Discurso durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de apresentação, lembrando compromissos com o povo amazonense. Elogio ao Presidente Lula pela iniciativa de lançar o PAC. (como Líder)

Autor
Alfredo Nascimento (PR - Partido Liberal/AM)
Nome completo: Alfredo Pereira do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Discurso de apresentação, lembrando compromissos com o povo amazonense. Elogio ao Presidente Lula pela iniciativa de lançar o PAC. (como Líder)
Aparteantes
Arthur Virgílio.
Publicação
Publicação no DSF de 01/03/2007 - Página 3144
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • REGISTRO, VIDA PUBLICA, ORADOR, EXERCICIO, CARGO PUBLICO, VICE-GOVERNADOR, SECRETARIO DE ESTADO, FINANÇAS, SAUDE, PREFEITO DE CAPITAL, SUPERINTENDENTE, SUPERINTENDENCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (SUFRAMA), AGRADECIMENTO, POVO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, APOIO, GOVERNO FEDERAL, QUALIDADE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), ELOGIO, POLITICA DE TRANSPORTES, BALANÇO, VALORIZAÇÃO, INFRAESTRUTURA, DESENVOLVIMENTO, RETOMADA, INVESTIMENTO.
  • DEFESA, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ESTRUTURAÇÃO, PARTIDO POLITICO, ORADOR, RESULTADO, FUSÃO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM. Pela Liderança do PR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, chegar ao Senado Federal é o coroamento de uma trajetória de mais de 20 anos dedicados à administração pública, no exercício de alguns dos mais importantes cargos nos Governos do meu Amazonas. Devo muito a esse Estado e é por isso que desejo, antes de mais nada, expressar a minha mais sincera e profunda gratidão ao povo do Amazonas.

Venho ao Senado para o exercício da minha primeira experiência como parlamentar. O Senado, que na maioria das vezes é o ápice de uma carreira legislativa, para mim se apresenta como o princípio. E a primeira certeza que tenho, quando aqui chego, é a de que terei muito a aprender com Pares tão destacados.

Procurarei buscar o exemplo e trilhar o caminho de tantos Senadores e Senadoras que me servirão de paradigma para um mandato de muito trabalho, com uma inarredável postura ética, compromissado com a justiça social e, principalmente, com o desenvolvimento de nosso País.

Foi no Amazonas que tive as melhores oportunidades de servir ao meu País. Fui Vice-Governador do meu Estado, Secretário de Fazenda do Estado e da Capital, Superintendente da Zona Franca de Manaus, Secretário de Saúde do Estado e, depois, Prefeito de Manaus por dois mandatos consecutivos.

Nesse período, pude aprender e cultivar os melhores atributos do administrador público, pautando e marcando minha atuação pelos princípios da correção, da boa gestão e da preocupação com os interesses e necessidades do cidadão.

Julgo que foi o reconhecimento a esse trabalho que me trouxe a Brasília para o desafio de fazer parte do Governo do Presidente Lula, com quem tive a honra de trabalhar e de colaborar como Ministro de Estado dos Transportes em seu primeiro mandato dando início a um novo momento para a infra-estrutura de transportes nacional.

Tenho a obrigação de, nesta oportunidade, falar como Presidente de honra do meu Partido, o Partido da República, integrante natural da base de apoio ao Governo do Presidente Lula, e como ex-Ministro dos Transportes, para as Srªs e os Srs. Senadores e para o povo brasileiro, os muitos passos que foram dados nos últimos quatro anos, para o enfrentamento dos problemas de infra-estrutura de transportes, um processo cujo amadurecimento hoje se traduz nas iniciativas do Programa de Aceleração do Crescimento.

O primeiro mandato do Presidente Lula será lembrado como um período em que a infra-estrutura de transportes passou a se tratada com a importância que merece, para um País que se dedica a fomentar o desenvolvimento.

Nos últimos quatro anos, pudemos ampliar significativamente o volume de recursos aplicados pela União e retomar não apenas obras paradas ou inacabadas, como também tomar as iniciativas necessárias ao início de projetos essenciais para o desenvolvimento do País. Falo do restabelecimento da credibilidade do Governo Federal, que passou a honrar seus compromissos de modo contínuo e dentro do previsto, garantindo a seus fornecedores as condições para a execução de todas as obras.

Posso citar como exemplo a duplicação da BR-101 Sul e Nordeste, eixos fundamentais para o bom desempenho da economia brasileira, que passaram a ser tratadas como prioridade pelo Governo Federal e estão em plena execução.

O Projeto Piloto de Investimentos, o PPI, que trouxe para o setor uma fonte segura de financiamento, que garante a continuidade de projetos importantes. Falo do Programa de Recuperação de Rodovias, que emergencialmente resgatou mais de 20 mil quilômetros de estradas, antes intrafegáveis, assim como do restabelecimento do planejamento nas ações voltadas à infra-estrutura.

Esse leque de iniciativas tornou possível ao Governo do Presidente Lula, Sr. Presidente, propor agora, logo no início do seu segundo mandato, um pacto com toda a sociedade brasileira em torno do desenvolvimento do País. Esse pacto aproveita uma ampla janela de oportunidades oferecida pelos excelentes indicadores da nossa economia. Este é o Programa de Aceleração do Crescimento, um programa com começo, meio e fim, sustentado pelas premissas da estabilidade monetária, da responsabilidade fiscal e da baixa vulnerabilidade externa; um programa ambicioso e corajoso para os próximos quatro anos, em que foram pensadas as necessidades de cada região e o conjunto do País; um programa que atende a todos os brasis que temos dentro do Brasil. Mais uma vez, a infra-estrutura de transportes recebeu atenção especial, desfrutando sua posição de âncora do desenvolvimento.

Chego ao Senado com muita energia para continuar trabalhando para o meu Amazonas, cuidando dos seus interesses, defendendo as causas do seu povo, mas vou trabalhar também discutindo, propondo e aprovando matérias de interesse do meu País, com os olhos grudados neste novo Brasil que está nascendo e que haverá de ser mais justo para o seu povo. Quero contribuir para isso.

Tenho me dedicado, Sr. Presidente, nos últimos dias, à formidável tarefa de estruturar o Partido da República, que nasceu da fusão do Partido Liberal com o Prona. Tenho realizado um trabalho gratificante. A cada dia, vejo valorosos e destacados companheiros Parlamentares se juntarem a nós, afinados com o propósito de fazer um Partido comprometido com o desenvolvimento e a ética do nosso País.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Permita-me V. Exª um aparte?

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Senador Arthur Virgílio, lamentavelmente não são permitidos apartes, cinco minutos...

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Sr. Presidente, é a estréia do Senador do meu Estado. Eu gostaria de um minuto para desejar-lhe boas-vindas.

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Estou recebendo reclamações dos demais Senadores. E já dei mais dois minutos ao Senador...

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Senador Efraim Morais, eu fui tão sintético...

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Tudo bem. A partir de agora, vou deixar o tempo que V. Exª desejar. Mas o que eu não posso é manter, Senador...

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Senador Efraim Morais, não crie polêmica por uma tolice. Sinceramente, sabe o carinho que tenho por V. Exª...

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Não, tem V. Exª todo o tempo que desejar.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - O Senador do meu Estado estréia, e eu não posso desejar-lhe boas-vindas? Isto aqui não é Colégio Militar!

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Está V. Exª perdendo o tempo, por favor. Peço que V. Exª não discuta com a Mesa.

            Se V. Exª quiser conceder um aparte, tem mais cinco minutos, nobre Senador Alfredo Nascimento.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - O tempo, quem me fez perder foi V. Exª. Tem V.Exª um caminho para se dar bem comigo, como sempre se deu, mas pode não se dar bem. É uma escolha sua.

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Senador Alfredo Nascimento, tem V. Exª cinco minutos. Eu estou simplesmente seguindo...

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Eu quero só dizer de maneira calma, o que eu já disse de maneira tumultuada: desejar ao Senador Alfredo Nascimento boas-vindas ao Senado. E agora, se V. Exª aceita, eu lhe devolvo os cinco minutos, para que V. Exª o use da maneira que lhe aprouver.

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Lamento que V. Exª tenha chegado em um mal momento, Senador. Parece-me que V. Exª não entendeu o sentido da Mesa...

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - É V. Exª indelicado, Senador Efraim MoraIs. É V. Exª meu irmão querido, mas nem sempre é delicado! Nem sempre é delicado!

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Desculpe-me V. Exª, Senador Arthur Virgílio, mas estamos apenas cumprindo o Regimento.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Sensibilidade faz parte do nosso dever, da nossa tarefa. Um Senador do meu Estado chega...

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Tudo bem. Peço desculpas aos Senadores que estão inscritos, pois a Mesa será bastante liberal em relação ao tempo que qualquer Parlamentar desejar usar.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - O que eu tinha que dizer, já disse. E V. Exª vai agir na Mesa como achar que deve. Eu já disse a V. Exª, Senador Alfredo Nascimento, que lhe dou boas-vindas ao Senado da República. Espero que não seja nenhum pecado mortal que me leve ao patíbulo, para a condenação à pena de morte.

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - Lamento que V. Exª tenha chegado em mal momento.

Senador Alfredo Nascimento, tem V. Exª a palavra.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM.) - Muito obrigado a V. Exª, Senador Arthur Virgílio, Senador que tão bem representa o meu Estado, que honra o Estado do Amazonas com o seu reconhecido empenho nesta Casa e no cenário nacional.

Sr. Presidente, encerro este meu primeiro pronunciamento parabenizando o Presidente Lula pela extraordinária iniciativa de lançar o PAC. Serei um fiel defensor desse Programa em qualquer lugar que eu estiver, pois estou convencido de que é o melhor caminho que temos para o Brasil.

Agradeço ao Senador Arthur Virgílio pela manifestação e tenho certeza de que a nossa convivência será cordial e produtiva para o bem do nosso povo e do nosso País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/03/2007 - Página 3144