Fala da Presidência durante a 32ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradece aos deputados presentes na sessão de homenagem ao educador, intelectual e Senador Darcy Ribeiro, pelo transcurso do décimo aniversário de seu falecimento. Informa a realização de passeatas pela educação no Brasil.

Autor
Cristovam Buarque (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO. EDUCAÇÃO.:
  • Agradece aos deputados presentes na sessão de homenagem ao educador, intelectual e Senador Darcy Ribeiro, pelo transcurso do décimo aniversário de seu falecimento. Informa a realização de passeatas pela educação no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2007 - Página 6120
Assunto
Outros > SENADO. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, AUTORIDADE, DEPUTADO FEDERAL, PRESENÇA, SESSÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, DARCY RIBEIRO, PROFESSOR, SENADOR.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, PASSEATA, MUNICIPIO, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), DEFESA, REVOLUÇÃO, MELHORIA, QUALIDADE, EDUCAÇÃO.

     O SR. PRESIDENTE (Cristovam Buarque. PDT - DF) - Quero inicialmente, neste encerramento, agradecer a presença a cada uma e a cada um que aqui esteve, especialmente a um representante da Câmara dos Deputados, o Deputado Clodovil Hernandes, único Deputado que compareceu a esta sessão. Agradeço-lhe a presença. (Palmas.)

     Peço perdão, pois há mais um Deputado presente aqui: o Deputado Dagoberto Nogueira Filho. Desculpe-me. Fico muito feliz em contar com a presença dos dois aqui.

Medimos o valor de uma pessoa ao longo do tempo pela falta que ela faz e não só pelo que ela fez, e Darcy Ribeiro, de fato, faz uma falta imensa.

     Depois de amanhã, na sexta-feira, em Fortaleza, daremos início a uma série de passeatas, de caminhadas ou de marchas, como quiserem chamar, pela educação. A primeira acontecerá no dia 23 de março no Ceará. Lembro, a propósito, que foi no Ceará que a abolição da escravatura começou, antes de se irradiar pelo resto do Brasil. Imagino como seria forte o impacto dessa caminhada se Darcy Ribeiro estivesse à frente, nem que fosse, Senador Pedro Simon, numa cadeira de rodas. Imaginem Darcy Ribeiro à frente dessa caminhada, carregando uma faixa com os dizeres “Educação Já”, para dizer que é preciso, de fato, levar adiante a revolução na educação. Mas, se ele não estará ali fisicamente, com seu carisma, ele estará na cabeça de cada um de nós. E nenhum de nós estaria lá se ele não tivesse colocado tanta coisa na cabeça de cada um de nós.

     Em nome de tudo aquilo que ele colocou na cabeça de cada um de nós, até na de quem não o conheceu, até na de quem não leu sobre ele, até na de quem não sabe que ele existiu, agradeço a todos a presença e concluo, gritando aquilo que todo mundo sabe que é a verdade: Darcy vive! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2007 - Página 6120