Pronunciamento de Renato Casagrande em 21/03/2007
Discurso durante a 32ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem a memória do educador, intelectual e Senador Darcy Ribeiro, pelo transcurso do décimo aniversário de seu falecimento.
- Autor
- Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
- Nome completo: José Renato Casagrande
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem a memória do educador, intelectual e Senador Darcy Ribeiro, pelo transcurso do décimo aniversário de seu falecimento.
- Aparteantes
- Eduardo Azeredo, Marconi Perillo, Pedro Simon.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/03/2007 - Página 6118
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, INICIATIVA, CONVOCAÇÃO, SESSÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, DARCY RIBEIRO, PROFESSOR.
- DETALHAMENTO, BIOGRAFIA, VIDA PUBLICA, DARCY RIBEIRO, PROFESSOR, SENADOR, EX MINISTRO DE ESTADO, REITOR, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB), AUTOR, LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, PRETENSÃO, MELHORIA, SITUAÇÃO, SOCIEDADE.
O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Cristovam Buarque, Sras e Srs. Senadores, amigos, familiares e admiradores do trabalho de Darcy Ribeiro que participam desta sessão de homenagem; cumprimento o Senador Cristovam Buarque pela iniciativa. S. Exª, que segue a trilha do Senador Darcy Ribeiro como educador, tem toda a legitimidade para ser protagonista desta homenagem, pelo trabalho, pelo empenho, pelo compromisso com a educação brasileira, com o ensino público, com a defesa do acesso a todos os níveis da educação. Então, nada mais natural neste Senado, nada mais legítimo do que termos uma homenagem a Darcy Ribeiro patrocinada pelo Senador Cristovam Buarque. Então, meus respeitos a Darcy Ribeiro e meus respeitos ao Senador Cristovam Buarque pelo trabalho que desenvolve nesta Casa.
Ouvi os depoimentos de diversos Senadores.
A biografia do nosso eterno Darcy Ribeiro, todos nós a conhecemos e relembramos desta tribuna hoje; uma tribuna que Darcy Ribeiro ocupou, de uma maneira que nos deve orientar a todos sobre a forma como precisamos atuar no Senado da República, e os compromissos republicanos que precisamos ter com este País, espelhando-nos, orientando-nos em pessoas, em homens públicos como Darcy Ribeiro.
O Senador Mão Santa fez aqui a citação de João Calmon, de Darcy Ribeiro e de Cristovam Buarque, que nos orgulha com o seu trabalho aqui. Como capixaba, reforço a atuação que o Senador João Calmon teve neste País em defesa da educação. Na hora em que relembramos um educador, Senador Eduardo Azeredo, vale a pena relembramos outros educadores, outros defensores da educação. O Senador capixaba João Calmon é um exemplo também para o trabalho que temos que desenvolver.
Darcy Ribeiro foi um Senador, mas, antes de ser Senador, foi um educador, um intelectual permanente, pensando, transmitindo idéias. Foi um político que ocupou diversos cargos em Ministérios, tendo sido Chefe da Casa Civil e Vice-Governador do Rio de Janeiro, e tendo também ocupado este espaço aqui, no Senado Federal. Foi uma pessoa que deixou muitas obras, como o relator que foi da LDB, como o criador da Universidade de Brasília, como o batalhador - e este será o futuro - para que tivéssemos uma escola de tempo integral, porque protege as crianças, protege os jovens, e nada mais importante do que essas orientações no debate sobre a educação. Quão importante seria se pudéssemos ter, hoje, a orientação do antropólogo Darcy Ribeiro para nos ajudar a avaliar a violência que existe hoje junto à nossa juventude e à nossa sociedade!
Então, mesmo que não tenhamos tido a convivência, sabemos e compreendemos toda a história do que foi a vida e a obra de Darcy Ribeiro. Por isso, esta homenagem nossa, em meu nome e em nome do Partido Socialista Brasileiro, pelo trabalho que ele desenvolveu.