Discurso durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de lembrança pelo transcurso dos seis anos da morte do notável político brasileiro Mário Covas.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de lembrança pelo transcurso dos seis anos da morte do notável político brasileiro Mário Covas.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2007 - Página 4105
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, MARIO COVAS, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), FUNDADOR, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

     O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o nosso Presidente do PSDB, Senador Tasso Jereissati, encontra-se em São Paulo e, tendo notícias desta homenagem que é prestada aqui no plenário do Senado, pede que traga sua palavra, que evidentemente é uma palavra de elogio, de lembranças e de saudade de Mário Covas.

     Da mesma forma, quero também deixar aqui registrado que fui seu colega como governador. Ainda ontem eu estava em São Paulo com um grupo de colegas da área de Tecnologia da Informação e lembrava um fato que mostra bem o que era Mário Covas.

Todos nós, políticos, sabemos a importância que tem o tempo de televisão numa campanha. Pois bem, naquela época, em 1994, no sul de Minas, havia só a televisão de São Paulo, porque a televisão de Belo Horizonte não chegava ali ainda. Pedi a Mário Covas que me cedesse um pouquinho do seu tempo de propaganda em São Paulo para que eu pudesse pedir votos em Minas Gerais. Mário Covas não pensou duas vezes e liberou para que eu usasse o tempo dele, fazendo campanha em Minas Gerais.

     Isso mostra uma faceta de um homem que sabia realmente ser companheiro, ser solidário, ser o grande líder que ele foi. Ele não foi só colega nosso; ele foi um líder, um grande líder de todos nós. Daí entendermos, com muita facilidade, e estarmos juntos com a emoção que tomou nosso Líder aqui no Senado, Senador Arthur Virgílio. Todos nós tucanos, todos nós, políticos, reverenciamos Mário Covas, um político com “P” maiúsculo, um governador que foi defensor do seu Estado mas sem esquecer que São Paulo está dentro do Brasil. Ele tinha também essa visão clara de um Brasil maior e de que não era possível concentrar tudo em São Paulo.

     Portanto, Sr. Presidente, quero deixar aqui essas palavras de saudade do grande amigo que foi Mário Covas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2007 - Página 4105