Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da renúncia do Ministro da Defesa, Waldir Pires. Cobrança de apuração sobre mortandade de peixes na Baía de Todos os Santos.

Autor
César Borges (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: César Augusto Rabello Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. ESTADO DA BAHIA (BA), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA DE EMPREGO.:
  • Defesa da renúncia do Ministro da Defesa, Waldir Pires. Cobrança de apuração sobre mortandade de peixes na Baía de Todos os Santos.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2007 - Página 7725
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. ESTADO DA BAHIA (BA), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA DE EMPREGO.
Indexação
  • DEFESA, DEMISSÃO, WALDIR PIRES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, INCOMPETENCIA, SOLUÇÃO, CRISE, TRANSPORTE AEREO.
  • REGISTRO, SUPERIORIDADE, MORTE, PEIXE, BAIA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DA BAHIA (BA), CONTINUAÇÃO, PREJUIZO, MUNICIPIOS, ENTORNO, PROIBIÇÃO, PESCA, CONSUMO, PESCADO, COMUNIDADE, DEMORA, GOVERNO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), SOLUÇÃO, PROBLEMA, PUNIÇÃO, RESPONSAVEL.
  • DENUNCIA, NEPOTISMO, ENTIDADE, MEIO AMBIENTE, ESTADO DA BAHIA (BA), SUSPEIÇÃO, CONTAMINAÇÃO, AGUA, MAR, PRODUTO QUIMICO, CONSULTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI), LABORATORIO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), POSSIBILIDADE, RESPONSABILIDADE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
  • COMENTARIO, EXTINÇÃO, PROGRAMA, GOVERNO, INCENTIVO, EMPREGO, JUVENTUDE, MOTIVO, INSUCESSO.

O SR. CÉSAR BORGES (PFL - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o assunto hoje na Casa e no País inteiro é o apagão aéreo; e o pior é que o Presidente da República confirma o Ministro da Defesa, que não resolve absolutamente nada. A Bahia conhece Waldir Pires. Lá, ele tinha o apelido, quando foi Governador, de Waldir moleza. Hoje, o Brasil inteiro está conhecendo S. Exª. Ele tem que sair do Ministério da Defesa, Sr. Presidente, e criar-se o Ministério da Leseira; caso contrário, perderemos mais vidas humanas e teremos mais prejuízos econômicos.

Mas não vim falar sobre isso. Vim falar sobre o modo PT de governar. No dia 8 de março - está parecendo a crise do apagão -, houve uma mortandade de peixes na Baía de Todos os Santos, a maior baía do Brasil, que tem 12 Municípios no entorno, inclusive a capital do Estado, com 2,6 milhões de habitantes.

A primeira suspeita era de que bombas haviam matado peixes em Cabuçu. Começaram a aparecer exatamente no Distrito de Cabuçu, Município de Saubara. Mas, se fosse bomba, como se achou no primeiro momento, teria ficado restrito àquela localidade. Acontece que até hoje a mortandade continua. O Governo do PT, por intermédio do Centro de Recursos Ambientais, até hoje não chegou a um diagnóstico. Simplesmente proibiu as populações que vivem da pesca, da mariscagem, em Municípios como Salinas da Margarida, Santo Amaro, no Distrito de Acupe, em Municípios no entorno da Baía de Todos os Santos até o Município de Madre de Deus, São Francisco do Conde, Saubara, de pescar. Enfim, todos esses Municípios foram afetados, até a foz do rio Paraguaçu. Continua a mortandade incrível de peixes. As comunidades, então, foram proibidas de consumir o pescado.

O que fez o Governo do PT? O Centro de Recursos Ambientais tem uma diretora de nome Beth Wagner. Não sei se para V. Exªs significa alguma coisa o sobrenome Wagner, porque o Governador é Jaques Wagner. A Srª Beth Wagner é ex-esposa do Governador Jaques Wagner, algo extremamente familiar e que se costuma chamar de nepotismo. Parece-me que ocorre no Pará e também na Bahia. Não é novidade. Faz parte do modo PT de governar.

Pois bem, até hoje, decorridos mais de 20 dias, Sr. Presidente, não há uma conclusão. Conclui-se apenas que a mortandade se dá por contaminação química. Proveniente de onde? Quem muito utiliza as águas da Baía de Todos os Santos é a Petrobras, que tem, no fundo oceânico daquela baía, polidutos que atravessam exatamente essa região.

De acordo com a Diretora do CRA, foram colhidas amostras de água e de animais marinhos, que estão sendo analisadas no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, no Senai/Cetind e em laboratórios no Estado de São Paulo. Ela está visitando todos os distritos e municípios no entorno da Baía de Todos os Santos, e diz: “Essa é a maior tragédia ambiental da Baía de Todos os Santos e tem uma grande repercussão social, porque essas comunidades têm na pesca e na mariscagem a principal atividade econômica”. Recomendou a todos que não consumissem pescado nem marisco dessa região. Essa população sofrida, de baixa renda, vive hoje, Senadora Lúcia Vânia, de cestas básicas.

A Diretora do CRA, Srª Beth Wagner, promete punir aquele que for identificado como causador dessa tragédia. Entretanto, não consegue identificá-lo. E, assim, o tempo vai passando. Decorridos vinte dias, a população está sofrendo as dificuldades inerentes a esse desastre ambiental, que acontece no Governo do PT, sem as devidas providências.

Como não quero passar mais do meu tempo, porque vejo que a Senadora Lúcia Vânia está ansiosa por utilizar a tribuna, bem como outros Senadores, abordarei amanhã outro assunto sobre o modo PT de governar. Trata-se do fim melancólico do Primeiro Emprego, programa extinto pelo Governo Federal. Foi publicado no Correio Braziliense de ontem: “Fim Melancólico para o Primeiro Emprego”. Esse programa também foi criado pelo atual Governador da Bahia, àquela época Ministro do Trabalho, Beth Wagner, aliás, Jacques Wagner. Estou confundindo Beth Wagner com Jacques Wagner. Talvez seja muito Wagner para um governo.

Mas voltaremos a esta tribuna, Sr. Presidente, para tratar do fim melancólico de um programa anunciado com pompas e circunstâncias pelo Presidente da República como a redenção para nossa juventude e que agora o Governo do PT achou por bem extinguir. É melhor extingui-lo, porque já o reformularam e não foi para lado algum.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Senadora Lúcia Vânia, espero ter cumprido o meu compromisso com V. Exª.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2007 - Página 7725