Discurso durante a 209ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Proposta de política para o salário mínimo.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SALARIAL. TRIBUTOS.:
  • Proposta de política para o salário mínimo.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2006 - Página 39399
Assunto
Outros > POLITICA SALARIAL. TRIBUTOS.
Indexação
  • IMPORTANCIA, VOTAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), DEFINIÇÃO, VALOR, SALARIO MINIMO, CORREÇÃO, TABELA, IMPOSTO DE RENDA, REGISTRO, APOIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APROVAÇÃO, MATERIA, ELOGIO, ATUAÇÃO, VALDIR RAUPP, SENADOR, GILMAR MACHADO, DEPUTADO FEDERAL, ELABORAÇÃO, RELATORIO, COMISSÃO MISTA, ORÇAMENTO.

            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Também na mesma linha, apenas para registrar a decisão do Presidente Lula de conduzir e determinar esse valor do salário mínimo e da correção da tabela do Imposto de Renda, bem como para saudar a presença dos Ministros Luiz Marinho e Nelson Machado.

            Além disso, quero registrar que hoje estaremos votando, na Medida Provisória nº 328, o acréscimo do reajuste da tabela do Imposto de Renda, porque, na referida medida provisória, temos 3% de reajuste, que era o combinado na Comissão de Orçamento. E, com a decisão tomada hoje pelo Presidente, de acordo com as centrais sindicais, iremos fazer uma mudança e aprovaremos hoje 4,5%, com a relatoria do Senador Ney Suassuna.

            Então, são duas medidas: tanto o acréscimo da correção da tabela do Imposto de Renda, quanto o aumento do salário mínimo, são um ganho real importante, que vem sendo seguido ano a ano. São duas medidas com extrema importância econômica, microeconômica, melhorando a vida das pessoas e ajudando a reativar a economia do nosso País.

            Portanto, louvo a decisão, enalteço o trabalho do Relator Valdir Raupp e do Presidente Gilmar Machado, e registro que fico muito feliz em podermos votar, nesta noite, o reajuste da tabela do Imposto de Renda, com 50% a mais do valor do que tinha sido definido na Comissão de Orçamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2006 - Página 39399