Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento ao Senado pela aprovação do requerimento de conclamação ao Congresso Norte-Americano para refletir sobre o projeto de lei que prevê a construção de um muro entre os Estados Unidos e o México.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL. POLITICA EXTERNA.:
  • Agradecimento ao Senado pela aprovação do requerimento de conclamação ao Congresso Norte-Americano para refletir sobre o projeto de lei que prevê a construção de um muro entre os Estados Unidos e o México.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2007 - Página 833
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PLENARIO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, IMPORTANCIA, SENADO, CONCLAMAÇÃO, PARLAMENTO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), SOLICITAÇÃO, REJEIÇÃO, PROJETO DE LEI, CONSTRUÇÃO, MURO, SEPARAÇÃO, PAIS, AMERICA LATINA, PREJUIZO, INTEGRAÇÃO, ECONOMIA.
  • CRITICA, CONTRADIÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), DOUTRINA, DEFESA, LIBERDADE, PRETENSÃO, CONSTRUÇÃO, MURO, SEPARAÇÃO, PAIS, AMERICA LATINA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero agradecer ao Plenário a aprovação do requerimento que apresentei relativo à importância de nós Senadores conclamarmos o Congresso Nacional e o Poder Executivo dos Estados Unidos da América, no que diz respeito ao muro que os Estados Unidos construíram ao longo da fronteira com o México e toda América Latina.

É importante transmitir aos Estados Unidos, ao seu povo, aos seus governantes e aos congressistas que, se eles desejam, de fato, a integração econômica de todas as Américas, que isso se faça não apenas tendo em vista os bens e serviços do capital com mobilidade através das fronteiras, mas sobretudo considerando o que é o mais importante, os seres humanos.

Há poucos dias, visitei a muralha da China, de seis mil quilômetros, construída na China antiga, que hoje está lá não para impedir a passagem de pessoas de um lado para outro. Naquela época, havia o receio da invasão da Mongólia. Por isso, foi construído aquele muro, para prevenir a invasão, fosse dos povos da Mongólia ou de outros, como o dos povos de Gengis Khan, e assim por diante. Mas, hoje, a muralha da China é inclusive um símbolo de turismo. Ela constitui uma das mais importantes obras construídas pelo ser humano e que é, inclusive, objeto de observação de quem está no espaço, como observou Yuri Gagarin, o primeiro astronauta, quando estava no espaço.

Os Estados Unidos da América, que tanto aplaudiram a queda do muro de Berlim e que recomendou a Israel que não construísse, no ano passado, o muro para separá-la da Cisjordânia, poderiam dar o exemplo. Imagine, Sr. Presidente, se nós viéssemos a construir muros na fronteira com os demais países da América do Sul! Isso seria algo totalmente inadequado.

Portanto, esse requerimento, que obteve a consideração do Senador Roberto Saturnino Braga, para respeitar a decisão do Congresso Norte Americano, do povo norte-americano, para não interferir, constitui um pedido de reflexão ao povo norte-americano, ao seu Congresso Nacional, a respeito desse muro, que não está de acordo com a tradição e as aspirações do povo norte-americano, que sempre soube lutar pelos ideais da liberdade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2007 - Página 833