Discurso durante a 29ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Participação de S.Exa. como representante do Senado na Conferência Anual Parlamentar do Banco Mundial realizada na cidade do Cabo, África do Sul.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Participação de S.Exa. como representante do Senado na Conferência Anual Parlamentar do Banco Mundial realizada na cidade do Cabo, África do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2007 - Página 5823
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REPRESENTANTE, SENADO, CONFERENCIA, BANCO MUNDIAL, REALIZAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, AFRICA DO SUL, PRESENÇA, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, DEBATE, EFICACIA, GOVERNO, COMBATE, CORRUPÇÃO, POBREZA, ANUNCIO, PREPARAÇÃO, RELATORIO.
  • ADIAMENTO, VISITA, ORADOR, PARLAMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, IRAQUE, EXPOSIÇÃO, PROPOSTA, RENDA MINIMA, CIDADANIA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Cícero Lucena, é apenas uma rápida comunicação.

Vou deixar para fazer o meu pronunciamento na quarta-feira, já tendo me inscrito para falar como o terceiro orador.

Gostaria apenas de transmitir a V. Exª que havia informado ao Senado Federal, na última semana, que iria à África do Sul. Na cidade do Cabo, participei, como representante desta Casa, da Conferência Anual Parlamentar do Banco Mundial. Daquela conferência participaram também duzentos parlamentares de todo o mundo, que dialogaram com o Presidente Paul Wolfowitz, do Banco Mundial, com o Diretor-Geral do FMI, Rodrigo de Rato, com o Presidente do Banco de Desenvolvimento da África, com o Ministro das Finanças da África do Sul, Trevor Manuel. Foi um diálogo extremamente importante sobre o bom governo, o combate à corrupção, a erradicação da pobreza e outros temas de grande relevância.

Vou preparar um relatório a respeito das contribuições que pude ouvir nessa viagem e apresentá-lo nesta quarta-feira.

Eu havia também dito que aproveitaria essa viagem para atender ao convite da Assembléia Nacional do Iraque para ali expor a respeito da proposição da Renda Básica de Cidadania. Mas, como não havia ainda chegado a carta oficial do Presidente da Assembléia Nacional do Iraque, endereçada ao Presidente Renan Calheiros - a carta só chegou no domingo e foi uma primeira carta preliminar, a carta oficial ainda deverá chegar -, achei melhor aguardar o convite oficial para então fazer essa viagem ao Iraque, o que muito provavelmente se dará durante a Semana Santa, até para que não haja prejuízos, porque teríamos alguns feriados sem trabalho aqui. Assim, eu aproveitaria esses dias para fazer essa viagem ao Iraque.

            Essa era a comunicação que eu gostaria de fazer, sem perder meu direito de discursar, inscrito que estou para a quarta-feira.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2007 - Página 5823