Discurso durante a 11ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimenta o Senador Sérgio Zambiasi pelo brilhante trabalho à frente do Mercosul.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Cumprimenta o Senador Sérgio Zambiasi pelo brilhante trabalho à frente do Mercosul.
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2007 - Página 2651
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ELOGIO, EFICACIA, ATUAÇÃO, SERGIO ZAMBIASI, SENADOR, INSTALAÇÃO, PARLAMENTO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), PRESIDENCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR.

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Senador Sérgio Zambiasi, permita-me não aparteá-lo, mas cumprimentá-lo pelo brilhante trabalho que está fazendo à frente do Mercosul. Tenho dialogado com V. Exª sobre esse assunto e gostaria também de ressaltar a importância que tem esse debate para os trabalhadores.

Devo encaminhar à comissão competente para tratar do tema, comissão presidida por V. Exª, uma proposta que evite, na visão do trabalhadores, o que seria o dumping social entre os países que compõem o Mercosul.

     Isso apontaria para o seguinte sentido: nenhum dos países que compõem o Mercosul poderá ter uma legislação que não contemple aquilo que hoje eu diria que há, aqui, no Brasil. Eu queria que as leis trabalhistas tenham um equilíbrio no fórum no Mercosul. O que não pode acontecer, no Mercosul, é um país pagar um salário mínimo de trezentos dólares e outro pagar um salário mínimo de cem dólares - esse seria apenas um exemplo.

     Vamos encaminhar como sugestão à comissão competente que haja um equilíbrio no que tange à legislação trabalhista para evitar o que chamamos dumping social, que é uma preocupação que tem hoje o conjunto do movimento sindical.

Trata-se apenas de uma contribuição. No mais, quero cumprimentá-lo pelo brilhante trabalho que V. Exª está fazendo à frente da Comissão do Mercosul.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2007 - Página 2651