Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentário sobre as matérias intituladas "Diretor do BB ajudou a montar dossiê Vedoin", "Valdebran controla Funasa em MT", "Chefe da 'Abin do PT' deixa comitê da reeleição","PF indicia petista e busca origem do dinheiro", publicadas no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 20 de agosto último. Registro do artigo intitulado "O Brasil é que precisa surfar para a vitória", de autoria do jornalista Marco Antonio Rocha, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 4 de setembro último.

Autor
Luiz Pontes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Luiz Alberto Vidal Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentário sobre as matérias intituladas "Diretor do BB ajudou a montar dossiê Vedoin", "Valdebran controla Funasa em MT", "Chefe da 'Abin do PT' deixa comitê da reeleição","PF indicia petista e busca origem do dinheiro", publicadas no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 20 de agosto último. Registro do artigo intitulado "O Brasil é que precisa surfar para a vitória", de autoria do jornalista Marco Antonio Rocha, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 4 de setembro último.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2006 - Página 39670
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DENUNCIA, POLICIA FEDERAL, PARTICIPAÇÃO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CORRUPÇÃO, CONTROLE, FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAUDE, QUESTIONAMENTO, ORIGEM, DINHEIRO, AQUISIÇÃO, DOCUMENTO, DIFAMAÇÃO, ADVERSARIO, ELEIÇÕES.

O SR. LUIZ PONTES (PSDB - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar a matéria intitulada “Diretor do BB ajudou a montar dossiê Vedoin”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, de 20 de agosto do corrente.

A matéria destaca a participação ativa do petista Expedito Afonso Veloso na operação que pretendia usar dossiês para desmoralizar tucanos. Expedito, que ocupava o cargo de Diretor de Gestão de Risco do Banco do Brasil, não foi só um intermediário, a maioria dos documentos foi reunida por ele e só então repassada aos donos da Planam.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, comento também a matéria intitulada “Valdebran controla Funasa em MT”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, de 20 de agosto do corrente.

A matéria destaca que Valdebran Padilha, um dos envolvidos no escândalo da montagem do dossiê tucano, controla a administração da Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso. A influência de Valdebran e sua ligação com a Funasa e o PT despertaram a suspeita de que o dinheiro desviado do órgão tenha sido usado para fazer caixa dois. Isso precisa ser apurado e esclarecido.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria também de destacar a matéria intitulada “Chefe da ‘Abin do PT’ deixa comitê da reeleição”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, de 20 de agosto do corrente.

            A matéria destaca que o chefe do núcleo de risco e mídia da campanha pela reeleição do Presidente Lula, Jorge Lorenzetti, admitiu, em carta enviada ao presidente do PT, Ricardo Berzoini, que extrapolou limites de suas atribuições. Lula, que agora responsabiliza Berzoini pela escolha dos “aloprados”, já chegou a dizer publicamente que Lorenzetti era uma pessoa de sua confiança.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, outro assunto é para comentar a matéria intitulada “PF indicia petista e busca origem do dinheiro”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, de 20 de agosto do corrente.

A matéria destaca que, para descobrir a origem do dinheiro que um grupo petista iria usar para a compra e a distribuição de dossiês, a Polícia Federal vem fazendo diligências em casas de câmbio e doleiros de São Paulo, Brasília e Cuiabá. A operação já detectou que o R$1,75 milhão teve várias origens. O que mais impressionou a Polícia foi a sofisticação da estrutura petista, que ainda esconde muitos mistérios.

Por último, gostaria de registrar o artigo intitulado “O Brasil é que precisa surfar para a vitória”, de autoria do jornalista Marco Antonio Rocha, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, de 04 de setembro de 2006.

            Em seu artigo, o jornalista alerta para o fato de que o Presidente Lula, sendo eleito, estará envolvido em embaraços políticos, econômicos, administrativos e diplomáticos de fazer inveja a qualquer campeão de quebra-cabeças.

Sr. Presidente, requeiro que todas as matérias a que me referi passem a integrar este pronunciamento, a fim de que constem dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

**********************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR LUIZ PONTES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**********************************************************************

Matérias referidas:

“Diretor do BB ajudou a montar dossiê Vedoin”;

“Valdebran controla Funasa em MT”;

“Chefe da ‘Abin do PT’ deixa comitê da reeleição”;

“PF indicia petista e busca origem do dinheiro”;

“O Brasil é que precisa surfar para a vitória”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2006 - Página 39670