Pronunciamento de Epitácio Cafeteira em 27/03/2007
Questão de Ordem durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apresenta projeto de resolução que cria parágrafo em artigo do Regimento Inerno para regulamentar a inscrição dos Srs. Senadores que desejam fazer uso da palavra durante as sessões.
- Autor
- Epitácio Cafeteira (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MA)
- Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Questão de Ordem
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
- Apresenta projeto de resolução que cria parágrafo em artigo do Regimento Inerno para regulamentar a inscrição dos Srs. Senadores que desejam fazer uso da palavra durante as sessões.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/03/2007 - Página 6971
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
- Indexação
-
- RECLAMAÇÃO, DIFICULDADE, ORADOR, USO DA PALAVRA, SESSÃO, CONTRADIÇÃO, HORARIO, CHEGADA, SENADO, MOTIVO, ANTERIORIDADE, INSCRIÇÃO, SENADOR, HORARIO NOTURNO.
- JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO, AUTORIA, ORADOR, REGULAMENTAÇÃO, HORARIO, ABERTURA, LIVRO, INSCRIÇÃO, USO DA PALAVRA, SESSÃO, SENADO.
- INFORMAÇÃO, RETORNO, ORADOR, SENADO, POSTERIORIDADE, INTERNAMENTO, HOSPITAL, INICIO, SESSÃO LEGISLATIVA.
O SR. EPITÁCIO CAFETEIRA (Bloco/PTB - MA. Para ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, diz o ditado que Deus ajuda quem cedo madruga. Mas, pelo Regimento Interno do Senado, não é isso o que acontece. Moro em Brasília. Venho segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira. Quando não sou o primeiro, sou o segundo a chegar e nunca consegui me inscrever para falar, porque, pelo Regimento, há inscrição dos oradores ao final de uma sessão. Não se contempla a assiduidade e não se contemplam aqueles que chegam primeiro, que vão para comissões, que vão, enfim, fazer uma série de serviços no Senado.
Então, Sr. Presidente, como no horário do final da sessão é quando eu, infelizmente, tenho de cuidar da minha saúde, porque ainda estou convalescendo, pelo visto não vou chegar nunca a falar no Senado.
Por isso, apresentei, hoje, um projeto de resolução que cria um §3º no art. 17 e diz:
O livro especial de inscrição estará à disposição dos Srs. Senadores a partir das 8 horas e 30 minutos na Secretaria-Geral da Mesa, e a ordem de inscrição numerada será respeitada rigorosamente.
Então, o que pretendo é exatamente permitir que aqueles que chegam tenham direito de falar. Essa é a minha questão de ordem. Desejo dizer aos meus colegas que voltei. Muitos colegas sabem que comecei a Sessão Legislativa no hospital, mas nunca consegui dizer que cheguei a esta Casa.
Desse modo, Sr. Presidente, apresentei esse projeto de resolução e espero que meus colegas me ajudem, para que eu possa dizer: cheguei!