Pronunciamento de Paulo Paim em 05/03/2007
Discurso durante a 18ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Justificativas a requerimento de pesar pelo falecimento do ex-presidente da CNBB, Dom Ivo Lorscheiter.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Justificativas a requerimento de pesar pelo falecimento do ex-presidente da CNBB, Dom Ivo Lorscheiter.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/03/2007 - Página 3815
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, BISPO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), IMPORTANCIA, IGREJA CATOLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, BIOGRAFIA, REGISTRO, VOTO DE PESAR, FAMILIA, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB).
O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, tenho certeza de que, no dia de hoje, o Rio Grande e o Brasil choram a morte de Dom Ivo Lorscheider. E, nesse sentido, Sr. Presidente, recebi um apelo muito carinhoso e respeitoso por estar aqui em Brasília. Faço um requerimento em meu nome, embora o Senador Eduardo Suplicy já o tenha feito, mas quero encaminhar à Mesa o requerimento com fundamento no art. 218, VII, do Regimento Interno.
Requeiro a V. Exª inserção em ata de voto de profundo pesar pelo falecimento de Dom Ivo Lorscheider, ocorrido no dia de hoje, 05 de março de 2007, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Dom Ivo Lorscheider, Sr. Presidente, foi uma das mais importantes figuras de nosso País e da Igreja Católica no milênio que passou. Como membro da Igreja Católica, ocupou os postos mais importantes, a começar pela Diocese de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde recebeu o título de Bispo Emérito.
Dom Ivo Lorscheider foi duas vezes Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e seu presidente outras duas vezes, inclusive durante o regime militar. Além da liderança exercida em nossa Igreja, D. Ivo foi homem de grande cultura, o que pode ser retratado pela sua condição de poliglota, falando cinco idiomas.
D. Ivo nasceu em 07 de dezembro de 1927, em São José da Hortência, Rio Grande do Sul. D. Ivo completaria oitenta anos, teve sete irmãos. Era primo de outro grande expoente da Igreja Católica no Brasil, D. Aloísio Lorscheider.
Sr. Presidente, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a toda a Igreja Católica do Brasil e à família de D. Ivo Lorscheider os nossos mais profundos sentimentos de pesar pela morte desse grande líder católico.
Assinam os Senadores Pedro Simon, Paulo Paim e Sérgio Zambiasi e tenho certeza de que outros tantos Senadores encaminharam à Mesa requerimentos no mesmo teor.
Muito obrigado, Sr. Presidente.