Discurso durante a 18ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Obsessão autoritária", de autoria da jornalista Dora Kramer, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 9 de fevereiro último.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DEMOCRATICO.:
  • Registro do artigo intitulado "Obsessão autoritária", de autoria da jornalista Dora Kramer, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 9 de fevereiro último.
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/2007 - Página 3823
Assunto
Outros > ESTADO DEMOCRATICO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, AUTORITARISMO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), BUSCA, PODER, NECESSIDADE, VIGILANCIA, DEMOCRACIA, ESPECIFICAÇÃO, PROPOSTA, TRANSFERENCIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMPETENCIA, CONVOCAÇÃO, PLEBISCITO, DESEQUILIBRIO, PODERES CONSTITUCIONAIS, DETALHAMENTO, ANTERIORIDADE, SEMELHANÇA, ATUAÇÃO, POLITICA PARTIDARIA.

O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “Obsessão autoritária”, de autoria da jornalista Dora Kramer, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 09 de fevereiro do corrente.

Em seu artigo, a jornalista alerta que a busca do PT, Partido dos Trabalhadores, pelo poder absoluto é recorrente e exige estreita vigilância, referindo-se ao fato do deputado petista Cândido Vacarezza e seu grupo propor alterar a Constituição para transferir ao Presidente da República a prerrogativa de convocar plebiscitos com a clara intenção de tentar se perpetuar no poder a exemplo de seu colega venezuelano Hugo Chaves. Dora Kramer lembra que essa é a primeira vez que o PT tenta concentrar poderes em um só poder revelando o desapreço ao atributo essencial da República e da democracia: o equilíbrio entre os encarregados de legislar, julgar e executar as tarefas do Estado. A articulista lembra que a escalada petista vem de longe, com as tentativas de enquadrar os produtores culturais aos ditames da nomenclatura e de submeter à imprensa a um conselho de fiscalização estatal, passando pela idéia de “democratizar” os meios de comunicação mediante a criação de uma rede de veículos financiados por verbas públicas e culminando com o uso do aparelho do Estado para quebrar o sigilo bancário e telefônico de um cidadão na tentativa de desmoralizar a testemunha de um crime praticado por um membro do partido do Presidente da República. Por tudo isso a jornalista nos alerta a mantermos estreita vigilância.

Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado, requeiro que o artigo acima citado seja considerado como parte integrante deste pronunciamento.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAPALÉO PAES EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

“Obsessão autoritária”; O Estado de S.Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/2007 - Página 3823