Fala da Presidência durante a 207ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Saúda o Senador Alberto Silva pela sua reeleição para presidente regional do PMDB.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Saúda o Senador Alberto Silva pela sua reeleição para presidente regional do PMDB.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2006 - Página 39007
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ALBERTO SILVA, SENADOR, REELEIÇÃO, PRESIDENCIA, AMBITO REGIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), OPORTUNIDADE, ELOGIO, LIDERANÇA, VIDA PUBLICA.

   O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Alberto Silva, eu jamais cortaria o tempo de V. Exª, que simboliza a grandeza do Piauí. Foi V. Exª que teve a coragem de mostrar ao País a batalha dos Heróis do Jenipapo, de registrar o monumento, e todos hoje sabem que a grandeza territorial é graças à combatividade de nossa gente.

   V. Exª ontem mostrou a sua competência. Nós só entendemos, Senador Ney Suassuna, a grandeza de Alberto Silva quando lemos a Bíblia, na qual está escrito que a longevidade é dada àqueles que Deus ama. Eles conseguem o exercício da sua atividade profissional até os últimos dias que Deus lhes dá.

   E V. Exª ontem mostrou ao Piauí e ao Brasil muita liderança. Conseguiu fazer uma convenção, e foi reeleito Presidente Regional do PMDB. A Bíblia diz: quem planta colhe. Foi V. Exª quem plantou o PMDB no Piauí.

   Estamos pensando seriamente, Senador Suplicy, em seguir neste nosso Parlamento o exemplo da Itália, a Itália do Renascimento, a Itália de tanta história para a humanidade, que tem em seu Parlamento personalidades vitalícias. O último deles foi Norberto Bobbio, o pai da teoria política hoje. Ele era Senador vitalício. São nomes reconhecidos pelo plenário que ficam a enriquecer a Casa. E estou meditando para fazer isso aqui no Brasil.

   Acho que Alberto Silva, Senador Maranhão, é um desses nomes iluminados. Em 1948, vi Alberto Silva fazer o seu primeiro discurso, na cidade de Parnaíba, quando conquistava a Prefeitura - na guarita. E, hoje, um bocado de tempo depois, ele, com empolgação, com o mesmo ideal - ideal não tem idade -, com a mesma grandeza, se apresenta - e não se despede; primeiro, porque ficou aqui. Sem dúvida nenhuma, com a ajuda de Deus e o exemplo de homens como V. Exª, vamos enriquecer este Plenário e meditar e convocar Senadores vitalícios, que enriquecerão este Parlamento; e o nome de V. Exª será lembrado.

   Nossos parabéns pela vitória de ontem!

   Concedemos a palavra ao Senador inscrito Marco Maciel. (Pausa.)

   Não estando presente, concedo a palavra ao Senador Eduardo Suplicy, que já cedeu a sua vez ao Senador Alberto Silva e agora usará a tribuna. O Senador Eduardo Suplicy é o Senador que maior número de votos teve por pertencer ao maior Estado do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2006 - Página 39007