Discurso durante a 23ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento, hoje, do escritor Gerardo Mello Mourão, Presidente da Academia Brasileira de Filosofia.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento, hoje, do escritor Gerardo Mello Mourão, Presidente da Academia Brasileira de Filosofia.
Publicação
Publicação no DSF de 10/03/2007 - Página 4848
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ESCRITOR, PRESIDENTE, ACADEMIA, FILOSOFIA, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, LITERATURA BRASILEIRA.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, recebi, há pouco, da Liderança do Bloco, um requerimento nos seguintes termos:

Requeiro, nos termos dos art. 218 e 219 do Regimento Interno do Senado Federal, a inserção em ata de voto de profundo pesar pelo falecimento do escritor Geraldo Mello Mourão, Presidente da Academia Brasileira de Filosofia, ocorrido nesta sexta-feira, 9 de março, no Rio de Janeiro, em torno de meio-dia.

Morreu, nesta sexta-feira, aos 90 anos de idade, no Rio de Janeiro, o escritor e poeta Geraldo Mello Mourão. Ele estava internado na UTI desde o dia 8 de janeiro de 2007.

Considerado por Carlos Drummond de Andrade “o grande poeta brasileiro” e por Hélio Pellegrino “o nosso Dante”, Geraldo Mello Mourão morreu com 90 anos e dedicou mais de seis décadas à literatura.

Concluo, Sr. Presidente, dizendo isto: com 12 livros publicados, Mourão é reconhecido internacionalmente como grande poeta e teve duas de suas obras - “O Valete de Espadas” e “O País dos Mourões” - vertidas para diversos idiomas. O “Valete de Espadas” foi a obra mais traduzida, com versões para alemão, francês, espanhol e iugoslavo.

Ganhou também o Prêmio de Poeta do Século XX.

Sei que o ex-Presidente José Sarney, na segunda-feira, também fará um pronunciamento de homenagem a esse nosso grande homem ilustre.

Por isso, peço a V. Exª que encaminhe à família, filhos e irmãos essa manifestação.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Peço que o encaminhe à Mesa.

A Presidência encaminhará o voto de pesar solicitado.

O requerimento vai ao Arquivo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/03/2007 - Página 4848