Discurso durante a 27ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Exalta os efeitos positivos da experiência do projeto de Teresa Jucá, quando Prefeita de Boa Vista, que criou uma escola-modelo na cidade.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO MUNICIPAL. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Exalta os efeitos positivos da experiência do projeto de Teresa Jucá, quando Prefeita de Boa Vista, que criou uma escola-modelo na cidade.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2007 - Página 5644
Assunto
Outros > ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO MUNICIPAL. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • RETOMADA, ESTUDO, DELINQUENCIA JUVENIL, REGISTRO, IMPORTANCIA, EXPERIENCIA, EX PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), OBTENÇÃO, RECONHECIMENTO, AMBITO NACIONAL, AMBITO INTERNACIONAL, PUBLICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA), PROJETO, REDUÇÃO, VIOLENCIA, CRIAÇÃO, ALTERNATIVA, ATENDIMENTO, JUVENTUDE.
  • COMENTARIO, MOBILIZAÇÃO, PAIS, DEBATE, SEGURANÇA PUBLICA, GRAVIDADE, DADOS, VIOLENCIA, IMPORTANCIA, BUSCA, SOLUÇÃO.

     O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na semana passada fiz determinados registros aqui, que gostaria de retomar, já que os considero importantes no estudo da questão da violência infanto-juvenil.

     Tenho mencionado a experiência de Roraima, devido os efeitos positivos que se obteve com a execução do projeto de Teresa Jucá, quando Prefeita de Boa Vista.

     O resultado daquele projeto foi reconhecido nacionalmente e também internacionalmente - já que foi publicado pela OEA.

     Para que estes problemas chegassem às soluções viáveis, a prefeita propôs-se a buscar subsídios a partir do conhecimento das carências e dos potenciais existentes nas famílias e nos bairros.

     O Município de Boa Vista foi mapeado em 2002, com a realização de um censo, abrangendo 70% da população, de forma regionalizada e focalizada, permitindo o levantamento de 25 variáveis; e foi com a utilização cotidiana dessas informações que definiram se os enunciados dos problemas e o gerenciamento das ações que levaram às respostas plenamente positivas.

     A Prefeita Teresa Jucá criou uma escola-modelo na cidade, que não só ensinava disciplinas convencionais, como desenvolvia várias atividades alternativas, como esporte, luta, etc. inclusive a edição de um jornal.

     Quatro anos após a implantação do projeto, a violência caiu 72%, surpreendentemente.

     Isto aconteceu porque concluiu-se que o jovem precisa de atenção. E o que nós realmente precisamos é envolvê-los, criando alternativas para ocupar o seu tempo não só com o estudo, como também com atividades alternativas. Hoje, a capital de Roraima é a segunda capital mais tranqüila do País, e o seu exemplo muito nos orgulha, a todos roraimenses.

     Por um lado, Senhores e Senhoras Senadoras, sinto-me reconfortado em saber que o País inteiro se voltou à questão da violência, pois, assim, conseguiremos atingir um consenso nas ações que deveremos tomar; são tantas idéias, tantos estudos, tantas pesquisas que, seguramente, conseguiremos sair deste momento de impasse.

     O Senado está atento a este problema que faz parte da experiência humana ao longo dos tempos e por todos os lugares; e já se prepara para realizar um seminário internacional, com objetivo de discutir a delinqüência juvenil e procurar soluções para a questão.

     Está havendo uma mobilidade nacional em torno desta triste questão. E o Governo Lula quer uma solução que traga segurança para nosso povo e o resgate de nossos jovens.

     A estimativa é de que, anualmente, 1,6 milhões de pessoas morrem vítimas da violência interpessoal, auto-infligida ou coletiva. Outros milhões de seres humanos sofrem danos não letais.

     Infelizmente, Senhor Presidente, as estatísticas colocam o Brasil entre os países de maior violência no mundo. Novas pesquisas, sobre as quais pretendo me pronunciar em breve, demonstram que o problema só se resolverá quando estivermos com nossos jovens resgatados da marginalidade, nossos municípios com uma boa infra-estrutura, segurança pública e assistência de saúde garantida.

     O Governo Federal está com o sinal verde para dar passagem a todas as tendências que possam trazer novamente a paz às nossas cidades, alegria às nossas ruas e a segurança às nossas casas. E a viabilização de um sistema único de segurança pública, onde todas as unidades federativas estejam integrados numa política comum, muito contribuirá para isto.

Obrigado, Senhor Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2007 - Página 5644