Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Respostas aos compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde na Quarta Conferência Nacional de Saúde Indígena, referendados pelo Conselho Nacional de Saúde, em 11 de maio do ano passado.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA. SAUDE.:
  • Respostas aos compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde na Quarta Conferência Nacional de Saúde Indígena, referendados pelo Conselho Nacional de Saúde, em 11 de maio do ano passado.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2007 - Página 7741
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA. SAUDE.
Indexação
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS, TRABALHO, DEPARTAMENTO, SAUDE, INDIO, FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAUDE, CUMPRIMENTO, COMPROMISSO, REESTRUTURAÇÃO, SUBSISTEMA, IMPLEMENTAÇÃO, PROJETO, AREA, VIGILANCIA, ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO, MELHORIA, CONDIÇÕES SANITARIAS, AUMENTO, ATENDIMENTO, SAUDE PUBLICA, AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, INFORMAÇÃO, INTEGRAÇÃO, COMUNIDADE INDIGENA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, meu pronunciamento é sobre as  respostas aos compromissos assumidos Pelo Ministério da Saúde na Quarta Conferência Nacional de Saúde Indígena, referendados pelo Conselho Nacional de Saúde , em 11 de maio do ano passado.

“Para proteger, promover, e recuperar a saúde dos povos indígenas, assegurando-lhes direitos para o exercício da cidadania”, o Departamento de Saúde Indígena (DESAI) da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) expressou seus propósitos num documento denominado Agenda Positiva: 10 Ações Prioritárias.

Este documento esclarece que a “reestruturação do Subsistema de Saúde Indígena provocará, ao longo dos anos, impactos positivos crescentes na saúde dos povos indígenas brasileiros, entre os quais a constituição de serviços  da atenção básica de saúde, de forma contínua no âmbito dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI); o aprimoramento do Sistema de Informação para a atenção à Saúde Indígena; a inserção crescente de indígenas nas equipes de saúde e nos colegiados de participação social como co-participantes na implantação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas; e a definição mais clara do papel e perfil da autoridade sanitária dos gestores”.

Foi com esta imagem que o Departamento de Saúde Indígena, da Fundação Nacional de Saúde definiu as suas dez ações, subdividas em projetos que estão em fase de formação e implementação. São elas: Implantação de Vigilância Alimentar e Nutricional e Apoio a Ações de Promoção de Segurança Alimentar e Nutricional (para apoiar melhoria das condições nutricionais da população); Comitê de Resposta Rápida (para organizar, coordenar e regulamentar ações de planejamento, gerenciamento , monitoramento e avaliação das ações de saúde); Reestruturação, Fortalecimento e Autonomia dos DSEIs (sob dois aspectos: alterações de abrangência territorial e viabilização da autonomia administrativa dos DSEIs e criação de novas gestoras); Fortalecimento do Fórum de Presidentes de Conselhos Distrital de Saúde Indígena - CONDISI (para promover e fortalecer controle social em saúde e tornar-se instância máxima  de assessoramento da Fundação Nacional de Saúde para a Política Nacional de Saúde Indígena); Fortalecimento do Sistema de Informação (que visa fornecer o perfil das comunidades indígenas); Parceria Governo Eletrônico - Serviço Cidadão - GESAC (promoção do programa junto às comunidades indígenas, com instalação de telecentros com acesso à internet e serviços específicos para suprir a carência de comunicação existente entre a sociedade e entidades governamentais e não governamentais envolvidas no contexto social indígena); Pesquisa Avaliativa sobre Assistência, Gestão e Informação no Subsistema de Saúde Indígena (para aprimorar ações de saúde nas populações indígenas); Mostra Nacional de Produção em Saúde Integrada (para promover debates, premiar distritos,organizações parceiras e profissionais das equipes que se destacam na melhoria das condições de saúde daquelas populações); Hospital Amigo do Índio para divulgar a portaria que institui o Certificado Hospital Amigo do Índio, a ser oferecido aos estabelecimentos de saúde que fazem parte da rede do Sistema Único de Saúde - SUS, e identificar hospitais que apresentem condições para certificação; e, por último, o Manual para Agentes Indígenas de Saúde contextualizado nas diversas culturas e regiões, no serviço e na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas para facilitar a compreensão do conteúdo por meio de tratamento de linguagem adequado).

Finalizo, Sr. Presidente, afirmando que todas estas metas, já estão em vias de execução, o que demonstra a atenção do Governo Federal ao problema da saúde indígena.

Várias equipes do Ministério da Saúde estão voltadas a cada um dos projetos assinalados, de forma muito eficaz.

As ações prioritárias que estão sendo desenvolvidas a curto, médio e longo prazo pelo Departamento de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde ( FUNASA), seguramente, irão agregar valor na prática da consolidação do Subsistema de Saúde Indígena.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2007 - Página 7741