Discurso durante a 35ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do editorial intitulado "Retrocesso à vista na Educação" , publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 15 de fevereiro último.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro do editorial intitulado "Retrocesso à vista na Educação" , publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 15 de fevereiro último.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2007 - Página 6723
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ADVERTENCIA, POSSIBILIDADE, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATENDIMENTO, EXIGENCIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), NOMEAÇÃO, MARTA SUPLICY, EX PREFEITO, MUNICIPIO, SÃO PAULO (SP), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), OBJETIVO, LANÇAMENTO, CANDIDATURA, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

            A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do editorial intitulado “Retrocesso à vista na Educação”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo de 15 de Fevereiro de 2007.

            O editorial alerta para a possibilidade de o Presidente Lula, por questões políticas, indicar para o Ministério da Educação a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. O alerta também é uma crítica já que, desde 1995, a pasta esteve aos cuidados de dois ex-reitores, Paulo Renato Souza e Cristovam Buarque, um político e um acadêmico, e tem agora outro acadêmico no comando: Fernando Hadad, formado em direito, pós-graduado em economia, doutor em filosofia e professor de ciência política na Universidade de São Paulo. Além do perfil técnico Hadad acrescenta a seu perfil a propensão ao diálogo. A troca do jovem ministro da Educação se daria para satisfazer setores do Partido dos Trabalhadores que apresentam Marta Suplicy como presidenciável em 2010. O retrocesso que se desenha é portanto triplo: a irrupção em cena de uma figura voluntariosa,. Pouco a fim com a área e, pior ainda, a degradação do Ministério em trampolim eleitoral.

            Sr. Presidente, requeiro que o editorial acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA LÚCIA VÂNIA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

“Retrocesso à vista na Educação”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2007 - Página 6723