Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Sugestão que comitiva do Senado vá ao Rio homenagear 100 anos de Niemeyer.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Sugestão que comitiva do Senado vá ao Rio homenagear 100 anos de Niemeyer.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2007 - Página 6516
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ANUNCIO, CENTENARIO, NASCIMENTO, OSCAR NIEMEYER, ARQUITETO, IMPOSSIBILIDADE, VIAGEM, CAPITAL FEDERAL, RECEBIMENTO, HOMENAGEM, SENADO.
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO, SENADOR, VIAGEM, MUNICIPIO, RIO DE JANEIRO (RJ), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PARTICIPAÇÃO, SOLENIDADE, HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, ARQUITETO, CRIADOR, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, pena que o Senador Inácio Arruda não esteja no plenário neste momento mas, como já tive uma conversa com ele, estou autorizada a falar.

Teremos este ano o centenário do maravilhoso Oscar Niemeyer, e há dois requerimentos aguardando a abertura da pauta para que possamos apreciá-los e homenagear Oscar Niemeyer - um é de minha autoria e o outro é do Senador Inácio Arruda.

Acontece que Niemeyer não viaja de avião - todos nós sabemos disso -, e as condições de saúde dele não permitem que ele se desloque de carro do Rio de Janeiro até aqui. Então, nós gostaríamos, Presidente, em vez de realizarmos aqui no Senado a homenagem pelo centenário do Oscar Niemeyer, que nós pudéssemos constituir, com a aquiescência de V. Exª e de todos os Líderes, obviamente, uma comissão, uma comitiva, em nome do Senado, suprapartidária, e realizar, no Rio de Janeiro, essa homenagem.

Inclusive, o meu requerimento era para que fizéssemos essa homenagem com a proximidade do aniversário, agora, de Brasília, no dia 21. Eu acho até que nós poderíamos fazer o evento naquela obra maravilhosa em Niterói, que representa aquele disco voador, o Museu de Arte Contemporânea - o MAC.

Então, Sr. Presidente, faço esse apelo, apresento essa proposta e deixo-os aqui registrado. Na próxima reunião de Líderes, na semana que vem, talvez nem precisássemos votar o requerimento, por ser algo especial e diferente, que não uma sessão solene.

           Mas tenho o entendimento de que nada melhor do que Brasília ir ao Oscar Niemeyer. Acho que seria uma homenagem muito simbólica e com muita força; seria a homenagem que esse grande cidadão brasileiro tem o direito de receber pela obra grandiosa e por estar completando cem anos, e que nós possamos realizá-la o mais rapidamente possível.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2007 - Página 6516