Pronunciamento de Aloizio Mercadante em 20/12/2006
Discurso durante a 209ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre o ano legislativo que se encerra.
- Autor
- Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Considerações sobre o ano legislativo que se encerra.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/12/2006 - Página 39641
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- COMEMORAÇÃO, ENCERRAMENTO, PERIODO, LEGISLATURA, ELOGIO, ATUAÇÃO, SENADO, ESPECIFICAÇÃO, PRESIDENTE, AGRADECIMENTO, FUNCIONARIOS, ASSESSORIA LEGISLATIVA.
O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Renan Calheiros, eu queria começar parabenizando o Senado Federal por mais um ano legislativo e pelo fim de um período: um período da história, um período do Parlamento, um período importante de mudanças.
Outro dia, em visita ao Presidente Lula, o presidente recém-eleito do Equador disse uma frase que acho muito significativa para este momento que atravessamos na América Latina em particular: nós não estamos vivendo uma época de mudanças, nós estamos vivendo uma mudança de época. É um pouco isso! O vento que sopra é um vento de mudança, um vento de transformação, um vento de busca de novos caminhos, em que não apenas o Brasil, que iniciou um pouco esse movimento na região, mas eu diria que outras nações estão procurando, assim como o País, encontrar o caminho do desenvolvimento sustentável, de distribuição de renda, de democracia, de inclusão social, e o Parlamento, o Senado Federal em particular, é essencial a essa tarefa.
Acho que tivemos uma intensa produção legislativa, evidentemente num ano eleitoral, em que as tensões, as paixões, são mais acaloradas e, às vezes substituem um pouco o próprio processo de elaboração, mas o confronto político-ideológico-eleitoral prevalece na intervenção parlamentar. Foi um ano muito rico e muito produtivo.
Eu queria terminar desejando a todos, Senadores, Senadoras, funcionários da Casa, nossos assessores, que trabalham de forma incansável, aqueles que nos acompanham neste momento, desejar um Feliz Ano Novo e um bom Natal. Estamos terminando, é um ritual de passagem muito importante para as famílias, um momento de reflexão, de ponderação, e tenho certeza de que voltaremos, no ano que vem, com mais energia e mais motivados.
Quero saudar os Líderes, que trabalharam todo este ano, os Senadores da base que ajudaram a sustentar o Governo, os Senadores da Oposição, que sempre foram muito elegantes, cordiais e generosos com o meu mandato, com a minha liderança, e, em nome de todos eles, gostaria de homenagear o Presidente da Casa, Senador Renan Calheiros, que teve um papel exemplar e fundamental na condução dos trabalhos, sempre equilibrado, sempre defendendo as prerrogativas do Legislativo, sempre buscando a governabilidade, tendo interlocução com todos os campos políticos, todos os Partidos e todas as forças, o que foi fundamental para o êxito que logramos ao longo desse ano.
Um grande abraço ao Presidente e a todos vocês. Meus parabéns ao Senado Federal pela contribuição que deu ao Brasil.