e do corpo técnico desta Casa...

O Sr. Magno Malta (Bloco/PL - ES) - Concede-me um aparte, Senador?

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Pois não, Senador Magno.

O Sr. Magno Malta (Bloco/PL - ES) - Desculpe-me interromper V. Exª, porque o tempo é nosso inimigo. Tenho certeza de que todos o apartearão. Além da lista que está ali, nós todos teremos o prazer de aparteá-lo, de congratular-nos com V. Exª por este momento e revelar também a nossa tristeza pela perda de V. Exª. Tenho motivos e razões sobejas para isso. Cheguei com V. Exª, tive a oportunidade e o privilégio de ser o Líder do Partido com V. Exª iniciando a sua vida parlamentar, uma vez que tinha sido prefeito.Eu posso constatar para o Brasil e para Minas Gerais a convivência com uma pessoa extremamente humilde, simples, disposta a aprender as coisas do Legislativo. Vai saindo doutor porque chegou disposto a aprender. Integrou as comissões com muita integridade, lealdade na amizade, lealdade nas posições, até quando elas não convergiam para mim, que era Líder, que, naquele momento, divergia do Bloco do Governo. V. Exª se manteve na sua posição, numa posição em que eu conseguia lhe entender exatamente porque V. Exª sempre foi claro naquilo que quis, sempre claro naquilo que pensou. Isso realmente cria laços muito fortes na amizade, no relacionamento das pessoas. Triste coisa é lidar com gente dissimulada, gente que age no escuro e bate com a mão dos outros. Mas V. Exª, além de ser muito humilde, é extremamente reconhecido.

Quem tem reconhecimento, sem dúvida, merece-o. V. Exª tem lado. Minha mãe dizia que quem não tem lado não escreve nada para a História. Dessa convivência de quatro anos, tenho certeza de que fico com o sentimento de perda, porque convivi em uma Bancada mais próxima da de V. Exª. Imaginava que V. Exª pudesse permanecer aqui, pelo seu desempenho. A outra Casa é extremamente importante, mas são 513 Deputados. Espero que, com a sua capacidade, adquirida no exercício do seu mandato de Prefeito, junto ao povo querido da sua cidade, que assiste a V. Exª, que o vê, que votou em V. Exª, que o respeita e merece o nosso respeito, não tenho dúvida, os esforços feitos por V. Exª, muitas vezes vindo a nós para abrir mão de coisas em favor de Minas Gerais, sejam recompensados. Por isso, Senador Aelton Freitas, quero reiterar a minha amizade, a minha admiração, o meu carinho a V. Exª e a sua família - a sua esposa e a seus filhos - e a maneira tão cativante e tão respeitosa com que V. Exª sempre me tratou. Saiba que para mim há um sentimento de perda nessa separação. Espero que esta não se estabeleça de uma maneira muito concreta, porque vamos estar juntos - V. Exª, lá; e eu, aqui -, à sua disposição certamente. Dou graças a Deus porque V. Exª foi uma amizade das boas, colocada em meu caminho. Deus guarde a V. Exª e a sua família.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Muito obrigado.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Senador Aelton.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Concedo a palavra ao Senador Romeu Tuma.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Senhor Aelton Freitas, vou falar rapidamente, porque sei que o Senador Marco Maciel também deseja fazer uso da palavra há muito tempo. Às vezes, brinco que V. Exª tem pilha dupla, passando pelos corredores, correndo, sempre com papel na mão, tentando.

O Sr. Magno Malta (Bloco/PL - ES) - Pilha alcalina.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Sim, mas não vamos dar a marca, porque é chato, pois estaremos fazendo propaganda gratuita pela TV Senado. Mas é uma pessoa respeitosa, amiga e carinhosa no trato da coisa pública. V. Exª fez duas referências que achei importantes. Uma, a homenagem ao Senador Ramez Tebet que faz na sua despedida para mudar para a Casa vizinha. Então, nós vamos ser vizinhos com um homem que realmente prestou grandes serviços ao seu Estado e nos ensinou o comportamento político de homens de bem. A outra, ao Vice-Presidente, José Alencar, a quem tive oportunidade de visitar nos Estados Unidos logo após uma cirurgia. E alegria dele em me receber contaminou-me. Hoje, temos que fazer as orações para que ele fique forte, se recupere completamente e mantenha a sua linha de conduta, que é de respeito aos interesses da Nação. V. Exª, sem dúvida, servirá ao seu Estado e ao Brasil na Casa vizinha com o mesmo destemor, com a mesma coragem e com o mesmo carinho que sempre teve nesta Casa.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Muito obrigado, Senador Romeu Tuma.

Concedo um aparte ao nobre Senador Wellington Salgado.

O Sr. Wellington Salgado de Oliveira. (PMDB - MG) - Senador Aelton Freitas, na verdade, V. Exª sabe que não é uma despedida, pois vamos estar sempre juntos lá no nosso Triângulo Mineiro. Na verdade, eu vou sentir saudades de V. Exª e do Senador Eduardo Azeredo aqui ao meu lado. Acho que Minas Gerais continua ganhando. Eu vejo sempre V. Exª sempre chegando agitado, depois de correr todos os Ministérios, sempre me mostrando o que conseguiu para cada cidadezinha, em que V. Exª é bem representado. V. Exª faz o seu trabalho para o Estado de Minas, aquele trabalho do formiguinha, eu sempre vejo isso. Então, não é uma despedida, com certeza, do seu caminho político, quem conhece, passando por prefeitura, suplente de Senador, Senador por quatro anos, agora como Deputado Federal. Tenho certeza de que um dia V. Exª retornará a esta Casa. Para Minas, isso será muito bom. Eu quero dizer a V. Exª que, nesse seu novo caminho, continue lutando por Minas Gerais e pelo nosso Triângulo Mineiro. Sentirei a sua falta na luta pelo FCO, no qual V. Exª foi o autor da lei, e eu, o Relator. Conseguimos, com muita luta, aprovar a inclusão do Triângulo Mineiro e de outras cidades no Fundo de Financiamento do Centro-Oeste. Agora virá uma fase difícil, que é a de aprovação por este Plenário. Sentirei a falta de V. Exª, que sempre foi o meu grande companheiro nessa luta de incluir o Triângulo Mineiro e outras cidades no Fundo de Financiamento do Centro-Oeste. Espero um dia, no Triângulo Mineiro, almoçarmos juntos. Um abraço e boa sorte.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Muito obrigado, meu irmão. Se Deus quiser, vamos continuar juntos e firmes.

Senador Delcídio Amaral.

O Sr. Delcidio Amaral (Bloco/PT - MS) - Meu caro amigo, Senador Aelton Freitas, primeiro, quero destacar a honra de tê-lo como amigo e como companheiro. Durante esses quatro anos em que convivi com V. Exª, tenha a certeza de que a nossa relação foi pautada pela lealdade, pelo companheirismo e, acima de tudo, pelo compromisso com o Brasil, com Minas Gerais e também pelo Mato Grosso do Sul. Tenha absoluta certeza disso. V. Exª é nosso vizinho, convive com a nossa gente e, principalmente, com aquelas pessoas que vivem na região do Bolsão, especificamente na região de Paranaíba. V. Exª nos ajudou muito em vários pleitos que não só atendiam a região de V. Exª como também a região do Bolsão do Estado do Mato Grosso do Sul.

Quero dizer também que V. Exª terá sempre um amigo e um companheiro. V. Exª foi fundamental ao apoiar projetos importantes para o nosso Estado. Com certeza absoluta, o nosso Estado vai, mais do que nunca, reconhecer tudo o que V. Exª fez nos trabalhos legislativos desenvolvidos nas comissões e aqui no plenário. Desejo a V. Exª muito sucesso na caminhada e na Câmara dos Deputados, que, com a experiência de V. Exª, vai ganhar em qualidade.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Obrigado.

O Sr. Delcídio Amaral (Bloco/PT - MS) - Aqui, V. Exª deixa grandes companheiros, grandes amigos. Desejo a V. Exª todo o sucesso e peço que Deus ilumine e abençoe a sua família, V. Exª, o povo de Minas Gerais e o povo da região que V. Exª tão bem representa. Não tenho dúvida nenhuma de que, nesta batida, logo estaremos novamente, se Deus quiser, convivendo no Senado Federal. Um grande abraço a V. Exª . Sucesso sempre e conte conosco.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Obrigado, Senador.

Peço a compreensão do meu Líder, Senador Romero Jucá. Já vou concluir.

Sr. Presidente, um dos trabalhos mais importantes que defendi aqui...

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Aelton Freitas, V. Exª me concede um aparte.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Pois não, Senador Flexa Ribeiro, com muito prazer.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Eu não poderia, em hipótese nenhuma, deixar de aparteá-lo no momento em que V. Exª faz o seu pronunciamento de despedida do Senado Federal. Evidentemente, vamos continuar no convívio fraterno no Congresso Nacional, porque V. Exª foi eleito Deputado Federal pelo povo de Minas Gerais. Quero registrar a forma competente, digna e honrada com que V. Exª exerceu o mandato de Senador da República pelo Estado de Minas Gerais. V. Exª nos proporcionou um relacionamento permanente neste Senado Federal. Estreitamos a relação de amizade que, para mim, é muito cara; manteremos nossa amizade e vamos estreitá-la ainda mais no convívio que teremos a partir da próxima legislatura. Que Deus o abençoe e que o povo de Minas Gerais saiba que foi muito bem representado no Senado Federal por V. Exª e continuará sendo muito bem representado por V. Exª na Câmara dos Deputados.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Muito obrigado, caros companheiros.

Concedo um aparte ao Senador Rodolpho Tourinho.

O Sr. Rodolpho Tourinho (PFL - BA) - Caro Senador Aelton Freitas, chegamos juntos a esta Casa, lembro-me bem disso, há quatro anos, e deixaremos juntos o Senado. Quero lhe desejar muitas felicidades e dizer que foi muito importante conviver com V. Exª. Essa convivência da Bahia com Minas é sempre proveitosa. Muitas felicidades. Tudo de bom.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Muito obrigado, caro companheiro.

O Sr. Augusto Botelho (PDT - RR) - Senador Aelton Freitas, concede-me V. Exª um aparte?

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Ouço V. Exª, Senador Augusto Botelho.

O Sr. Augusto Botelho (PDT - RR) - Senador Aelton Freitas, fiquei muito honrado em trabalhar com V. Exª. Vi sempre sua preocupação com a produção de alimentos, com a agricultura. Tenho certeza de que, com o último projeto que V. Exª aprovou ontem aqui, o Triângulo Mineiro voltará a ostentar índices de maior e melhor produtor do Brasil. V. Exª será laureado depois, voltando a esta Casa com o apoio de todo o Triângulo Mineiro.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Muito obrigado, Senador Augusto.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Aelton Freitas, Saint- Exupéry, no seu livro O Pequeno Príncipe, que é bem melhor do que O Príncipe, de Maquiavel, diz: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. V. Exª cativou todo mundo. Sei que o detentor do mandato é o vice-Presidente da República José Alencar. Quando ele saiu foi como se saísse o Pelé e entrasse o Amarildo, que fez um bocado de gols e nós ganhamos. E Minas mandou V. Exª. Quero lembrar-lhe que V. Exª nos cativou e é responsável por aquilo que cativas. V. Exª nunca sairá daqui. Por onde andar, simbolizará o Senador virtuoso.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Muito obrigado, querido amigo. Agradeço a participação de V. Exªs e peço ao Sr. Presidente que faça todos os apartes integrarem meu discurso, porque farão parte da minha história e, se Deus quiser, do nosso dia-a-dia.

Agradeço a esta Casa o apoio que nos deu na transformação da Faculdade de Medicina da cidade onde moro em Universidade Federal do Triângulo Mineiro que, este ano, passou de dois para oito cursos. Acredito que, dentro de quatro ou cinco anos, terá pelo menos trinta novos cursos, graças à nossa participação e ao apoio que tive nesta Casa.

Fui Relator da Lei dos Orgânicos, lutei pela redução dos tributos para o setor agropecuário, e fui autor da regulamentação dos consórcios no Brasil que, até esse projeto, era regido por normas do Banco Central. O nosso projeto de lei, que está avançando com muito sucesso, ampara os consórcios.

Expresso também minha gratidão sobretudo às lideranças políticas e aos milhares de mineiros que acompanharam nesses quatro anos o nosso trabalho, contribuindo com críticas, com sugestões, com palavras de apoio, com cobranças que foram muito úteis no correto direcionamento das condutas que adotamos.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na campanha para deputado federal, recebi votos...

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Nobre Senador,

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Pois, não, nobre Senador Marco Maciel. Com muita satisfação.

O Sr. Marco Maciel(PFL - PE. Com revisão do orador.) - Nobre Senador Aelton Freitas, quero cumprimentá-lo pelo mandato que cumpriu, dando seqüência ao mandato do atual vice-Presidente da República, José Alencar, e desejar votos de permanente êxito na Câmara dos Deputados. V. Exª é um político jovem competente e certamente vai continuar concorrendo para que Minas Gerais tenha representantes habilitados ao bom desincumbimento de seus respectivos mandatos. Portanto, nossos cumprimentos a V. Exª e votos de completo êxito.

O SR. AELTON FREITAS (Bloco/PL - MG) - Muito obrigado, meu querido amigo.

Na campanha para Deputado, recebi votos de todas as regiões do Estado - fomos votados em 691 Municípios dos 853 de Minas Gerais -, com maior incidência no Triângulo Mineiro - região onde nasci, mantenho raízes familiares e profissionais - e no sul de Minas - onde tive a oportunidade de me formar e de me tornar engenheiro agrônomo.

Levo comigo, para a Câmara dos Deputados, a responsabilidade de manter uma atuação parlamentar dinâmica, atenta aos anseios da base e coerente com as sementes plantadas aqui nos últimos quatro anos. Caros Companheiros, tenham a certeza de que, para isso, não medirei esforços. Levo ainda o sonho de um dia, quem sabe, retornar a esta Casa, como também manifestaram V. Exªs, para fazer um mandato ainda melhor. Mas não sem antes percorrer a longa estrada que há quatro anos o destino me proporcionou evitar.

Muito obrigado a todos pela compreensão e pelo apoio a este mineiro que veio de família humilde, de pequeno produtor rural, para ocupar temporariamente um lugar na Câmara Alta do Parlamento Brasileiro.

Nobre Presidente, em tempo, quero agradecer a presença de um grande amigo que conquistei aqui, o Dr. Derênio, que se faz presente, Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal em nosso País; da minha querida esposa, Luciana, que tem passado momentos difíceis, apesar da distância, mas tem entendido o nosso trabalho; do meu conterrâneo, meu amigo de infância, Alcides Assunção, que está aqui; do meu particular amigo Luís Alberto; e do filho ilustre do Senador Wellington Salgado, meu particular amigo, José Júnior, da nossa cidade de Araguari.

A todos o meu muito obrigado pela compreensão, pela oportunidade. Desculpe-me a delonga, nobre Líder Senador Romero Jucá. Foi uma satisfação muito grande e um aprendizado muito grande que V. Exªs me proporcionaram. A todos até breve, até quem sabe.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2006 - Página 39646