Pronunciamento de Juvêncio da Fonseca em 20/12/2006
Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Comentário sobre as matérias intituladas "O adeus do 'china'", publicada na revista Veja, e "Como seria a agência ideal", publicada na revista Exame, edição de 22 de novembro último.
- Autor
- Juvêncio da Fonseca (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
- Nome completo: Juvêncio Cesar da Fonseca
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Comentário sobre as matérias intituladas "O adeus do 'china'", publicada na revista Veja, e "Como seria a agência ideal", publicada na revista Exame, edição de 22 de novembro último.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/12/2006 - Página 39685
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, EXAME, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, PEDIDO, DEMISSÃO, EX MINISTRO DE ESTADO, SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DE GOVERNO E GESTÃO ESTRATEGICA, ANALISE, DIRETRIZ, POSSIBILIDADE, MELHORIA, FUNCIONAMENTO, AGENCIA NACIONAL, REGULAMENTAÇÃO, SERVIÇOS PUBLICOS.
O SR. JUVÊNCIO DA FONSECA (PSDB - MS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar a matéria intitulada “O adeus do ‘china’”, publicada pela revista Veja, de 22 de novembro do corrente.
A matéria destaca que amigo do Presidente Lula há duas décadas, o ex-Ministro da Secretaria de Comunicação Luiz Gushiken, pediu demissão na semana passada. Ainda segundo a matéria, a saída de Gushiken é a queda do último integrante do núcleo duro do poder no primeiro governo Lula.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para comentar a matéria intitulada “Como seria a agência ideal”, publicada pela revista Exame, de 22 de novembro do corrente.
A matéria destaca que há pelo menos cinco diretrizes que tornariam o processo de funcionamento das agências reguladoras mais eficaz: independência, transparência, missão, capacidade técnica e incentivos à concorrência; o que não se vê nas agências reguladoras no Governo Lula, que teria politizado esses órgãos.
Sr. Presidente, requeiro que as referidas matérias passem a integrar este pronunciamento, a fim de que constem dos Anais do Senado Federal.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.
************************************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JUVÊNCIO DA FONSECA EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
************************************************************************************************
Matérias referidas:
“O adeus do ‘china’”;
“Como seria a agência ideal”.