Discurso durante a 209ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Protesto contra a decisão da Câmara dos Deputados de não aprovar o projeto de lei que beneficiaria o esporte sem prejuízo da cultura.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL. ESPORTE.:
  • Protesto contra a decisão da Câmara dos Deputados de não aprovar o projeto de lei que beneficiaria o esporte sem prejuízo da cultura.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2006 - Página 39541
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL. ESPORTE.
Indexação
  • PROTESTO, REJEIÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI, BENEFICIO, CULTURA, ESPORTE, EXPECTATIVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EDIÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), SOLUÇÃO, PROBLEMA.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Serei rápido, Sr. Presidente.

     Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, primeiramente, quero cumprimentar V. Exª, que não tergiversou e, imediatamente, ligou para o Presidente, a quem cumprimento por ter se sensibilizado com a fala de V. Exª. A esperança é que ele endosse o acordo, através da Medida Provisória proposta pelos Senadores.

     Quero testemunhar que o Senador Wellington Salgado estava com o projeto, tentando encontrar uma solução. Estava marcado o horário da reunião quando encontrei o Senador Cristovam Buarque no Café, cercado de artistas e autores desesperados porque poderiam perder, e ele tentando encontrar uma solução. Procurei o Senador Wellington Salgado, que me disse que não faria a reunião enquanto o acordo não saísse porque não poderia prejudicar nem a cultura nem o esporte.

     Então, houve, realmente, um trabalho do Senador Cristovam Buarque com a Senadora Ideli Salvatti. Participei um pouco, para tentar ajudar, de uma emenda que foi feita. Foi um acordo muito bonito, Sr. Presidente, à negativa do que aconteceu ontem na Câmara. Harmonicamente, no Senado, todos, emocionados com a decisão, artistas, atletas e Parlamentares, aprovaram o acordo e acharam que ela seria endossada, com tranqüilidade, pela Câmara.

     O Senador Wellington Salgado teve um papel importante por ter segurado a reunião e só colocado em discussão após o acordo, unanimemente aprovado por este Plenário, sob o aplauso daqueles que estão lutando pelo esporte e pela cultura.

     Aqui fica, então, nossa angústia e a nossa esperança de que V. Exª seja o portador da medida provisória, até como um presente de Natal para aqueles que estão aflitos e que têm essa esperança.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2006 - Página 39541