Discurso durante a 35ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Leitura de nota do Partido da República intitulada "A calúnia e a verdade".

Autor
João Ribeiro (PR - Partido Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • Leitura de nota do Partido da República intitulada "A calúnia e a verdade".
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2007 - Página 6650
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • LEITURA, NOTA OFICIAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO LIBERAL (PL), DEFESA, ALFREDO NASCIMENTO, SENADOR, EX MINISTRO DE ESTADO, INJUSTIÇA, CALUNIA, IMPRENSA, REFERENCIA, PRESTAÇÃO DE CONTAS, FINANCIAMENTO, CAMPANHA ELEITORAL, SUBORNO, PROMESSA, CARGO PUBLICO, ATRAÇÃO, POLITICO, FILIAÇÃO PARTIDARIA, SUPERFATURAMENTO, OPERAÇÃO, EMERGENCIA, RODOVIA, PERIODO, GESTÃO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), REGISTRO, APRESENTAÇÃO, PROCESSO JUDICIAL, ELOGIO, ORADOR, REPUTAÇÃO, CONGRESSISTA.

            O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente. Hoje, V. Exª está realmente mais tolerante que nos outros dias. Isso nos deixa muito felizes.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há alguns dias, tive de ler uma nota e, hoje, novamente, venho ler uma nota esclarecedora a respeito de fatos publicados pela imprensa que envolvem ou tentam envolver o Senador Alfredo Nascimento.

            A nota publicada pelo PR, cujo título é “A calúnia e a verdade”, diz o seguinte:

O Partido da República repudia e esclarece as calúnias que foram publicadas por alguns órgãos de imprensa sobre o Senador Alfredo Nascimento, Presidente de Honra do PR.

CALÚNIA 1

O CNPJ da coligação eleitoral do candidato ao Senado pelo Estado do Amazonas, Alfredo Nascimento, nº 08.134.682/0001-37 seria falso.

A VERDADE

A Receita Federal informa que o CNPJ nº 08.134.682/0001-37 é, efetivamente, da campanha do Senador Alfredo Nascimento, conforme pode ser consultado no site da Receita Federal [está no site, é só confirmar].

CALÚNIA 2

A campanha do Senador Alfredo Nascimento teria pagado irregularmente a gasolina usada numa carreata na cidade de Manacapuru, no Estado do Amazonas.

A VERDADE

As despesas de compras da gasolina para a carreata na cidade de Manacapuru, adquiridas no Posto Pinheirinho, constam da prestação global de campanha que foi aprovada por unanimidade pelo TRE do Amazonas.

CALÚNIA 3

O Senador Alfredo Nascimento teria oferecido cargos e recursos orçamentários para cooptar parlamentares a entrar no Partido da República. O Deputado Márcio Junqueira (PFL/RR) foi citado como exemplo.

A VERDADE

O Senador Alfredo Nascimento jamais ofereceu cargos e recursos orçamentários para cooptar qualquer Parlamentar a entrar no PR. O Deputado Márcio Junqueira (PFL/RR) desmente a acusação em documento dirigido ao Professor Sergio Tamer, Presidente do Partido da República, que foi divulgado em nota oficial e que pode ser consultado no site do Partido da República.

CALÚNIA 4

As obras da Operação Tapa-Buraco teriam sido superfaturadas.

A VERDADE

O então Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, tomou as seguintes medidas para a execução da Operação Tapa-Buraco:

enviou carta ao Tribunal de Contas da União e à Controladoria-Geral da União, pedindo fiscalização prévia e concomitante à execução das obras;

todas as despesas das obras só poderiam ser pagas depois de devidamente auditadas;

os orçamentos das obras teriam obrigatoriamente um desconto mínimo de 20% sobre os preços oficiais praticados.

O Senador Alfredo Nascimento entrou com um processo judicial, para que todos aqueles que o difamaram respondam na Justiça por sua calúnia.

                   Sr. Presidente, para concluir, quero dizer que, lamentavelmente, neste nosso País, setores dos órgãos de comunicação não têm a menor preocupação em verificar qualquer tipo de denúncia e de calúnia para difamar um homem público da grandeza e da magnitude do Senador Alfredo Nascimento ou o cidadão Alfredo Nascimento.

            Fugindo um pouco da nota do PR, quero dizer que, nesse fim de semana, li uma reportagem sobre a qual conversei com um amigo. Disse-lhe que, na referida reportagem, li que o Senador Alfredo Nascimento teria sido borracheiro. Ora, Senador Mão Santa! Pensei: se o Senador Alfredo Nascimento foi borracheiro e se isso fosse demérito, como ficaria eu, que fui engraxate e vendedor de picolé, que trabalhei na roça, capinando arroz e fazendo colheita de milho e de feijão, na minha infância e na minha mocidade? Como eu poderia ser tratado, então?

            As pessoas brincam muito, isentas de responsabilidade, na hora de fazer certos comentários, principalmente quando se trata de alguém que está em projeção nacional.

            Tenho a certeza de que o Senador Alfredo Nascimento, pelos trabalhos que já prestou ao País, é pessoa íntegra. Lembro-me do cuidado que sempre teve como Ministro dos Transportes, de como foi e é exigente no trato da coisa pública. Hoje, conversando com ele, percebi sua indignação com tudo isso.

            Fazem vários comentários, sem apresentar provas, documentos. Não há coisa alguma que possa produzir qualquer tipo de prova contra ele para denegrir sua imagem ou mesmo manchar sua honra como homem público. Não podemos permitir que isso continue a acontecer, Senadora Serys Slhessarenko.

            É muito duro quando se atacam pessoas que não deveriam ser agredidas. A Senadora Serys sabe disso, porque já passou por isso. São tantos Senadores, tantos parlamentares, tantos homens públicos! Qual homem público que nunca teve um problema como esse, que nunca recebeu uma acusação leviana? Lamentavelmente, isso tem ocorrido.

            Espero que essa nota seja esclarecedora. Pretendo encaminhá-la aos gabinetes dos 80 Senadores. Espero que a nota seja bastante esclarecedora, para que possamos pôr um ponto final em tudo isso, para que ele consiga, na Justiça, condenar essas pessoas que estão tentando manchar sua honra.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2007 - Página 6650