Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a representação gráfica da estratégia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Considerações sobre a representação gráfica da estratégia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2007 - Página 9582
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • ANALISE, ESTUDO, AUTORIA, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), DIAGNOSTICO, URBANIZAÇÃO, AUMENTO, NUMERO, IDOSO, EFEITO, ALTERAÇÃO, COMPORTAMENTO, ALIMENTAÇÃO, POPULAÇÃO, PAIS EM DESENVOLVIMENTO.
  • DETALHAMENTO, FUNÇÃO, PROPOSTA, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), INCENTIVO, AUMENTO, PRODUÇÃO AGROPECUARIA, DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA, ATENDIMENTO, CONSUMO INTERNO, FORMAÇÃO, EXCEDENTE, EXPORTAÇÃO, MELHORIA, SAUDE, ANIMAL, MODERNIZAÇÃO, POLITICA AGRICOLA, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, UTILIZAÇÃO, RECURSOS NATURAIS, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, INCLUSÃO, SOCIEDADE, REDUÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL.
  • REGISTRO, PRETENSÃO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), AMPLIAÇÃO, PRODUÇÃO, ALCOOL, COMBUSTIVEL ALTERNATIVO, MELHORIA, POLITICA ENERGETICA, ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, PREVISÃO, CONSUMO INTERNO, UTILIZAÇÃO, RECURSOS NATURAIS, AGRICULTURA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Pelas projeções que se pode fazer para o futuro, o crescimento da população mundial terá como maior característica a urbanização, a qual traz mudanças realmente significativas nos hábitos alimentares, principalmente nos países em via de desenvolvimento.

Urbanização e envelhecimento populacional estão provocando mudanças de comportamento, não só na procura por alimentos como fruta e hortaliça como também na preferência por alimentos processados e de rápida preparação.

Estudos realizados pelo MAPA -Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indicam que é mundial a tendência à diversificação dos hábitos alimentares sobretudo entre os países em desenvolvimento.

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento formula e executa políticas que integram aspectos mercadológicos, tecnológicos, científicos, organizacionais e ambientais a fim de cumprir sua Missão Institucional, que é estimular o aumento da produção agropecuária e o desenvolvimento do agronegócio, para atender o consumo interno e formar excedentes para a exportação.

A atuação do MAPA é baseada na busca de: sanidade animal e vegetal; organização da cadeia produtiva do agronegócio; modernização da política agrícola; incentivo às exportações; uso sustentável dos recursos naturais e bem-estar social. E a conseqüência de todas estas ações é geração de emprego e renda, promoção da segurança alimentar, inclusão social e redução das desigualdades sociais.

Para garantir respostas positivas ao país e ao mundo, a curto, médio e longo prazo, o MAPA implantou um processo de gestão estratégica, porque as modificações sofridas nos últimos cem anos, tanto econômicas, quanto políticas e tecnológicas, impactaram a população mundial e trouxeram grandes desafios para o agronegócio mundial e para a agricultura brasileira.

Preparando-se para encontrar soluções às questões relacionadas aos desafios dos próximos 15 anos, o Ministério alterou sua estrutura administrativa no início de 2005 .

Procurando estabelecer as mais modernas técnicas de gestão, o Ministério optou pela implantação da metodologia Balanced Scorecard, desenvolvida pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School; trata-se de um modelo capaz de “estabelecer uma estratégia de ação e, ao mesmo tempo, traduzi-la em resultados mensuráveis que possibilitarão gerir a sua implementação”.

A estratégia, por sua vez, é definida a partir da sentença da Missão, formulada a partir do consenso dos líderes setoriais, com metas a serem atingidas e com prazos pré-determinados, estabelecendo então, a Visão de Futuro, para que o MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento seja “reconhecido pela qualidade e agilidade na implementação de políticas e na prestação de serviços para o desenvolvimento sustentável do agronegócio”.

O Balanced Scorecard pode ser resumido numa equação em que os resultados são iguais à descrição da estratégia somada à mensuração da própria estratégia e à sua gestão .

Para elaborar um planejamento foram avaliadas as tendências globais e do agronegócio, a Missão e a Visão do Futuro.

Assim, devidamente constituído O Plano Estratégico foi apresentado a todos em janeiro de 2007, com Visão de Futuro até o ano de 2015, trazendo um conjunto de desafios para a organização, traduzidos em 25 Objetivos Estratégicos, com seus indicadores de desempenho realizados por Iniciativas Estratégicas.

A Visão de Futuro do MAPA cobre o período 2006-2015, abrangendo mais dois ciclos de Planos Plurianuais (PPAs-2008-2011 e 2012-2015) .

Os Objetivos Estratégicos mostram aquilo que o MAPA deseja alcançar e o que é imprescindível para a consecução dos resultados esperados, dentro das seguintes Perspectivas: da Sociedade, do Agronegócio e Parceiros, dos Processos Internos (Informação, Produtos e Serviços, Articulação e Promoção, Excelência Administrativa) de Pessoas, Aprendizado e Crescimento (Informação e Conhecimento, Ambiente de Trabalho e Pessoas).

Os Objetivos Estratégicos foram também agrupados por temas estratégicos que evidenciam as relações de causa e efeito entre os objetivos, dentro das Perspectivas.

O documento definiu ainda 23 Iniciativas Estratégicas, que são as ações de intervenção que pretendem garantir a mudança da situação atual para a situação desejada no futuro; elas são os projetos que fazem com que as metas estabelecidas, em cada um dos Objetivos Estratégicos, sejam atendidas.

As Iniciativas são relacionadas às Perspectivas; e todas responderão pelo êxito nos projetos que atendem ao agronegócio e à sociedade.

Segundo o Plano Estratégico, “cada Iniciativa tem um patrocinador Institucional e um responsável técnico que serão os seus gestores durante o processo.”

Neste documento, primorosamente elaborado, pode-se observar que estão ali delineados não só os seus 25 objetivos estratégicos como também as fórmulas para o controle dos processos, os resultados a serem obtidos, o comprometimento da organização como um todo e a satisfação dos seus públicos de interesse, ou seja, o agrupamento de indivíduos, instituições público ou privadas e setores da sociedade que interagem com o Ministério.

Uma das inovações da atual gestão foi a instituição de câmaras setoriais das diversas cadeias produtivas dos agronegócios de fruticultura, carne, leite, avicultura, açúcar e álcool, entre outros; estas câmaras contam com representantes do governo e do setor privado para debater e propor políticas públicas para o agronegócio brasileiro.

Ciente das necessidades de realizar investimentos necessários para concorrer e até liderar no cenário internacional, o Brasil prepara-se para dedicar esforços especiais para disponibilizar tecnologias, aperfeiçoar o sistema de defesa agropecuária e oferecer melhorias nos sistemas de crédito e de seguro rural, pois a falta dessas iniciativas nos colocarão fora da competititividade no mercado internacional e implicarão em perdas no agronegócio.

Aliando-se as tendências de urbanização, envelhecimento da população e mudança de hábito do consumidor, pode-se prever que há um grande potencial para o crescimento da produção agropecuária no nosso país.

Além de impulsionar o desenvolvimento sustentável do país por meio do agronegócio, estão previstas também a ampliação e a participação da agroenergia na matriz energética para garantir o fornecimento regular de matérias-primas dirigidas à produção de biocombustíveis, assegurando que os níveis de processamento sejam adequados ao incremento de sua participação na composição da matriz energética.

Como resultado das transformações sociais -em que saímos de uma sociedade industrial para uma sociedade informacional- o papel do Estado também se alterou e suas funções, atualmente, são de promoção e regulação das atividades.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que certamente se pode deduzir é que o gerenciamento da administração pública brasileira já está se adequando às novas exigências mundiais.

O Governo Lula está posicionando o Brasil dentro do processo de atendimento às necessidades do planeta e já levanta uma questão que é a de procurar descobrir o quê mundo vai consumir daqui a duas ou três décadas, considerando-se a disponibilidade de recursos como a terra, a água, a tecnologia, a bioenergia, a mão de obra, as pessoas e quais demandas o agronegócio poderá atender.

A representação gráfica da estratégia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que tive o prazer de analisar demonstra que o Governo está preparado para atingir com eficácia os seus objetivos e as expectativas da sociedade; da agricultura brasileira, da agroenergia, do agronegócio e de seus parceiros. E também dos processos internos, das necessidades do ser humano e do seu aprendizado e crescimento. Era isto que eu tinha a dizer, Senhor Presidente.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2007 - Página 9582