Discurso durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem às mulheres, enaltecendo a passagem do Dia Internacional da Mulher, que transcorre amanhã, dia 8 de março.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem às mulheres, enaltecendo a passagem do Dia Internacional da Mulher, que transcorre amanhã, dia 8 de março.
Aparteantes
Ideli Salvatti.
Publicação
Publicação no DSF de 08/03/2007 - Página 4342
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, MULHER, OPORTUNIDADE, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, LEITURA, OBRA LITERARIA.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (Bloco/PTB - RR. Pela Liderança do PTB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores e, especialmente, Srªs Senadoras - presente no plenário está a Senadora Ideli Salvatti -, quero, em meu nome e em nome do meu Partido, o Partido Trabalhista Brasileiro, prestar uma homenagem às mulheres, enaltecendo a passagem do Dia Internacional da Mulher, que se comemora amanhã. Como legislador, diariamente chegam a mim temas diretamente relacionados ao bem-estar, à segurança e ao reconhecimento da mulher, mas o dever de identificar tudo o que há de bom, de belo e de louvável numa mulher vai muito, muito além do exercício político.

Freqüentemente, ouvimos dizer - ou mesmo nos convencemos disto -que Deus realmente quis dar um recado muito claro à humanidade quando criou a mulher, moldou o caráter e a psicologia feminina.

É por isso que, em tantos aspectos, a mulher brilha soberana: sua ternura, sua suavidade, sua capacidade de escutar e de mostrar o carinho de maneira imediata e sensível, de detectar as necessidades do outro, de reconhecer aquilo que é peculiar e próprio de cada pessoa, de aceitá-las como são, de se preocupar com as pequenas coisas concretas que fazem a vida diária agradável, de atender a essas coisas pequenas, que são tão necessárias para que o lar seja mais humano e íntimo. Em todas essas coisas, a mulher é muito superior ao homem. De muitas dessas coisas, o homem nem se dá conta. O que para a mulher é fácil e evidente, para o homem é, muitas vezes, difícil de ver e, ainda que por vezes o veja, talvez não saiba como fazê-lo ou como exprimi-lo com naturalidade.

Temos a tarefa urgente de repensar o papel insubstituível e específico das mulheres na construção da cultura, dos valores morais, da determinação, da criatividade e da resistência. Todos os dias, de todas as formas, as mulheres dão seu recado. Quando entendermos, quando ouvirmos com o coração, então nossa civilização dará um grande salto adiante, será muito mais humana.

Sr. Presidente, encerro, lendo o poema de um autor desconhecido que considero muito oportuno para esta homenagem:

Não existe nada mais contraditório do que ser mulher...

Mulher que pensa com o coração,

age pela emoção e vence pelo amor.

Que vive milhões de emoções num só dia

E transmite cada uma delas, num único olhar.

Que cobra de si a perfeição

e vive arrumando desculpas

para os erros daqueles a quem ama.

Que hospeda no ventre outras almas,

dá a luz e depois fica cega,

diante da beleza dos filhos que gerou.

Que dá as asas, ensina a voar

mas não quer ver partir os pássaros,

mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.

Que se enfeita toda e perfuma o leito,

Ainda que seu amor

nem perceba mais tais detalhes.

Que como uma feiticeira

transforma em luz e sorriso

as dores que sente na alma,

só pra ninguém notar.

E ainda tem que ser forte,

para dar os ombros

para quem neles precise chorar.

Feliz do homem que por um dia

souber entender a Alma da Mulher!

Sr. Presidente, essa é a homenagem que quero, em meu nome e em nome do meu Partido, prestar à mulher brasileira neste dia.

A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - V. Exª me permite um aparte, nobre Senador Mozarildo Cavalcanti?

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (Bloco/PTB - RR) - Ouço V.Exª, com muito prazer.

A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Em nome das mulheres, uma vez que sou a única representante aqui da bancada feminina no Senado, agradeço a V. Exª a forma gentil e carinhosa com que sempre nos trata e as referências que faz em seu discurso à importância da participação e do espaço que a mulher cada vez mais ocupa de maneira diferenciada - porque o ocupamos de maneira diferenciada mesmo. O importante para a humanidade e para a nossa sociedade é que a diferença seja valorizada e respeitada sempre, pois cada um tem competência e capacidade de ocupar seu espaço de forma sempre carinhosa e harmônica, como deve ser a convivência entre os seres humanos e entre homens e mulheres.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (Bloco/PTB - RR) - Agradeço a V. Exª o aparte. Há pouco, conversava com V. Exª e dizia que as mulheres não ocupam certos espaços porque não o querem ou porque sabem que não vale a pena ocupá-los. Mas o certo é que, quando ocupam qualquer espaço, ocupam-no com competência e, acima de tudo, com esse amor que mencionei no poema desse poeta desconhecido. É muito importante que nós homens saibamos entender, cada vez mais, as mulheres. Se formos capazes disso, seremos bons filhos, bons esposos, bons companheiros e, sobretudo, bons seres humanos.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/03/2007 - Página 4342