Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Vice-Governador do Distrito Federal, o ex-senador Paulo Octávio, que hoje aniversaria, destacando o significado da palavra gratidão.

Autor
Adelmir Santana (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Adelmir Santana
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Vice-Governador do Distrito Federal, o ex-senador Paulo Octávio, que hoje aniversaria, destacando o significado da palavra gratidão.
Aparteantes
Flexa Ribeiro, Mão Santa, Romeu Tuma.
Publicação
Publicação no DSF de 14/02/2007 - Página 1900
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, PAULO OCTAVIO, EX SENADOR, VICE-GOVERNADOR, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), ELOGIO, VIDA PUBLICA, REGISTRO, HISTORIA, ADMINISTRAÇÃO, EMPRESA, ATUAÇÃO, SENADO, PROMOÇÃO, TURISMO, BRASIL.

O SR. ADELMIR SANTANA (PFL - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, aproveito para registrar a presença entre nós do Vice-Governador Paulo Octávio, da sua digníssima esposa Anna Christina Kubitschek, de Alfredo Gastal, do Coronel Affonso Heliodoro, de empresários e secretários de Estado, que nos honram nesta tarde.

Sr. Presidente: Gratidão! Essa é uma das mais belas palavras da língua portuguesa e tem, pelo menos de acordo com o dicionário do mestre Aurélio Buarque, dois importantes significados que traduzem nobres sentimentos humanos: é agradecimento e, ao mesmo tempo, reconhecimento. São, portanto, dois fortes sentimentos unidos em uma única palavra: gratidão.

E é de gratidão que desejo falar nesta tarde desta tribuna.

Assim sendo, Sr. Presidente, presto hoje o meu agradecimento público e, ao mesmo tempo, o meu reconhecimento a um grande líder do nosso querido Distrito Federal. Homem público de valor imensurável, líder empresarial e político que, ao longo dos últimos quatro anos, prestou inestimáveis serviços a esta Casa como Senador da República, a quem tenho a honra e a responsabilidade de suceder como representante da Capital de todos os brasileiros.

Falo, Sr. Presidente, do Senador Paulo Octávio, atual vice-Governador do Distrito Federal, que hoje faz aniversário e merece de todos nós respeito, carinho, admiração e nossas homenagens.

Ontem, ao fazer algumas reflexões pró-ativas sobre o Plano de Aceleração do Crescimento - PAC, tive a honra de ser aparteado pelo Senador Cristovam Buarque, ex-Governador do Distrito Federal, com palavras educadas, sinceras e carinhosas. Em certo momento, o Senador Cristovam fez uma referência explícita a um dos desafios que terei no Senado: suceder à altura o trabalho do Senador Paulo Octávio nesta Casa.

Não tenha dúvidas, Senador Cristovam - que não está no plenário, mas deve estar nos ouvindo -, de que diariamente rogo a Deus que me dê forças, saúde e lucidez para que todos os meus passos e todas as minhas palavras nesta Casa, ao menos, sigam a sábia caminhada iniciada pelo Senador Paulo Octávio.

Sua carreira política é um exemplo para todos nós. Está baseada nos princípios da existência e da vida.

Líder empresarial, duas vezes Deputado Federal, o nosso aniversariante de hoje foi eleito Senador da República em 2002, com mais de 550 mil votos.

Empresário vitorioso do segmento da construção civil, da hotelaria e do turismo, Paulo Octávio optou pela vida pública depois de grande sucesso na iniciativa privada. Ele foi tomado pela paixão arrebatadora da política, com suas dialéticas caprichosas e suas lógicas sonhadoras.

Escolheu a trilha da ética, da transparência e da verdade. Plantou e, como bom semeador, vem colhendo os frutos.

Ao longo de 2005, o Senador Paulo Octávio consolidou, definitivamente, seu trabalho como representante das forças políticas do Distrito Federal, atuando pró-ativamente junto à comunidade brasiliense.

Eleito por unanimidade como 3º Secretário da Mesa Diretora do Senado, participou ativamente da modernização desta Casa e da melhora nas condições de trabalho para os servidores do Congresso Nacional.

Nos últimos anos, visitou todas as cidades metropolitanas do Distrito Federal, sempre atento aos problemas de todas as comunidades. É capaz de reconhecer pessoas e ruas dos mais longínquos rincões da capital, assim como suas lutas reivindicatórias e seus desejos comunitários.

Foi também Paulo Octávio o responsável pela articulação dos recursos perante o Governo Federal para importantes obras do Distrito Federal, assim como o fortalecimento do sistema de segurança da Capital, sem falar no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, a grande conquista dos políticos do Distrito Federal. Promoveu o turismo nacional como Presidente da Comissão de Turismo e também o turismo cívico em Brasília.

Com suas propostas ousadas e sensíveis, nosso aniversariante levantou a bandeira e também a consciência de milhares de brasilienses, que construíram verdadeiros bairros em condomínios e parcelamentos em regiões periféricas do Distrito Federal.

Aliás, estima-se que, atualmente, cerca de um terço dos 2,3 milhões de habitantes de nossa cidade morem em condomínios que necessitam de regularização. Agora, como Vice-Governador eleito do Distrito Federal, ele terá todas as condições de buscar a regularização desse universo humano, sem prejuízo do Estado nem dos próprios moradores - e certamente o fará.

O Senador Paulo Octávio transformou esta tribuna do Senado numa trincheira permanente em defesa de Brasília e dos interesses nacionais.

Tamanha foi sua preocupação que, mesmo tendo exercido o mandato por quatro anos, por estar envolvido com a campanha política, não teve a oportunidade de se despedir daqueles que foram seus Pares no exercício do mandato.

É por isso, Senador Paulo Octávio, que hoje tomo esta iniciativa, não por procuração sua, mas por gratidão, para agradecer a seus Pares a convivência que V. Exª teve neste Senado e dizer da minha alegria e da minha satisfação em substituí-lo.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Adelmir, V. Exª me permite um aparte?

O SR. ADELMIR SANTANA (PFL - DF) - Por favor, Senador Flexa, com muito prazer; depois, o Senador Tuma.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Adelmir Santana, V. Exª usa no seu pronunciamento as palavras “gratidão” e “reconhecimento”. Quero aqui fazer um registro sobre o nobre Senador Paulo Octávio, que hoje está aniversariando, o que para nós é motivo de regozijo. Desejo que as bênçãos de Deus continuem iluminando o Senador e concedendo saúde e paz a S. Exª e à sua família. Senador Adelmir, tudo o que V. Exª tão bem disse no início do seu pronunciamento é reconhecido por todos os Pares do Senador Paulo Octávio. Eu tive o prazer de conviver por dois anos com o Senador Paulo Octávio aqui no plenário do Senado, mas já o tenho na conta de meu amigo há muito tempo, desde as nossas lutas perante a Cbic, do setor da construção civil, e perante a Confederação Nacional da Indústria. O nome do Senador Paulo Octávio se confunde com Brasília. A história de vida do Senador Paulo Octávio se confunde com a história do Distrito Federal. Ele, sem sombra de dúvida, é um expoente e tem dedicado a sua vida a trazer o desenvolvimento, e todas as suas ações, empresariais, privadas ou políticas, são no sentido de fazer com que o Distrito Federal continue a crescer e a proporcionar melhor condição de vida, uma vida mais justa à sua população. Além disso, a esposa do Senador Paulo Octávio, Anna Christina, representa para nós o brasileiro que tem o reconhecimento de todas as gerações: Juscelino Kubitschek, criador e fundador de Brasília, que impulsionou este País para o caminho que nós buscamos ainda hoje, de desenvolvimento e de inclusão do Brasil na lista de país de Primeiro Mundo. Senador Paulo Octávio, V. Exª hoje exerce a nobre função de Vice-Governador do Distrito Federal, mas tenho absoluta certeza de que chegará a governá-lo, para completar o ciclo de trabalho que vem desenvolvendo no decorrer da sua vida. Parabéns. Que Deus continue iluminando seu caminho. E parabéns ao Senador Adelmir, que faz esse pronunciamento de gratidão e de reconhecimento ao Senador Paulo Octávio.

O SR. ADELMIR SANTANA (PFL - DF) - Agradeço pelo aparte de V. Exª, Senador Flexa Ribeiro, dizendo exatamente que o Senador Paulo Octávio, espelhando-se no exemplo de Juscelino Kubitschek, de empreendedor arrojado como foi o nosso eterno Presidente, saberá, ao lado do Governador José Roberto Arruda, transformar a capital de todos os brasileiros em modelo a ser seguido em termos de educação para nossas crianças, saneamento básico, índices elevados de cultura, atendimento à saúde e outros indicadores sociais que resultam na qualidade de vida de uma cidade como Brasília.

Concedo um aparte a V. Exª, Senador Romeu Tuma.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Senador Adelmir Santana, agradeço a oportunidade que V. Exª nos dá. Raramente acontece de um Parlamentar prestar uma homenagem como a de V. Exª, ao querido companheiro Paulo Octávio. Vocês são um casal simpático, sempre com um sorriso no rosto. Nunca vi nenhum dos dois de cara feia. Talvez o espírito de Juscelino entre abraçado com os dois, porque também era um homem sempre afeito à simpatia, ao sorriso. Eu o conheci de perto, quando das viagens que fazia a São Paulo. Paulo Octávio não é um homem do PFL; é um homem do Congresso Nacional, independentemente da cor ou da linha partidária, porque está sempre pronto a servir àqueles que dele precisam. E, quando V. Exª diz que ele não teve tempo de se despedir, ele nunca vai ter tempo de se despedir, porque nós, que vivemos em Brasília, precisamos dele sempre. Então, ele é um Parlamentar permanente desta Casa. Se ele se despedir, temos que puxar a orelha dele, porque aí estaríamos na condição de perdê-lo de vista. E nós não queremos isso. Acho que essa é uma homenagem bonita que se faz a um homem público, a um homem bom, carinhoso e respeitoso com seus companheiros. Deus estará sempre a abençoá-lo, para que haja outros substitutos como V. Exª. Sabemos que o Senado anda, passo a passo, em benefício da sociedade brasileira, e ele, a serviço do povo de Brasília, na qual nós nos incluímos.

O SR. ADELMIR SANTANA (PFL - DF) - Muito obrigado, Senador Romeu Tuma.

Sr. Presidente, peço uma tolerância para conceder um aparte ao Senador Mão Santa.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Adelmir Santana, V. Exª é um homem de virtude. Primeiro, árvore boa dá bons frutos: sua mãe é uma mulher do Piauí. Isso já demonstra gratidão. Aprendi, no colo de minha mãe, terceira franciscana, que a gratidão é a mãe de todas as virtudes. Paulo Octávio, “um bem nunca vem só.” A presença dele é um bem. Quem disse isso foi Padre Antônio Vieira. E ele vem acompanhado dessa beleza que é o fruto de Juscelino Kubitscheck de Oliveira. E, Paulo Octávio, nós estivemos ontem na Igreja Batista, na qual você se casou há 17 anos. Eu não sei quantos anos você tem, nem disseram lá, Paulo Octávio, mas eu, por exemplo, tenho 38 anos, porque eu só considero os anos em que estou casado com Adalgisa. Antes eu era uma pedra, não tinha vida. Então, se você é casado há 17 anos, ainda não tem a maioridade. Agora é que você tem vida. Mas já que estávamos ontem começando a comemoração, orando na Igreja Batista, Senador Papaléo Paes, permita-me abrir a Bíblia e dizer, segundo Tiago, que a “fé sem obras já nasce morta.” A fé de Paulo Octávio é com obra, como empresário, como profissional, gerando trabalho... “Comerás o pão com o suor do teu rosto.” Quem não trabalha não merece comer. Não é? Ele gera esse trabalho. A fé dele é com obras. E Deus escreve certo por linhas tortas. Levou o Juscelino Kubitscheck, mas entrelaçou nessa família Paulo Octávio. Se há alguém que se aproxima de Juscelino é Paulo Octávio, com perspectivas invejáveis na política. Aqui todos nós temos saudades, e V. Exª é gente boa. Minha mãe sempre diz: “Todo o bem que a gente adquire é com perda de outro bem”. Nós ganhamos, perdemos, mas Brasília ganhou, sem dúvida alguma. E quero dar o presente em nome do Piauí: esses dois que se encontram aí e que têm 17 anos de casados vão passar uma lua-de-mel no delta do Piauí. É meu presente. E pode ser que aí nasça o último rebento de Juscelino, um piauiense.

O SR. ADELMIR SANTANA (PFL - DF) - Muito obrigado a V. Exª, Senador Mão Santa.

Sr. Presidente, peço a tolerância de V. Exª para dizer que o Senador Mão Santa realmente tem razão. Esse carinho e essa amizade que todos de Brasília temos pelo Senador Paulo Octávio - e ontem já tivemos a oportunidade de externarmos isso aqui em nosso pronunciamento - engrandece-nos a todos.

Sr. Presidente, Paulo Octávio foi um Senador de mãos limpas e de olhos voltados para o futuro. Graças a essa visão, teve a atitude histórica e o desprendimento cívico de não fugir ao papel que o destino já lhe reservou: assumir as rédeas da sua cidade querida como Vice-Governador e se preparar para o futuro que a história lhe reservou: ser Governador do Distrito Federal. Queremos destacar o ato de grandeza e de sabedoria política quando nós, do PFL, ao fazermos a junção do Senador Paulo Octávio e do Governador José Roberto Arruda, apenas adiamos por um pouco o projeto que temos para o futuro.

Em nome da minha família, da minha equipe de trabalho e também de todos os cidadãos brasilienses é que eu estou aqui, Paulo Octávio, parabenizando-o pelo aniversário.

Tenho a certeza, Srªs e Srs. Senadores, de que o Senado perdeu um grande parlamentar, como foi dito pelo Senador Mão Santa; mas Brasília ganhou um Vice-Governador que a cada dia trará mais dignidade e qualidade de vida para os seus moradores.

Parabéns, Paulo Octávio, e felicidades


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/02/2007 - Página 1900