Pronunciamento de Alvaro Dias em 28/02/2007
Fala da Presidência durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Resposta ao questionamento do Senador Arthur Virgílio e defesa ao respeito do regimento interno e da agilização das sessões plenárias.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- Resposta ao questionamento do Senador Arthur Virgílio e defesa ao respeito do regimento interno e da agilização das sessões plenárias.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/03/2007 - Página 3185
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- DEFESA, RESPEITO, REGIMENTO INTERNO, NECESSIDADE, SENADO, ADOÇÃO, MODELO, SESSÃO, INCENTIVO, POPULAÇÃO, FISCALIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO, TRABALHO, CONGRESSISTA.
- NECESSIDADE, SENADO, REDUÇÃO, CONCESSÃO, TEMPO, USO DA PALAVRA, SENADOR, BENEFICIO, AMPLIAÇÃO, PERIODO, TRABALHO, CONGRESSISTA.
O SR. PRESIDENTE (Alvaro Dias. PSDB - PR) - Agora é a Presidência que fala para responder à questão de ordem do Senador Arthur Virgílio. É o dever da Presidência, com o maior respeito ao Senador Líder do meu Partido, a quem devoto grande admiração, pela sua competência política, por sua qualificação, pelo seu preparo e pela sua lealdade aos companheiros.
Eu gostaria muito de considerar correta a posição de V. Exª, de concordar com V. Exª, mas o Regimento diz outra coisa. A praxe foi substituída pela Resolução nº 35, de 2006. Portanto, houve deliberação do Senado Federal. Consta do Regimento. O Regimento tem de ser respeitado; não o tem sido. O Senador Arthur Virgílio tem razão quando afirma que não tem sido respeitado. Eu defendo o respeito ao Regimento.
É claro que, se a decisão da Casa for fazer concessões, acompanho a decisão da Casa. Mas, a minha posição pessoal em relação a essa questão é o cumprimento rigoroso do Regimento. É essa a posição que pretendo, Senador Tião Viana, defender nas reuniões da Mesa porque precisamos adotar um modelo de respeito àqueles que nos acompanham. Adotar um modelo de sessões plenárias que possam estimular a população a nos acompanhar, a nos fiscalizar e não a desestimular que nos acompanhe e nos fiscalize. Temos de tornar as sessões do Plenário do Senado Federal mais ágeis e produtivas, exatamente eliminando determinadas concessões que só fazem consumir o tempo e não produzem nada a favor do Senado Federal e do povo brasileiro.