Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos do adiamento de sua visita ao Iraque e ao não comparecimento na cerimônia de posse da Ministra Marta Suplicy.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. POLITICA EXTERNA. :
  • Esclarecimentos do adiamento de sua visita ao Iraque e ao não comparecimento na cerimônia de posse da Ministra Marta Suplicy.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2007 - Página 6524
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, ADIAMENTO, VISITA, ORADOR, PAIS ESTRANGEIRO, IRAQUE, MOTIVO, RECEBIMENTO, RECOMENDAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), TROCA, DATA, VIAGEM, RISCOS, SEGURANÇA, SENADOR, EMBAIXADOR, POSSIBILIDADE, OCORRENCIA, PROBLEMA, DELEGAÇÃO BRASILEIRA.
  • IMPORTANCIA, VISITA, PAIS ESTRANGEIRO, IRAQUE, DEBATE, PROPOSTA, GOVERNO, GARANTIA, RENDA, SALARIO MINIMO, CIDADÃO, INCENTIVO, DEMOCRACIA, PACIFICAÇÃO, PAIS.
  • REGISTRO, IMPOSSIBILIDADE, ORADOR, COMPARECIMENTO, CERIMONIA, POSSE, MARTA SUPLICY, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TURISMO, MOTIVO, NECESSIDADE, PARTICIPAÇÃO, COMPROMISSO.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, eu havia informado a V. Exª que iria, na Semana Santa, para o Iraque, aceitando o convite do Conselho de Representantes do Iraque.

     Recebi a visita, por mais de uma hora, do Secretário-Executivo Samuel Pinheiro Guimarães, inclusive com a recomendação pessoal que me foi feita pelo Ministro Celso Amorim, considerando que - ainda que eles estivessem me dando todo o apoio à viagem, determinando ao Embaixador Bernardo Brito, do Brasil, que se encontra em Amã, para acompanhar-me - seria um risco extraordinário, tanto para a minha segurança como para a do próprio Embaixador Bernardo Brito e de outras pessoas que estivessem ali, e pediu-me se eu poderia adiar a decisão de ir ao Iraque, para que pudesse fazê-lo em uma ocasião de maior segurança. E eu considero muito essa opinião que me foi dada, inclusive essa recomendação, como advinda de amigos meus, o que acredito sejam tanto Celso Amorim quanto Samuel Pinheiro Guimarães.

     Sr. Presidente, havia sito dito pelo Embaixador do Iraque e pelo Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Iraque - que tanto tem insistido em que eu vá - que lá na área chamada Verde haveria total segurança.

     Hoje, entretanto, Sr. Presidente, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, dava uma entrevista coletiva, ao lado do Primeiro-Ministro Nouri al-Maliki, na Área Verde, no escritório do Primeiro-Ministro - e falavam das condições de maior segurança que agora estariam ocorrendo na Área Verde - quando um foguete caiu a cinqüenta metros de ambos, provocando o maior susto. Por pouco, não foram feridos - felizmente, não o foram.

     De tal maneira, Sr. Presidente, considero prudente seguir a recomendação do Ministro Celso Amorim e de Samuel Pinheiro Guimarães, que informaram que considerariam que haveria um problema muito sério para o Governo, se porventura ocorresse seja um seqüestro, seja uma bomba, seja outro problema.

     Assim, Sr. Presidente, informo que aceito o convite, mas para a oportunidade em que maior segurança e maior tranqüilidade possam ser dadas a esta missão. Aceito o convite, porque avalio como fundamental levar ao Iraque a proposta, na qual tanto acredito, de se prover a garantia de uma renda básica incondicional a todos os iraquianos, inclusive como uma proposta para promover a democratização e a pacificação do Iraque o quanto antes.

     Era essa, portanto, a comunicação que eu gostaria de fazer a V. Exª, agradecendo a sua aquiescência à possibilidade de eu estar representando o Senado Federal no Iraque.

     Completando, Sr. Presidente, eu gostaria de informar que, como não poderei estar presente, por compromisso assumido anteriormente, amanhã, na posse da Ministra Marta Suplicy, estou encaminhando a ela uma carta desejando o melhor êxito possível e dizendo por que a considero extremamente qualificada por ter sido escolhida, e muito bem escolhida, pelo Presidente Lula para exercer o Ministério do Turismo, substituindo o bom trabalho - e a ele dando continuidade - do Ministro Walfrido dos Mares Guia.

     Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2007 - Página 6524