Discurso durante a 23ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Indicação de S.Exa. para Líder do Governo no Senado Federal, da Senadora Roseana Sarney para Líder do Governo no Congresso Nacional e do Deputado José Múcio para Líder do Governo na Câmara dos Deputados.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Indicação de S.Exa. para Líder do Governo no Senado Federal, da Senadora Roseana Sarney para Líder do Governo no Congresso Nacional e do Deputado José Múcio para Líder do Governo na Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 10/03/2007 - Página 4834
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ACOLHIMENTO, CONVITE, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONTINUAÇÃO, ATUAÇÃO, LIDER, SENADO, OPORTUNIDADE, CONTRIBUIÇÃO, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO, ECONOMIA NACIONAL, REFORMA POLITICA, REFORMA TRIBUTARIA, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
  • REGISTRO, NOMEAÇÃO, ROSEANA SARNEY, SENADOR, LIDER, GOVERNO, CONGRESSO NACIONAL, POSSE, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), LIDERANÇA, GOVERNO FEDERAL, CAMARA DOS DEPUTADOS.
  • COMENTARIO, ACORDO, LIDER, GOVERNO, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, VINCULAÇÃO, ATUAÇÃO, GARANTIA, EFICACIA, TRAMITAÇÃO, APROVAÇÃO, PROJETO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, OFICIO, INDICAÇÃO, DELCIDIO DO AMARAL, ANTONIO CARLOS VALADARES, SIBA MACHADO, JOÃO VICENTE CLAUDINO, SENADOR, VICE-LIDER, COMPROMISSO, ORADOR, ADAPTAÇÃO, ATUAÇÃO, LIDERANÇA, DEFESA, AUTONOMIA, MEMBROS, SENADO, DECISÃO, VOTAÇÃO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de fazer o registro do convite e da formalização realizada ontem, pelo Presidente Lula, para compor as Lideranças do Governo no Senado, na Câmara e no Congresso.

Fui convidado pelo Presidente Lula para continuar como Líder do Senado e aceitei, com muita honra e satisfação, porque isso representa não somente o reconhecimento do trabalho que realizei até agora no Senado, como Líder do Governo, mas também a confiança do Presidente no trabalho que posso realizar no futuro, para aprovação do PAC e realização das reformas estruturais necessárias, como as reformas tributária, política, trabalhista e tantas outras pelas quais o País anseia.

O Presidente também convidou e deu posse, ontem, à Senadora Roseana Sarney como Líder do Governo no Congresso. A Senadora Roseana Sarney tem vasta experiência, governou o Estado do Maranhão, coordenou a ação política no Palácio do Planalto, quando o Presidente José Sarney exerceu o mandato de Presidente da República, e foi Deputada Federal atuante. Portanto, tem todas as condições de realizar um grande trabalho à frente da Liderança no Congresso Nacional.

O Deputado José Múcio Monteiro, Deputado por quatro mandatos, pelo PTB, foi convidado e também tomou posse, ontem, na Liderança do Governo na Câmara dos Deputados. O Deputado José Múcio tem uma trajetória política importante na Câmara dos Deputados e, pela sua forma afável e elegante de tratar, pela sua competência e visão humanista e de empresário, tenho certeza, será um grande Líder na Câmara dos Deputados.

Ontem, em reunião com o Presidente da República, combinamos, eu e o Deputado José Múcio, de trabalhar em harmonia - Câmara e Senado -, porque precisamos fazer um esforço para que as grandes questões que sejam negociadas na Câmara sejam honradas no Senado e para que as negociações e acordos feitos no Senado sejam honrados na Câmara dos Deputados. Isso vai ocorrer por meio de um trabalho articulado.

Além disso, é importante que se trabalhe para que projetos aprovados no Senado tramitem e sejam aprovados na Câmara e que projetos oriundos da Câmara dos Deputados tenham tramitação rápida e também sejam aprovados no Senado.

            Ontem, em uma solenidade no Palácio do Planalto, o Presidente Lula empossou os três indicados e começamos a trabalhar com muita responsabilidade, imbuídos do que devemos fazer para ajudar não somente o Governo, mas o País, a mudar e a caminhar para um destino melhor.

Quero aproveitar a oportunidade, Sr. Presidente, para registrar que, ao assumir a Liderança do Governo, indico quatro vice-Líderes para, junto comigo, atuarem compondo o quadro de Líderes desta Casa, num trabalho compartilhado: o Senador Delcídio Amaral, do Partido dos Trabalhadores; o Senador Antonio Carlos Valadares, membro do PSB de Sergipe; o Senador Sibá Machado, do Partido dos Trabalhadores do Acre; e o Senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí.

Assim, há não somente a Liderança do PMDB, mas também a representatividade do Partido dos Trabalhadores, do PSB e do PTB nas vice-Lideranças, compondo-se um arco de alianças para que possamos trabalhar em conjunto.

Faço esse registro e peço a transcrição do oficio, que encaminhei à Mesa, indicando os vice-Líderes.

Quero, ao encerrar as minhas palavras, reafirmar o meu compromisso de trabalhar em conjunto com as Lideranças e todas as Srªs e os Srs. Senadores.

Tenho consciência de que, no Senado, não há grupo alinhado com o Governo. Cada Senadora e Senador tem a sua consciência, a sua liberdade e a sua autonomia, assim, cada voto para aprovar as matérias neste plenário deve ser conquistado pelo mérito. Não há alinhamento preestabelecido de Senadora ou de Senador. Cada Senadora ou Senador é independente; cada Senadora ou Senador representa o seu Estado. Portanto, devemos trabalhar muito, discutir, debater, dialogar, receber as contribuições e melhorar as propostas que precisam ser feitas aqui e aprovadas no Senado.

Assim, deixo o meu compromisso de trabalho solidário, parceiro e participativo. A Liderança será exercida com lealdade ao Governo, ao País e a esta Casa.

Muito obrigado. Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, e §2º do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Ofício 049/2007-GLGOV”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/03/2007 - Página 4834