Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anuncio do afastamento de S.Exa. do Senado Federal para assumir o cargo de Ministro dos Transportes.

Autor
Alfredo Nascimento (PR - Partido Liberal/AM)
Nome completo: Alfredo Pereira do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Anuncio do afastamento de S.Exa. do Senado Federal para assumir o cargo de Ministro dos Transportes.
Aparteantes
Antonio Carlos Valadares, César Borges, Edison Lobão, Eduardo Suplicy, Epitácio Cafeteira, Expedito Júnior, Flexa Ribeiro, Gerson Camata, Ideli Salvatti, José Agripino, João Ribeiro, Magno Malta, Mozarildo Cavalcanti, Mário Couto, Romeu Tuma, Sibá Machado, Sérgio Zambiasi, Tião Viana.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2007 - Página 7360
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONVOCAÇÃO, ORADOR, POSSE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), SAUDAÇÃO, MEMBROS, SENADO.
  • ESCLARECIMENTOS, APROVAÇÃO, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), ESTADO DO AMAZONAS (AM), PRESTAÇÃO DE CONTAS, CAMPANHA ELEITORAL, ORADOR, SOLICITAÇÃO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), ACOMPANHAMENTO, TRABALHO, QUALIDADE, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), PROGRAMA, RECUPERAÇÃO, RODOVIA, PAIS, DETERMINAÇÃO, REDUÇÃO, PREÇO, PRODUTO, CONTRATO, DISPENSA, LICITAÇÃO.
  • REPUDIO, ACUSAÇÃO, NEGOCIAÇÃO, ORADOR, OFERECIMENTO, CARGO PUBLICO, VERBA, CONGRESSISTA, INGRESSO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO REPUBLICANO (PRE), COMENTARIO, ENCAMINHAMENTO, IMPRENSA, NOTA OFICIAL, ESCLARECIMENTOS, DENUNCIA, PREJUIZO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA.
  • SAUDAÇÃO, JOÃO PEDRO, SUPLENTE, ORADOR, EMPENHO, TRABALHO, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM).

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o homem público, na maioria das vezes, não é o senhor do seu destino. A vida quase sempre reserva àqueles que se dedicam à vida pública muitos caminhos para servir ao seu País e ao seu povo. Encontro-me, hoje, Sr. Presidente, em um momento de buscar outro caminho para servir ao meu Estado e ao meu País.

Fui escolhido pelo povo do meu Amazonas para representá-lo aqui, no Senado Federal. E confesso que tinha a mais firme intenção de poder, daqui desta Casa, dar o melhor do meu trabalho e de meu esforço para o bem daquele Estado e de sua gente tão generosa. Não pude, contudo, fugir ao chamamento do Presidente da República e do meu Partido, para dar a minha contribuição ao País como Ministro de Estado dos Transportes. Atenderei a essa convocação, na certeza de que poderei ajudar o Presidente Lula em sua formidável tarefa de tornar o Brasil um País mais desenvolvido e mais justo para o seu povo.

Desejo, portanto, agradecer ao Presidente Lula pela confiança de chamar-me, pela segunda vez, para integrar a sua equipe de trabalho. Espero poder contribuir e retribuir essa confiança e esse gesto de apreço, com dedicação, trabalho e muita lealdade.

No momento em que me afasto temporariamente do Senado Federal, não posso deixar, Sr. Presidente, por respeito a esta Casa e a Pares tão ilustres, de esclarecer alguns fatos lamentáveis, que buscaram macular uma biografia sem manchas.

Quem conhece minha trajetória de homem público sabe que sempre pautei a minha vida dentro dos mais rigorosos princípios éticos e legais. E, por todos os cargos por que passei - olhem, não foram poucos -, procurei me conduzir sempre dentro desses limites republicanos.

Não foi diferente também minha conduta na minha vitoriosa e recente campanha para o Senado, que me consagrou com quase metade dos votos do meu Estado do Amazonas.

Inconformados com a derrota e querendo antecipar uma disputa futura, adversários recriaram fatos que são sobejamente conhecidos de todo o povo do Amazonas e que já foram, por diversas vezes, fartamente esclarecidos para a população do meu Estado.

A prestação de contas da minha campanha foi aprovada sem uma ressalva sequer pela unanimidade dos juízes do Tribunal Eleitoral do Amazonas. Não há nada, em processo algum inventado por meus adversários, que não tenha sido devidamente explicado e justificado. Qualquer suspeita além disso é fruto da maldade e do desespero que, muito freqüentemente, habitam os corações e mentes dos derrotados.

Da mesma forma, a minha atuação no Programa de Recuperação das Estradas do País foi da mais exemplar preocupação com a eficiência e com a lisura dos procedimentos. Antecipadamente, solicitei ao Tribunal de Contas da União rigoroso acompanhamento de toda a execução do programa e, além disso, determinei a obrigatoriedade de redução, no mínimo, de 20% dos preços praticados nos casos de contratação com dispensa de licitação.

Essa foi a minha postura. E tudo isso será rigorosamente observado para a realização dos pagamentos.

Outro ponto, Sr. Presidente, que a inveja e o despeito dos derrotados criaram é a mentira referente ao oferecimento de cargos e verbas parlamentares para ingresso no Partido da República. De fato, valorosos e dignos Parlamentares têm procurado a liderança do nosso Partido para se filiarem ao PR. Em nenhum momento tratei com qualquer um desses parlamentares de assuntos que não fossem estritamente relativos a questões partidárias e composições políticas.

Esses são os fatos e a verdade. E, sobre isso, o nosso Partido fez publicar uma nota nos principais jornais do País, refutando ponto a ponto cada uma dessas mentiras e anexando os documentos que desmentem as invencionices. A Justiça se encarregará de fazer com que a verdade seja restabelecida, e os responsáveis devidamente punidos.

Sr. Presidente, quero, por isso, agradecer aos meus companheiros de Partido, especialmente aos Líderes, Deputado Luciano Castro e Senador João Ribeiro, pelo trabalho e, principalmente, pela solidariedade recebida.

Quero também expressar os meus mais sinceros votos de sucesso ao Senador João Pedro, que assume em decorrência do meu afastamento. O Senador João Pedro, filiado ao PT, é uma liderança do Amazonas, forjada na luta estudantil, com experiência parlamentar de vereador e deputado estadual, e, com certeza, dará uma enorme contribuição para o debate e a busca de caminhos que melhorem a vida dos amazonenses e dos brasileiros.

O Sr. João Ribeiro (Bloco/PR - TO) - Senador Alfredo Nascimento...

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Só um segundo, por gentileza.

O Sr. João Ribeiro (Bloco/PR - TO) - Senador Alfredo Nascimento, alguns companheiros Senadores querem aparteá-lo, e eu sou um deles.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Só um segundo, estou encerrando, por gentileza.

Quero também agradecer a cada um dos Srs. Senadores e a cada uma das Srªs Senadoras a solidariedade, o carinho e a enorme generosidade com que fui recebido nesta Casa. O breve tempo de convivência que tivemos foi, para mim, Parlamentar neófito, um período rico de experiências e de grande aprendizagem.

Quero personificar esses agradecimentos na figura do Presidente Renan, que me tratou com muito carinho, que me recebeu com muito apreço e que me deu todas as condições para que eu pudesse realizar o meu trabalho nesse curto espaço de tempo que estive aqui nesta Casa.

Concedo o aparte ao Senador João Ribeiro.

O Sr. João Ribeiro (Bloco/PR - TO) - Meu caro Senador Alfredo Nascimento, nosso já Ministro dos Transportes, que, amanhã, às 10 horas, tomará posse no cargo de Ministro dos Transportes, no Palácio do Planalto, quero dizer a V. Exª que, lamentavelmente, quanto estamos na vida pública, lidamos com pessoas desonestas e desleais. Alguns setores da imprensa não se pautam com seriedade, com responsabilidade. Pior ainda: acusam, atacam, jogam lama em homens como V. Exª, que é um dos nomes mais respeitáveis na vida pública deste País. Pensam - eu disse isso a V. Exª - que V. Exª já está com os olhos voltados para as futuras eleições pelo governo do Amazonas. Ora, a esse respeito, só o tempo dirá e dará respostas, evidentemente de acordo com os atos praticados por cada um; só o tempo dirá. Minha mãe, pessoa simples, do lar, costumava dizer-me que “as abóboras só se ajustam com o andar da carruagem”. Esteja V. Exª tranqüilo. O povo do Amazonas o conhece, o Presidente Lula o conhece, caso contrário não o teria indicado para ocupar uma Pasta tão importante como a de Ministro dos Transportes, principalmente depois do que tentaram imputar contra V. Exª no fim de semana. O próprio Presidente disse-me que o conhece, que é sabedor da sua honestidade, da sua honradez, que o cidadão, o homem e o político Alfredo Nascimento sabe muito bem executar sua tarefa, sua missão. Foi, sim, o Ministro Alfredo Nascimento um dos melhores Ministros dos Transportes dos últimos 20 anos. V. Exª fez e fará um grande trabalho, tenho a certeza disso. E não lhe faltará apoio por parte desta Casa, da nossa bancada, e da outra Casa, a Câmara dos Deputados, para que V. Exª desempenhe, como sempre, esse grande papel. Tem gente que aposta no “quanto pior, melhor”. Mas nós não pensamos assim. O Brasil não quer e não pensa assim. Portanto, esteja V. Exª tranqüilo, porque terá todo o apoio desta Casa e do Congresso Nacional frente à Pasta como Ministro dos Transportes, e o executará com grandeza, porque o País precisa muito de V. Exª.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Obrigado, Senador João Ribeiro.

O Sr. João Ribeiro (Bloco/PR - TO) - V. Exª tem uma grande tarefa pela frente. Lamentavelmente, V. Exª não pode desempenhar as duas funções concomitantemente, a de Senador e a de Ministro.

Mas estaremos aqui apoiando-o e torcendo para que V. Exª consiga fazer pelo menos o que fez no primeiro mandato de Ministro. Agora, com certeza, fará melhor, pois, com quatro anos, está mais experiente e calejado. V. Exª fará um grande mandato, para a tristeza dos que estão torcendo contra. Sucesso na nova missão!

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Obrigado, Senador.

Sr. Presidente, continuo Senador e, como tal, gostaria de me colocar à disposição de cada um dos senhores, sem diferenciação partidária, para ajudar no que puder. Da mesma forma, peço a todos que me tenham também como um colega Senador e amigo que foi destacado para uma nova tarefa, mas que continua a precisar da ajuda, do aconselhamento e da crítica de cada um dos senhores e das senhoras para melhorar o desempenho e para, assim, poder contribuir, cada dia mais e melhor, para o nosso País.

Srªs e Srs Senadores, contem comigo no Ministério dos Transportes!

O Sr. Mozarildo Cavalcanti (Bloco/PTB - RR) - Senador Alfredo Nascimento...

O Sr. César Borges (PFL - BA) - Senador Alfredo Nascimento...

A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Senador Alfredo Nascimento, nós todos queremos aparteá-lo.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Pois não, Senadora Ideli Salvatti.

A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Posso começar?

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Ouço V. Exª.

A Srª Ideli Salvatti (Bloco/PT - SC) - Senador Alfredo Nascimento, quando V. Exª chegou ao Senado, tive a oportunidade de conversar algumas vezes com V. Exª, que me dizia: “Vou ficar aqui, no Senado, porque, para mim, esta é uma experiência importante e interessante”. Eu dizia a V. Exª que tinha a certeza absoluta, a convicção de que V. Exª iria para o Ministério dos Transportes. E eu dizia isso com base no reconhecimento que o Presidente Lula tem do trabalho que V. Exª desempenhou à frente do Ministério dos Transportes. Todas as vezes que o Presidente fez referência ao trabalho que V. Exª desenvolveu à frente do Ministério dos Transportes, sempre foi uma referência profundamente elogiosa, reconhecida, grata. E, além das manifestações freqüentes do Presidente de reconhecimento do seu trabalho, eu não poderia deixar de dizer que, ao longo do período em que V. Exª desenvolveu um importante trabalho à frente do Ministério, no primeiro mandato do Presidente, Santa Catarina reconhece o quanto foi fundamental esse trabalho para que nosso Estado desse um salto de qualidade em sua infra-estrutura logística, principalmente na recuperação de nossas estradas, no início tão bem-sucedido e no andamento bastante precioso da duplicação da BR-101. Portanto, Senador Alfredo Nascimento, o retorno ao Ministério dos Transportes é justo, é legítimo. Eu não tinha nenhuma dúvida - disse isso a V. Exª inúmeras vezes, e V. Exª sabe disso - de que a possibilidade de tê-lo novamente à frente do Ministério seria a garantia de que todos nós, que convivemos com V. Exª, poderíamos ver sua atuação e o resultado do seu trabalho em nossos Estados. O Presidente está corretíssimo ao nos privar da sua convivência aqui no Senado, mas isso se dará para que V. Exª possa desempenhar um papel para o bem de todo o Brasil, em área estratégica, que é exatamente o setor de transportes e de infra-estrutura logística.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Muito obrigado, Senadora.

Concedo um aparte ao Senador Mozarildo Cavalcanti.

O Sr. Mozarildo Cavalcanti (Bloco/PTB - RR) - Senador Alfredo Nascimento, vou dar meu testemunho como Senador da Amazônia. Em meu Estado, Roraima, V. Exª, como Ministro dos Transportes, foi decisivo para garantir que nossas rodovias federais fossem bem conservadas e que novas rodovias fossem construídas. A BR-432, por exemplo, era uma rodovia estadual e foi federalizada por um projeto meu, e V. Exª deu todo o apoio para que ela começasse a ser asfaltada - portanto, essa é uma construção. E V. Exª não apenas fez isso, como também delegou ao Governo do Estado as obras, o que é importante salientar aqui. Assim, tudo o que foi dito a respeito contrariamente, estou aqui dando o testemunho de que, em meu Estado, o Ministério de V. Exª foi de fundamental importância. Espero que este novo momento em que V. Exª estará à frente do Ministério seja para complementar o que precisa ser feito. E, com certeza, V. Exª o fará, como de resto fez no Brasil todo. Tenha o nosso apoio e a admiração de um grande amazônida.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Muito obrigado. Ouço o Senador José Agripino.

O Sr. José Agripino (PFL - RN) - Senador Alfredo Nascimento, lamento que V. Exª esteja nos deixando. Considero V. Exª um amigo. V. Exª é Senador e, acima de tudo, é nosso conterrâneo. Nosso Estado teria, na presença de V. Exª, o quarto Senador, o que é importante. Na Casa da Federação, em que cada Estado tem três Senadores, um Estado ter quatro Senadores é muito bom. Lamentavelmente, V. Exª está voltando para o Ministério. Conheço V. Exª desde os tempos da Suframa, e sempre nos demos muito bem, nosso sangue cruza bem. Infelizmente, nunca fomos correligionários, mas isso não nos faz adversários nem inimigos. O que quero dizer é que, lamentando que V. Exª não desfrute da experiência parlamentar - e sei que V. Exª queria experimentá-la -, desejo muito bom êxito no Ministério dos Transportes. Lembre-se de que lá defenderá o Governo, mas também defenderá as cores potiguares. Quero que V. Exª honre as cores potiguares, e, no que precisar de seu conterrâneo e amigo José Agripino, não hesite. Muito boa sorte! Que Deus o proteja!

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Amém! Muito obrigado, Senador José Agripino.

Ouço o Senador César Borges.

O Sr. César Borges (PFL - BA) - Senador e Ministro Alfredo Nascimento, desejo a V. Exª sucesso na missão difícil que é comandar uma Pasta como a do Ministério dos Transportes, com tantas dificuldades para realizar as infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias e também portuárias, que, espero, continuem sob o comando do Ministério dos Transportes. V. Exª tem condições de se apartar aos problemas que este Governo às vezes tem e não enfrenta com determinação, como é o caso do apagão aéreo. Sei da sua competência e da sua cordialidade. Já estive com V. Exª, quando era Ministro dos Transportes, tratando de assuntos do interesse do meu Estado, a Bahia. V. Exª teve a maior preocupação em nos atender e em procurar solucionar os problemas. E já encaminho uma questão a V. Exª. Refiro-me à BR-116. Precisamos requalificar a BR-324, principal acesso à cidade de Salvador, que liga Salvador à Feira de Santana. Precisamos ainda duplicar o trecho que liga Feira de Santana a Paraguaçu e requalificar a BR-116 até a divisa de Minas. Veja bem que isso está em uma PPP, Sr. Ministro, aprovada há dois anos aqui. A PPP está para ser licitada, ao meu ver de forma equivocada. Por quê? A duplicação só sairá depois de sete anos, e serão implantados pedágios a fim de cobrar R$3,50 a cada 100 quilômetros. Portanto, a população será penalizada. Tenho a sincera esperança de que V. Exª modifique essa situação, de que faça com que essa PPP, após as modificações necessárias, atenda bem às necessidades do povo da Bahia. Acredito na sua competência e também na sua maneira gentil e cordial de atender a todos aqui, a seus colegas da Casa e a todos aqueles que o procuram. Desejo-lhe sucesso na sua árdua missão.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Obrigado, Senador César Borges.

O Sr. Edison Lobão (PFL - MA) - V. Exª me permite um aparte, Senador Alfredo Nascimento?

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Pois não, Senador Edison Lobão.

O Sr. Edison Lobão (PFL - MA) - Senador Alfredo Nascimento, o Padre Antonio Vieira costumava dizer que o primeiro dever do cristão é o da gratidão. V. Exª começa seu discurso agradecendo aos Senadores a solidariedade que lhe prestaram. Portanto, já começa bem. É um gesto de humildade e de civilidade com a gratidão a seus companheiros. Acompanhei as alegações - não diria acusações - feitas com relação à V. Exª e li sua defesa, que, para mim, não era necessária, porque conheço V. Exª e sei que é um homem de bem, honrado, que exerceu sua ação no Ministério dos Transportes com absoluta exação, com seriedade, e que foi operoso em seus deveres de Ministro de Estado. Em todo caso, fez V. Exª muito bem em oferecer à Nação brasileira seus argumentos e sua resposta. Mais do que isso, ingressou na Justiça. O homem público precisa estar acima de quaisquer dúvidas no que diz respeito à sua honradez pessoal, e V. Exª se comportou desse modo. Quanto à sua segunda nomeação para o Ministério dos Transportes, seguramente, o Senado nada teve a ver com isso. V. Exª foi nomeado pelo Presidente da República, mas não se esqueça de que é também um representante nosso lá, um representante do Senado no Ministério dos Transportes. Por isso, nós nos regozijamos com sua nomeação e fazemos votos para que V. Exª, de novo, exerça um bom papel à frente desse importante Ministério.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Muito obrigado, Senador Edison Lobão.

O Sr. Gerson Camata (PMDB - ES) - V. Exª me permite um aparte?

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Alfredo Nascimento, V. Exª me permite um aparte?

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - São dois apartes.

Ouço V. Exª, Senador Gerson Camata.

O Sr. Gerson Camata (PMDB - ES) - Muito obrigado, Ministro. Cumprimento V. Exª por essa nova indicação que o Presidente da República faz e cumprimento também o Senhor Presidente da República. O Espírito Santo, meu Estado, deve muito a V. Exª. Embora o Senador José Agripino lamente sua saída do Senado, V. Exª tem um perfil mais de executivo, tanto na Prefeitura quanto no Ministério. Talvez, V. Exª estivesse aqui como um peixe fora do aquário, na situação de excelente executivo que é. Eu me acostumei, nas audiências que tivemos, à rapidez com que V. Exª toma as decisões, à rapidez e à força de comando que V. Exª tem sobre seus servidores e companheiros do Ministério. Sou, juntamente com os colegas que acompanharam a vida de V. Exª, testemunha da sua seriedade, da sua hombridade, que fizeram com que o povo do seu Estado agora o trouxesse como o Senador mais votado da história do Amazonas. Então, V. Exª merece nossos cumprimentos, nossa solidariedade e votos de êxito e de sucesso no Ministério, novamente.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Muito obrigado, Senador Gerson Camata.

Senador Flexa Ribeiro, ouço V. Exª. Depois, ouvirei o Senador Sérgio Zambiasi.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Alfredo Nascimento, Ministro Alfredo Nascimento, quero parabenizá-lo e desejar-lhe sucesso nessa tarefa, que não é fácil. Um dos gargalos da nossa Nação é exatamente a questão das rodovias, que precisam e devem ser recuperadas, reconstruídas e construídas pelo Governo do Presidente Lula. Desejo a V. Exª sucesso e sei que V. Exª o terá, porque já o teve no Ministério, no primeiro mandato. Eu mesmo tive oportunidade de, várias vezes, ter audiência com V. Exª, para tratar dos assuntos do Estado do Pará. Tenho a certeza de que, como amazônida que V. Exª é, apesar de ter nascido no Rio Grande do Norte - o que o Senador Agripino quer resgatar...

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Sou amazonense por opção.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - V. Exª é amazônida por opção e de coração. Para nós, no Estado do Pará, seu Ministério é o que vai ter a maior importância, porque as obras do PAC que lá estão são exatamente as que esperamos há décadas, como a conclusão das reclusas de Tucuruí, o que, no primeiro mandato do Presidente Lula, junto ao Ministro, quase conseguimos realizar.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Não as concluímos.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Lamentavelmente, não foram concluídas. Agora, têm tudo para serem concluídas, porque é um investimento de R$600 milhões a R$700 milhões, para ser feito em dois anos. Tenho a certeza absoluta de que vamos navegar no Tocantins com as reclusas concluídas.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Sem dúvida.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Há também o asfaltamento da Santarém-Cuiabá, da Transamazônica e as hidrovias. Quero fazer-lhe um pedido especial. Vou propor aos meus Pares que se crie, aqui no Congresso, uma frente parlamentar do sistema hidroviário. Temos de mudar essa pizza do transporte de carga no nosso País. Há predominância do sistema rodoviário em mais de 60% e quase nenhuma participação do sistema hidroviário. Quero tê-lo como parceiro e como defensor da implantação do sistema hidroviário. Na nossa região, a Amazônia, nossas ruas são nossos rios. Tenha sucesso na nova missão!

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Obrigado, Senador.

Concedo um aparte ao Senador Sérgio Zambiasi.

O Sr. Sérgio Zambiasi (Bloco/PTB - RS) - Ministro Alfredo Nascimento, a pluraridade e a unanimidade das manifestações aqui no plenário, talvez, pudessem dispensar minha manifestação, mas eu não poderia deixar de, em nome do Rio Grande do Sul, falar da importância de V. Exª no Ministério para aquele Estado. Ministro Alfredo Nascimento, inúmeras vezes, estive na BR-101 com ministros, com representantes, com prepostos, com presidentes e com candidatos, durante anos, durante dez anos, doze anos, aguardando que se iniciasse uma obra que, talvez, estivesse prevista há mais de 50 anos, que é a duplicação da BR-101. Falo de uma obra apenas, na seqüência do que a Senadora Ideli Salvatti falou em relação a Santa Catarina. Aguardamos aquela obra por muitos anos, Sr. Ministro. Ela aconteceu devido à sua determinação, a partir do momento em que o Ministro Nascimento a colocou como prioridade, como questão de Governo. E foi isto que aconteceu: ela está em andamento. Logo ali à frente, finalmente, não vamos mais inaugurar placas de lançamento; haveremos de inaugurar a obra e de entregá-la ao povo brasileiro que transita por lá. Eu teria muitas outras coisas para falar-lhe, Ministro. Poderia falar da pessoa, do cidadão, do ser humano Alfredo Nascimento que conheci. Tenho orgulho de me colocar como seu amigo, como seu admirador. Sua ausência no plenário será suprida, seguramente, pelo seu suplente, que cumprirá seu papel nesta Casa, durante sua permanência no Ministério. Mas seu retorno ao Ministério é um marco importante e necessário para o desenvolvimento do Brasil. Portanto, estamos juntos, a postos, torcendo para que, no seu segundo mandato à frente do Ministério, V. Exª tenha ainda mais sucesso do que nos primeiros anos, quando V. Exª se mostrou ao Brasil e conquistou não só seu Estado de adoção, o Amazonas, mas nós todos, brasileiros, pela forma com que conduziu o Ministério dos Transportes - e sabemos que, dessa forma, irá conduzi-lo novamente. Parabéns, em nome do nosso Rio Grande do Sul!

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Obrigado, Senador Sérgio Zambiasi.

Concedo aparte ao Senador Romeu Tuma.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Não vá ficar bravo comigo! Eu disse que S. Exª era Expedito, mas que estava demorando a ter a velocidade necessária para pedir um aparte a V. Exª. Agradeço-lhe o aparte, que é mais para desejar-lhe boa sorte. Estou convencido de que V. Exª terá sucesso em razão da experiência anterior e da sua firmeza na decisão de reassumir diante de um quadro que pudesse, realmente, demonstrar à Nação brasileira que estava pronto a trabalhar no complexo total do que representa o Ministério dos Transportes. O Senador Flexa Ribeiro falou nas hidrovias, e até escrevi aqui a respeito do transporte intermodal. Poucos conversam sobre isso, e sei a importância do desenvolvimento do transporte intermodal. Em São Paulo, Sr. Ministro, com a experiência do aproveitamento de alguns rios já navegáveis, a cana para as usinas está sendo levada praticamente em balsa, o que faz com que o preço do transporte caia em mais de 70%, de 80%.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Sem dúvida.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - E a sobrecarga nas estradas faz com que V. Exª tenha sempre de fazer uma operação tapa-buraco. As estradas não suportam isso. Faz-se isso hoje, mas, daqui a três meses, provavelmente, será preciso fazer novamente. Tem-se, então, de aliviar o peso nas estradas com outras opções. Agora, fique com os portos, porque a Transpetro fará tantos navios, que, se V. Exª não controlar os portos, não terá onde atracar.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Muito obrigado, Senador Romeu Tuma.

O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - V. Exª me permite um aparte, Ministro?

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Pois não, Senador.

O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Serei rápido. Quero parabenizar V. Exª e dizer que, nos poucos momentos em que tivemos convivência, senti V. Exª como uma pessoa extremamente simpática nas suas ações. Desejo-lhe toda a boa sorte do mundo, Sr. Ministro. Estou realizando um estudo das estradas brasileiras e, amanhã, vou falar ao povo do meu País sobre os levantamentos que fiz e com que fiquei extremamente preocupado. V. Exª vai ter muito trabalho. Aproveito a oportunidade para já fazer um pedido em nome do povo do Pará, meu Estado, que, há muito tempo, sofre com a promessa da Transamazônica e da Santarém-Cuiabá. Interesse-se por isso! As obras estão no PAC; já estão orçadas há três anos consecutivos.

Faça isso para o povo do Estado do Pará e, com certeza, terá o Senador Mário Couto nesta tribuna um mês inteiro a elogiar V. Exª. Pode anotar. Sem bater na mesa, como disse o Senador. Ficarei um mês inteiro a elogiar V. Exª. Faça isso. Tenho certeza de que V. Exª terá muito trabalho à frente desse Ministério, porque os levantamentos que fiz são realmente preocupantes. Parabéns, Ministro.

     O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Muito obrigado.

O Sr. Epitácio Cafeteira (Bloco/PTB - MA) - Senador, V. Exª me permite um aparte?

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Pois não, Senador.

O Sr. Epitácio Cafeteira (Bloco/PTB - MA) - Sr. Senador e Ministro, nós do Senado estamos aqui não só para lutar pelo País, mas principalmente pelas nossas unidades da Federação. Quero fazer um pedido a V. Exª: uma ajuda às estradas do Maranhão, porque estamos sofrendo com estradas que estão malcuidadas. Depois que V. Exª estiver no Ministério, se eu puder, levo dados mais substanciais, ...

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Com prazer.

O Sr. Epitácio Cafeteira (Bloco/PTB - MA) - ... porque quero cuidar, principalmente, das estradas do povo do Maranhão.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Com o maior prazer. Muito obrigado.

Concedo o aparte ao Senador Magno Malta, antes de encerrar meu pronunciamento.

O Sr. Magno Malta (Bloco/PR - ES) - Senador-Ministro Alfredo Nascimento, eu não poderia deixar de aparteá-lo em seu último discurso aqui. Espero que seja o último nos próximos quatro anos: que o Presidente Lula o mantenha lá pela sua competência. Eu gostaria de começar saudando a sua família. Em um País onde a vida pública está criminalizada, onde fazer política está criminalizado - criminalizou-se a classe política no Brasil -, não é fácil, não é fácil... Por isso, antes de abraçá-lo, quero abraçar sua família. Imagino que não tem sido fácil o preço que ela tem pago ao longo da sua vida pública, a exemplo das famílias de todos nós. Agora, a família lhe terá um pouco menos - no Senado lhe tinha um pouco mais -, dadas as demandas do País e porque V. Exª é um homem operacional. É voz corrente na Oposição, na Situação, no meio de todos que o visitam, Governadores, Vereadores, que V. Exª não enrola, não é operador de Pare e Siga; é um homem operacional mesmo, competente, que fez andar um Ministério constituído para não funcionar, mas que funcionou com V. Exª. Na prática, quem governa Estados - nós que fazemos vida pública, bem como os políticos que conviveram com V. Exª no exercício do seu mandato quando Ministro - sabe, de fato, que aquele Ministério andou. No meu Estado do Espírito Santo, temos obras emblemáticas - V. Exª as conhece tão bem que poderia até citar os nomes -, que já deram ninhada “n” vezes, que pariram “n” vezes. Temos uma obra emblemática em Colatina que é o símbolo do descaso, da falta da vontade de fazer do Ministério que não anda. V. Exª fez alavancar aquilo tudo para nos livrar dessa obra tão emblemática de Colatina. Com fé em Deus, essas obras serão concluídas no exercício do seu mandato. Vim ouvindo seu discurso pelo rádio. Cada Senador que lhe faz um aparte tece uma referência à sua atuação, citando-o como homem operacional em relação ao que tratou para com seus Estados. Por isso, temos muita esperança neste momento. Não falo nem por conta do PAC. O PAC depende de uma série de coisas para funcionar. Mesmo com os parcos recursos desse Ministério, V. Exª saberá estabelecer prioridades. V. Exª conhece bem o País e a malha rodoviária brasileira e vai nos responder, dentro de suas possibilidades, sem empurrar com a barriga, sem negar audiências a Senador e a Deputado, como vergonhosamente ocorre com Ministros operadores de Pare e Siga, que, quando um Senador pede uma audiência, ele marca para seis meses depois, como já aconteceu comigo duas vezes. O perfil de V. Exª não é esse. Por isso, V. Exª vai ocupar um dos Ministérios mais importantes desta República e, saiba, com a nossa confiança, com a confiança da sociedade brasileira e, acima de tudo, com o esteio da família que V. Exª tem, a quem abraço neste momento por lhe ceder um pouco mais ao Brasil - é quem mais sofre, quem mais chora os reveses do fato de V. Exª seguir a carreira pública em um País onde a vida pública está criminalizada. Receba o meu aparte, o meu afeto, a minha confiança, a minha solidariedade. Tenha em seu colega um companheiro para o que der e vier. Confio, de forma plena, na sua competência e na sua integridade moral acima de tudo.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Obrigado, Senador Magno Malta.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - V. Exª me permite um aparte?

O Sr. Expedito Júnior (Bloco/PR - RO) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Concedo o aparte ao Senador Eduardo Suplicy e, logo após, ao Senador Expedito Júnior.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Alfredo Nascimento, quando V. Exª esteve à frente do Ministério dos Transportes, algumas vezes convidou os Parlamentares, inclusive a mim, Senador do Estado de São Paulo, para acompanhá-lo em algumas obras, tais como a duplicação da BR-116 e diversas estradas de responsabilidade da sua Pasta. Eu participei algumas vezes desse procedimento e o considero muito positivo. Antes, isso não ocorria. Quero lhe dizer que use novamente essa estratégia, que é muito saudável. Desejo acompanhá-lo e à sua equipe sempre que formos convidados para examinar as obras, sejam novas estradas, estradas de rodagem, os empreendimentos na área de ferrovias, na área de transportes em geral, porque avaliei tal procedimento como positivo. Diversas vezes, pude ver seu trabalho junto ao Presidente Lula, que, entendo, ao convidá-lo, obviamente está confiando na sua capacidade, na sua seriedade. De maneira que lhe desejo muito boa sorte e bom êxito na continuação da sua missão.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Obrigado, Senador Eduardo Suplicy.

O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - V. Exª me concede um aparte?

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - O Senador Expedito Júnior me pediu um aparte há meia hora - não é tão “expedito” assim, como disse o Senador Romeu Tuma, pois muita gente já falou na frente dele.

O Sr. Expedito Júnior (Bloco/PR - RO) - Para aparteá-lo, eu esperaria uma hora ou até mais, se fosse preciso. Eu não poderia deixar de fazer um registro para cumprimentá-lo e lhe dar os parabéns pela nova missão que o aguarda. Acredito que o povo do meu Estado, Rondônia, e o povo do Amazonas devem estar igualmente felizes, comemorando a ida de V. Exª para o Ministério dos Transportes. A maior obra feita no Estado de Rondônia - certamente, V. Exª faz parte da história do nosso Estado, porque, lá, temos duas fases: uma, antes de V. Exª ser Ministro e outra, depois que V. Exª foi Ministro - foi a duplicação da BR-364. V. Exª conseguiu o início da obra e quis o destino que V. Exª a concluísse: a duplicação da BR-364 até o Município de Candeias. Em nome do povo de Rondônia, faço um agradecimento a V. Exª. Digo também da preocupação que temos com as demais rodovias: a BR-174, a BR-429 - V. Exª conhece tão bem o sofrimento do povo da BR-429 - e a BR-421. Todas elas são de responsabilidade do Ministério dos Transportes. Quero dizer da alegria que tenho por conviver com V. Exª no mesmo Partido, o Partido da República, sob a Liderança do Senador João Ribeiro. Para finalizar, e reiterando os meus cumprimentos a V. Exª, trago aqui o Deputado Lindomar Garçon, que também é do Partido da República e um dos Parlamentares mais felizes do Estado de Rondônia. S. Exª representa Porto Velho e Candeias, que recebeu a maior obra durante a sua gestão como Ministro dos Transportes. Agora, como disse, V. Exª vai ter a oportunidade de terminar essa obra tão importante para o Estado de Rondônia. Parabéns!

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Obrigado.

Ouço o Senador Antonio Carlos Valadares.

O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco/PSB - SE) - Senador Alfredo Nascimento, as nossas universidades estão oferecendo atualmente aos estudantes alguns cursos voltados para a gestão pública, em que o estudante aprende não só a legislação vigente no País, como também alguns eventos que poderão redundar em benefício de alguma aprendizagem para o futuro executivo. Todavia, a meu ver, a melhor aprendizagem que se pode adquirir na carreira de um homem público é o exercício pleno do Executivo, e V. Exª tem essa experiência, benéfica para o povo do Amazonas e também para o povo do Brasil, haja vista que o Presidente da República, reconhecendo seu valor moral, seu procedimento ético e sua competência executiva, fez questão de convidá-lo novamente para integrar sua equipe de Governo, justamente em um dos ministérios mais problemáticos da atual administração, lidando com milhares e milhares de quilômetros de rodovias que necessitam de uma restauração urgente, com o objetivo de contribuir para a melhoria do transporte rodoviário e também para o desenvolvimento do País. Na medida em que temos boas estradas, os carros quebram menos, e, conseqüentemente, a mercadoria chega ao seu destino de forma mais rápida. Portanto, o Presidente da República merece os parabéns pelo fato de fazer questão de colocar V. Exª na sua equipe de Governo. Existem bons Ministros, sem dúvida alguma, Ministros que estão aprendendo, mas, V. Exª já está assumindo, como vai assumir, ensinando. Isso é importante para um governo progressista.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Muito obrigado, Senador.

Sr. Presidente, agora é para encerrar mesmo.

Senador Tião Viana.

O Sr. Tião Viana (Bloco/PT - AC) - Meu caro Senador Alfredo Nascimento, desejo apenas expressar a V. Exª, como alguém que também é da região amazônica, o respeito que tenho pela sua vida, pela sua luta. V. Exª começou de modo muito humilde a sua trajetória, alcançando função destacada dentro do Estado do Amazonas, sendo Prefeito da capital. Foi devidamente avaliado e aprovado pela população. Marcou a sua gestão em áreas sociais fundamentais para a vida do Estado do Amazonas e para Manaus. Deu tratamento distinto ao programa Saúde da Família, organizando-o a seu modo. Foi marcante, como expansão e proteção social dentro da metrópole que é Manaus hoje, a característica de urbanização bem dirigida e bem apoiada, sempre com muita preocupação social. Isso também marcou a presença de V. Exª. Foi indiscutivelmente aprovado pela autoridade do voto e tem a proteção da autoridade do voto no seu Estado - na condição de Prefeito em Manaus por duas vezes e na condição de Senador da República. É normal que seja vítima de uma ou outra denúncia que precise ser esclarecida, mas a autoridade do voto será sempre maior do que qualquer ameaça inconsistente que possa comprometer a sua vida e a sua biografia. E, na condição de Ministro de Estado, tenho certeza de que procurou honrar - e lutou muito por isso - cada momento da sua gestão, defendeu e assumiu um Ministério dos mais difíceis. Todos lembram, de triste memória, a história do Ministério dos Transportes do Brasil. V. Exª teve a coragem de enfrentar e sempre deixou claro que não tem compromisso com erro ou com desvio moral de quem quer que possa estar circundando o Ministério dos Transportes. A única coisa que eu tentaria dizer a alguém que respeito, por quem tenho a justa consideração e que sei que absorve responsabilidades em condições de probidade, de idoneidade para estar na função, é que sempre há insinuações que não são completas, e isso não nos permite levar adiante o que possa estar ocorrendo no Dnit. Que V. Exª tenha o mais absoluto cuidado e reforço na observação e acompanhamento, para que o Dnit não sirva para manchar sua biografia indiretamente, porque diretamente não a mancharia - tenho certeza - e nem de nenhuma autoridade deste Governo, que merece ser respeitado. Muita sorte e muito êxito na sua gestão!

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Muito obrigado, Senador.

Senador Sibá Machado.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Rapidamente. Gostaria apenas de cumprimentar V. Exª pela missão que vai assumir e dizer que, ao assumir a Pasta do Ministério dos Transportes, a nossa região também está contemplada na pessoa de V. Exª. Acerca do Ministério, cujas responsabilidades já foram bem citadas pelos demais Senadores aqui, lembro a V. Exª de um debate que já vimos puxando há algum tempo. Plagiando aqui o Presidente norte-americano, George W. Bush, que diz que os americanos estão muito dependentes de petróleo, considero que o Brasil é muito dependente de transporte sobre pneus. Temos dificuldade de trabalhar outras modalidades, principalmente as ferrovias. Como a agricultura brasileira cresce muito, e o vulto da exportação é cada vez maior, podendo chegar a produção agrícola nacional a 150 milhões de toneladas, é inevitável que se passe a pensar nas ferrovias como alternativa para as grandes cargas, bem como na utilização das hidrovias e do que for possível para baratear o custo dessas cargas. Fica, portanto, aqui o abraço a V. Exª, e quero dizer que o Suplente de V. Exª é uma pessoa muito amiga também. Por isso, tenho absoluta certeza de que o mandato de V. Exª estará muito bem representado e cuidado por João Pedro quando a esta Casa chegar, a partir do momento em que V. Exª lhe conceder essa oportunidade. Parabéns pelo futuro trabalho.

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Obrigado, Senador Sibá.

Sr. Presidente, encerro as minhas palavras dizendo que sou Senador e vou estar Ministro cumprindo uma missão do Brasil. Sinto-me representante desta Casa, colocando-me, portanto, à disposição de cada um dos senhores individualmente. Vou tomar a iniciativa de contatar pessoalmente cada um dos Senadores desta Casa, independentemente do partido, da tendência ou da cor partidária, para, juntos, fazermos um trabalho pelo Brasil e pelo povo brasileiro, que tanto espera de todos nós.

Muito obrigado, e que Deus nos ajude para que, juntos,...

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Senador Alfredo Nascimento, sintetizando o pensamento da Casa, gostaria de dizer o quanto V. Exª nos honrou nesse curto período em que nos possibilitou uma convivência amena, fraterna, amiga, durante o tempo em que V. Exª exerceu o mandato de Senador da República. Quero dizer da admiração que temos pelo seu trabalho, pela sua competência e pela maneira como V. Exª soube, apesar das incertezas políticas, da temperatura elevadíssima, conduzir uma Pasta tão complexa, mas fundamental para o desenvolvimento do nosso País. O Brasil precisa muito de infra-estrutura, e muito da infra-estrutura de que precisamos vai depender da continuidade do trabalho que V. Exª teve no Ministério dos Transportes. Parabéns e conte sempre conosco!

O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco/PR - AM) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

Encerro, Sr. Presidente, convidando todas as Srªs e os Srs. Senadores para a minha posse, que deverá ocorrer amanhã às 10h no Palácio do Planalto.

Muito obrigado, e que Deus abençoe a todos.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2007 - Página 7360